Autor Tópico: Windows 8 + Ubuntu 12.04 como Dual-Boot  (Lida 6766 vezes)

Offline zerocoolroot

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Windows 8 + Ubuntu 12.04 como Dual-Boot
« Online: 01 de MAR?O de 2013, 16:23 »
Pessoal, boa tarde..!!

Estou num dilema que para mim que sou novato é um problema, mas para os advanced users pode ser tranquilo..!!

Tenho instalado (não de fábrica) o Windows 8 Pro porém sem UEFI (sem partição GPT) e gostaria de instalar como Dual-Boot o Ubuntu 12.04, porém estou encontrando um problema. Vi tutoriais na internet que para instalar em Dual com Ubuntu é necessário fazer uma partição ext2 /boot e colocar a inicialização do GRUB nesta mesma partição. Porém quando faço as partições /boot, /, /home e Swap e mando instalar o inicialização do GRUB na partição /boot toda instalação corre facilmente, mas quando vai instalar o grub-install ele da o erro conforme imagem abaixo e a instalação não continua.

http://s740.beta.photobucket.com/user/zero_cool_root/media/01-2100.png.html

Ja tentei instalar o Ubuntu e deixar a instalação do GRUB na MBR, porém o computador iniciar e após a opção Ubuntu no GRUB a tela fica preta precisando desligar diretamente no botão..!!

Consigo efetuar a instalação do GRUB no /boot corretamente com o Ubuntu 12.10, mas com Ubuntu 12.04 não estou conseguindo..!!

Alguém já passou por este mesmo problema ou semelhante, ou não mas saiba como instalar, que possa me dar um help.

Desde já fico muito grato à todos..!!

Juliano Eduardo
Notebook Samsung RF511-SD4 / Intel Core i5 2ª Geração 2.50Ghz Sandy Bridge Overclock 3.0Ghz / 1TB HD Samsung / 8GB Memória Corsair DDR3 1333Mhz / Placa Video 2GB Dedicada NVidia Híbrida

Offline Arthur Bernardes

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Windows 8 + Ubuntu 12.04 como Dual-Boot
« Resposta #1 Online: 01 de MAR?O de 2013, 16:33 »
Primeiramente por que você quer uma partição de /boot ?

Crie as seguintes partições ==>

I =  Raiz "/"
II = Home /home
III = Swap

Obs: Os tamanhos das partições ficam a seu critério..! Ou seja, você sabe o que é melhor pra você..!

Após isso, Instale o Grub na Partição Raiz, não na MBR do Disco e sim na Raiz (Identifique qual é a partição raiz => /dev/sda* e instale o Grub nela).

Após instalar o Ubuntu 12.04, instale no Windows 8 o Easy BCD e adicione o Boot do Ubuntu ao Loader do Windows..!

Porque você deseja Dual-Boot com o 8 certo..? Então, siga esses passos..! Diga se deu certo..!

Offline zerocoolroot

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 01 de MAR?O de 2013, 16:40 »
Primeiramente por que você quer uma partição de /boot ?

Crie as seguintes partições ==>

I =  Raiz "/"
II = Home /home
III = Swap

Obs: Os tamanhos das partições ficam a seu critério..! Ou seja, você sabe o que é melhor pra você..!

Após isso, Instale o Grub na Partição Raiz, não na MBR do Disco e sim na Raiz (Identifique qual é a partição raiz => /dev/sda* e instale o Grub nela).

Após instalar o Ubuntu 12.04, instale no Windows 8 o Easy BCD e adicione o Boot do Ubuntu ao Loader do Windows..!

Porque você deseja Dual-Boot com o 8 certo..? Então, siga esses passos..! Diga se deu certo..!

Então Arthut,

Primeiramente obrigado pela resposta..!!

Estou fazendo a partição /boot porque no tutorial estava dizendo para criar esta partição e colocar para instalar o GRUB nela..!!

Como eu ja tenho o Windows 8 instalado, posso seguir esses mesmo passos, pois o Windows ja está todo instalado e configurado..!!

Grato,
Notebook Samsung RF511-SD4 / Intel Core i5 2ª Geração 2.50Ghz Sandy Bridge Overclock 3.0Ghz / 1TB HD Samsung / 8GB Memória Corsair DDR3 1333Mhz / Placa Video 2GB Dedicada NVidia Híbrida

Offline Arthur Bernardes

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 01 de MAR?O de 2013, 17:15 »
Siga os passos que falei e veja se dê certo..! Não vejo necessidade de /boot

Offline zerocoolroot

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 01 de MAR?O de 2013, 17:21 »
Siga os passos que falei e veja se dê certo..! Não vejo necessidade de /boot

Segui todos os passo e o Ubuntu instalou normalmente como você descreveu..!!

Apenas achei estranho pois usei o Easy BCD e adicionei a entrada em Linux/BSD Type: GRUB 2, Name: Ubuntu 12.04 e Drive: Automatically locate and load adicionou a entrada porém quando reinicio o sistema a entrada não consta, entra diretamente no Windows 8 e quando abro o Easy BCD novamente a entrada do Linux que criei nao consta..!! E sim, eu cliquei em Save Settings..!!

Também tentei setar a partição / em Drive: e não foi..!!

Alguma sugestão..!!
« Última modificação: 01 de MAR?O de 2013, 17:26 por zerocoolroot »

Offline Arthur Bernardes

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 01 de MAR?O de 2013, 17:25 »
Adicione manualmente a entrada do Grub2..!

Ou então, recupere o Grub.!

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0.html

Após, reinicie a máquina, entre em um terminal e execute ==> sudo update-grub

Reinicie a máquina e entre no Loader do Windows 8 (Última opção no Grub) e veja se inicia o Windows..!

Offline zerocoolroot

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 02 de MAR?O de 2013, 08:22 »
Adicione manualmente a entrada do Grub2..!

Ou então, recupere o Grub.!

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0.html

Após, reinicie a máquina, entre em um terminal e execute ==> sudo update-grub

Reinicie a máquina e entre no Loader do Windows 8 (Última opção no Grub) e veja se inicia o Windows..!

Olá Arthur,

Desculpe não ter respondido antes, tive de sair..!!

Fiz os procedimentos e na tela do GRUB o Ubuntu não iniciar porém o Windows inicia normalmente..!!

Offline Arthur Bernardes

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 03 de MAR?O de 2013, 16:51 »
Pegue uma mídia do Windows 8, recupere a mbr do Windows..

Após, reinicie a máquina e veja se o Windows 8 carrega..!

Após, pegue um Live-CD/USB do Ubuntu, entre em um terminal e siga os seguintes passos..!

Identifique sua partição ==> sudo fdisk -l

Após, identificar, monte ela no /mnt ==> sudo mount /dev/sda* /mnt Obs = * substitua pela sua partição do Ubuntu.

Instale o grub ==> sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda

Reinicie o computador, carregue o Ubuntu, entre em terminal e execute ==> sudo update-grub.! Reinicie o computador e veja se consegue acessar a Loader do Windows 8 e se o mesmo inicia..!

Offline cabruca

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 03 de MAR?O de 2013, 20:17 »
Oi Galera,

Tô acompanhando este tópico porque vou instalar o Precise no Dell Vostro 3560 novo com Windows 8 de minha namorada. O problema é que ele veio com esse UEFI e não faz o boot direto pelo pen como sempre acontecia. Pra iniciantes como eu tá complicado. Já mexi na sequência de boot na BIOS, mas mesmo assim não deu.

Esse Ruindow$ 8 é o pior de todos. Falta programa ṕra tudo. Só roda direito as coisas elementares e as firulas que eles empurram.

Alguém pode me ajudar?

Valeu!

Offline Arthur Bernardes

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 03 de MAR?O de 2013, 22:39 »
Bom, dependendo da empresa vendedora do produto, ela te corta a garantia caso desative..!

Simples, desative o Secure-Boot e mude de UEFI para CMS/Legacy na Bios do seu notebook..!

Parece que o 12.10 64 Bits tem suporte UEFI..!

Offline cabruca

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 03 de MAR?O de 2013, 23:04 »
Valeu Arthur!!!!

Vou ligar pra Dell pra saber melhor disso. Depois faço como você disse. Obrigado!