Autor Tópico: Adicionar comandos ao desligamento  (Lida 2812 vezes)

Offline lucascatani

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 277
    • Ver perfil
    • L9WEB
Adicionar comandos ao desligamento
« Online: 08 de MAR?O de 2013, 09:13 »
Gostaria de saber como eu faço pra executar um comando do tipo "/etc/init.d/samba stop" toda vez que meu sistema for desligado, seja através do botão poweroff ou através de comandos (halt, shutdown etc).

Na inicialização existem arquivos que são rodados no boot (ex: rc.local). Existe algo similar no desligamento do sistema, alguma arquivo onde eu coloco o comando e ele será executado toda vez que o sistema for desligado ou reiniciado?

A opção de criar um script e colocar "/etc/init.d/samba stop && halt -p" não serve. QUero algo que seja executado com os comandos halt e reboot.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Adicionar comandos ao desligamento
« Resposta #1 Online: 08 de MAR?O de 2013, 12:54 »

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Adicionar comandos ao desligamento
« Resposta #2 Online: 08 de MAR?O de 2013, 16:57 »
E o Samba não é desativado no shutdown ou reboot do sistema..?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Adicionar comandos ao desligamento
« Resposta #3 Online: 10 de MAR?O de 2013, 13:37 »
Olá lucas,

Se você inicia o serviço do samba automaticamente no boot, você não precisa desligá-lo no shutdown. O mesmo procedimento que ativa pra iniciar automaticamente também ativa pra desligar.

sudo update-rc.d defaults samba
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline lucascatani

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 277
    • Ver perfil
    • L9WEB
Re: Adicionar comandos ao desligamento
« Resposta #4 Online: 19 de MAR?O de 2013, 12:01 »
Olá lucas,

Se você inicia o serviço do samba automaticamente no boot, você não precisa desligá-lo no shutdown. O mesmo procedimento que ativa pra iniciar automaticamente também ativa pra desligar.

sudo update-rc.d defaults samba

Bom dia. Na verdade é o "postgreSQL". Para iniciar ele eu tenho que usar uma linha de comando "/usr/bin/srvpgs" e para parar "/usr/bin/srvstop".  O meu medo é que ao desligar ele não pare o serviço, que ele somente feche, podendo corromper dados...

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Adicionar comandos ao desligamento
« Resposta #5 Online: 19 de MAR?O de 2013, 13:21 »
Observe se há um script /etc/rc2.d/SXXpostgresSQL (ou alguma coisa parecida). Depois, observe se há um script /etc/rc0.d/KXXpostgreSQL e/ou /etc/rc6.d/KXXpostgreSQL.

O primeiro script inicia o serviço (no modelo SysV), os dois últimos encerram respectivamente antes do desligamento e do reboot.

Pode ser que esse script já tenha sido migrado pro modelo upstart, nesse caso ele tem que existir no diretório "/etc/init".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline lucascatani

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 277
    • Ver perfil
    • L9WEB
Re: Adicionar comandos ao desligamento
« Resposta #6 Online: 19 de MAR?O de 2013, 22:52 »
Observe se há um script /etc/rc2.d/SXXpostgresSQL (ou alguma coisa parecida). Depois, observe se há um script /etc/rc0.d/KXXpostgreSQL e/ou /etc/rc6.d/KXXpostgreSQL.

O primeiro script inicia o serviço (no modelo SysV), os dois últimos encerram respectivamente antes do desligamento e do reboot.

Pode ser que esse script já tenha sido migrado pro modelo upstart, nesse caso ele tem que existir no diretório "/etc/init".

Boa noite. Não há nenhum script dentro de nenhuma das pastas /etc/rc.XX e nem dentro de /etc/init/ e nem /etc/init.d/

Obs: Não fui eu quem fez a instalação do postgreSQL;


Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Adicionar comandos ao desligamento
« Resposta #7 Online: 19 de MAR?O de 2013, 23:13 »
É uma boa hora para saber se tem a Instalação Documentada, quem é o Administrador da rede.?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Adicionar comandos ao desligamento
« Resposta #8 Online: 19 de MAR?O de 2013, 23:54 »
Boa noite. Não há nenhum script dentro de nenhuma das pastas /etc/rc.XX e nem dentro de /etc/init/ e nem /etc/init.d/

Obs: Não fui eu quem fez a instalação do postgreSQL;

Então se teu postgre está iniciando automaticamente, só resta ser pelo rc.local, e nesse caso sua preocupação é totalmente válida, pq ele não está sendo encerrado apropriadamente no desligamento/reset da máquina.

Tem que ver se o postgre disponibiliza um script de inicialização em /etc/init.d, pra fazer isso. Se tiver, vc vai ativá-lo com o "update-rc.d".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D