Autor Tópico: Problema com Driver da Radeon 7870  (Lida 5837 vezes)

Offline arymaynart

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Problema com Driver da Radeon 7870
« Resposta #15 Online: 08 de MAR?O de 2013, 15:15 »
Como eu queria pegar uma dessas Radeon HD 7xxx... eu sou fã das Radeon HD, sempre tive excelentes resultados.  Meu calo sempre foi a nVidia. Porém tenho notado que alguns problemas ocorrem na instalação dos drivers no Ubuntu 12.10. Além disso para quem usa as placas Radeon HD com processadores AMD possui funcionalidades extras.
Vamos lá... como eu nunca instalei uma dessas 7xxx eu não sei o que pode ocorrer de errado com muita precisão, porém posso lhe garantir que a instalação do driver não ocorreu como devia por isso o Unity não funciona, se o driver tivesse sido instalado corretamente funcionaria.

Bom... faça o seguinte, remova o driver. Se estiver usando ubuntu 64bits instale isso:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install build-essential cdbs dh-make dkms execstack dh-modaliases linux-headers-generic lib32gcc1 se for 32bits não precisa mandar instalar o último "lib32gcc1".
Instale novamente o driver e veja se funciona.

O maior problema das Radeon HD no 12.10 se deve ao uso do novo xorg. Esse problema era pra ocorrer só para os drivers legacy que são os da série HD 4xxx pra trás. Algumas pessoas relataram bom funcionamento do driver legacy com as radeon hd 7xxx, pra testar é só procurar em dicas, pois eu postei o tutorial de como instalá-lo.





Cara,

Achei o seu tuto.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,56594.0.html

Já tenho todos os pacotes instalados e o driver 13.1 da ATI baixado.
Devo baixar um driver mais antigo?
No seu tuto tem comandos que removem, instalam e configuram coisas específicas da Nvidia, mas não tem da ATI.
Estou postando aqui abaixo o que eu encontrei e que acho que seria o ideal para meu caso.
Teria como colocar isso mais específico da ATI?

Código: [Selecionar]
Instalando a sua grafica: (para usuarios 10.04 e acima)<===

Modo 3 --> Manualmente com proprietario modo texto

Abra o terminal;

sudo su ===>tornando-se root (vai pedir loguin e senha de usuario, se ele pedir novamente a senha de root forneça a mesma senha)

gedit /etc/modprobe.d/blacklist.conf ===>Abra o módulo Blacklist como super-usuário

blacklist vga16fb ===> Adicione no final do arquivo as seguintes linhas, depois salve.
blacklist nouveau    

control+alt+f1     ===> entra no modo texto

/etc/init.d/gdm stop ===> desabilita a parte grafica para que o driver seja removido sem nenhuma interferencia

apt-get --purge remove nvidia-* ===> Remova todas as instalações da nvidia para que possamos instalar o driver mais recente.

reboot ===> o ubuntu vai reiniciar normalmente, mesmo com as instalações da nvidia removida,em modo vesa.

Agora vamos remover o Noveau:

control+alt+f1     ===> entra no modo texto

sudo su ===>tornando-se root (vai pedir loguin e senha de usuario, se ele pedir novamente a senha de root forneça a mesma senha)

/etc/init.d/gdm stop ===>desabilita a parte grafica para que o driver seja removido sem nenhuma interferencia

apt-get --purge remove xserver-xorg-video-nouveau ===> remove o Nvidia Noveau

reboot

A partir de agora o linux não possui mais nenhum driver de vídeo e está pronto para instalar a nova versão do driver distribuída pela Nvidia.

Va ao site:    

Nvidia---> http://www.nvidia.com.br/Download/index.aspx?lang=br   ATI---> http://support.amd.com/us/gpudownload/Pages/index.aspx

--->tenha certeza de que esta fazendo o download do driver correto (x86=32bit) e (x86_64=64bit)<---

faça o download do driver da sua placa e coloque na sua pasta home.

control+alt+f1     ===> entra no modo texto

cd /home/seu usuario aqui   ===> navegue ate a sua pasta de usuario onde esta o driver

ls    ===> lista as pastas e arquivos da sua home vc vai ver o driver listado, o que vc baixou  

chmod a+x nome do driver aqui   ===> da permissao de leitura e execução

./nome do driver aqui     ===> executa (note que tem o ponto antes da barra)

responda as perguntas do instalador   ===> preste a atenção nas perguntas nao tem erro

no final ele vai perguntar se vc quer gravar a configuração do X vc clica yes

/etc/init.d/gdm start    ===> inicia a parte grafica novamente com o novo driver ativado

A aceleração ja vai estar disponivel.

Agora será necessário atualizar as configurações do X.Org, para isso, vá ao terminal e digite:

sudo nvidia-xconfig
« Última modificação: 10 de MAR?O de 2013, 12:58 por arymaynart »

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Problema com Driver da Radeon 7870
« Resposta #16 Online: 08 de MAR?O de 2013, 20:00 »
Você fez isso?
Citar
Bom... faça o seguinte, remova o driver. Se estiver usando ubuntu 64bits instale isso:
Código:

sudo apt-get install build-essential cdbs dh-make dkms execstack dh-modaliases linux-headers-generic lib32gcc1

se for 32bits não precisa mandar instalar o último "lib32gcc1".
Instale novamente o driver e veja se funciona.
Se já fez e não funcionou, instale também:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install linux-headers-`uname -r` Reinicie e veja se funciona.
Obs.: Algumas vezes o sistema será atualizado, mas não atualizará sozinho o linux-headers, pode dar problema no video e não iniciar o unity por isso, mas rodando o comando acima de novo ele atualiza e volta a ficar normal.

Se depois disso ainda não funcionar,
o tutorial pra instalar o driver Legacy é esse aqui:

Citar
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,101608.0.html

Você tava olhando o tutorial errado, aquele é do Platão e não o meu.

Obs.: Só escolha seguir o tutorial do Legacy driver se não funcionar a primeira opção que falei.





« Última modificação: 08 de MAR?O de 2013, 20:13 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline arymaynart

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Problema com Driver da Radeon 7870
« Resposta #17 Online: 09 de MAR?O de 2013, 11:22 »
Código: [Selecionar]
[quote author=nomade link=topic=103976.msg573927#msg573927 date=1362783622]
Você fez isso?
[quote]Bom... faça o seguinte, remova o driver. Se estiver usando ubuntu 64bits instale isso:
Código:

sudo apt-get install build-essential cdbs dh-make dkms execstack dh-modaliases linux-headers-generic lib32gcc1

se for 32bits não precisa mandar instalar o último "lib32gcc1".
Instale novamente o driver e veja se funciona.[/quote]
Se já fez e não funcionou, instale também: [code]sudo apt-get install linux-headers-`uname -r`
Reinicie e veja se funciona.
Obs.: Algumas vezes o sistema será atualizado, mas não atualizará sozinho o linux-headers, pode dar problema no video e não iniciar o unity por isso, mas rodando o comando acima de novo ele atualiza e volta a ficar normal.

Se depois disso ainda não funcionar,
o tutorial pra instalar o driver Legacy é esse aqui:

Citar
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,101608.0.html

Você tava olhando o tutorial errado, aquele é do Platão e não o meu.

Obs.: Só escolha seguir o tutorial do Legacy driver se não funcionar a primeira opção que falei.






[/quote]

Ae Nomade.

Funcionou. Atualizei o headers e instalei os driver no modo recovery.
Valeu pela dica.
Vale lembrar que no modo recovery tive que dar um
Código: [Selecionar]
mount -w -o  remount  / pra poder ter permissão de escrita.Para quem tirar a dúvida de quem está com o mesmo problema, abaixo seguem os passos para x64:

Baixe os pacotes de compilação
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install build-essential cdbs dh-make dkms execstack dh-modaliases linux-headers-generic lib32gcc1
Atualize o headers
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install linux-headers-`uname -r`
Baixe o driver no site da ATI
http://www2.ati.com/drivers/linux/amd-driver-installer-catalyst-13.1-linux-x86.x86_64.zip

Descompacte o driver na pasta Downloads (Ou onde vc quiser)
Botão direito extrair aqui.

Abra o terminal e entre na pasta onde você descompactou arquivo e dê permissões de execução:
Código: [Selecionar]
chmod +x amd-driver-installer-catalyst-13.1-linux-x86.x86_64.run
Agora contrua os pacotes .deb
Código: [Selecionar]
sudo sh ./amd-driver-installer-catalyst-13.1-linux-x86.x86_64.run --buildpkg Ubuntu/quantal
Reinicie em modo de recuperação
Opções avançadas - Modo Recovery

Remonte as unidades para ter permissão de escrita
mount -w -o  remount  /

Instale os pacotes
sudo dpkg -i fglrx*.deb[/code]

Gere o Xorg:
Código: [Selecionar]
sudo amdconfig --initial -f
Reinicie
Código: [Selecionar]
sudo reboot
Aproveite......!!!!!!
:) :) :) :)







clodoaldops

  • Visitante
Re: Problema com Driver da Radeon 7870
« Resposta #18 Online: 09 de MAR?O de 2013, 23:40 »
Pra mim linux é Intel ou Nvidia

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Problema com Driver da Radeon 7870
« Resposta #19 Online: 10 de MAR?O de 2013, 11:06 »
Que bom arymaynart!! Edita e coloca resolvido lá no assunto pra galera saber. Essa Radeon HD 7850 é o bicho, meu brother!!!

Pra mim linux é Intel ou Nvidia

Uma limitação desnecessária. Esse problema com o linux-headers no Ubuntu 12.10 também afeta as placas nVidia. Aliás foi por ter tido esse mesmo problema com uma nVidia que sugeri que instalasse os headers pra ver se funcionava com a Raden HD. Que bom que funcionou. As placas Radeon funcionam muito bem no Linux e o Catalyst oferece exatamente os mesmos recursos que oferece para windows, inclusive é possível usar o Catalyst Overdrive... a nVidia nem sempre oferece essa igualdade. Linus Torvalds que o diga, hehe

Outra coisa é que instalar placas nVidia hibridas ou Legacy no linux pode ser um problema enorme... na maioria das vezes o usuário sequer consegue obter a resolução ideal para o monitor. Esse problema ainda não tem solução, se procurar no Forum irá encontrar vários sem solução. Mesmo observando esses fatores e levando em consideração as péssimas experiências que já tive com diversas placas nVidia (inclusive a minha), eu não crucifico o fabricante.
« Última modificação: 10 de MAR?O de 2013, 11:14 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS