Autor Tópico: Como conciliar pastas pessoais do Windows e Linux (/home) na mesma partição  (Lida 5883 vezes)

Offline virons

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Eu gostaria de instalar o windows e o ubuntu em dual boot, de modo que os dos compartilhem a mesma partição para armazenar os dados(o /home do linux e a biblioteca do windows) .

qual seria o melhor mode de fazer isso, já que o windows não reconhece partições ext4 e o linux não aceita instalar o /home em uma partição ntfs?
« Última modificação: 09 de MAR?O de 2013, 00:20 por virons »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Como conciliar Biblioteca windows e /home na mesma partição
« Resposta #1 Online: 08 de MAR?O de 2013, 23:38 »
Que biblioteca do windows?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline virons

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Como conciliar Biblioteca windows e /home na mesma partição
« Resposta #2 Online: 08 de MAR?O de 2013, 23:57 »
Biblioteca que eu digo é Documentos, Downloads, imagens, Videos e Músicas. algo parecido com o /home do linux.
O que eu gostaria de fazer é fazer com que a pasta documentos por exemplo sejá a mesma tanto pro windows como ubuntu.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Como conciliar pastas pessoais do Windows e Linux (/home) na mesma partição
« Resposta #3 Online: 09 de MAR?O de 2013, 00:10 »
Biblioteca que eu digo é Documentos, Downloads, imagens, Videos e Músicas. algo parecido com o /home do linux.
O que eu gostaria de fazer é fazer com que a pasta documentos por exemplo seja a mesma tanto pro windows como ubuntu.

Ah tá.

Até tem solução para o que vc está querendo, mas é meio gambiarra e vc perderá o recurso de permissão de arquivos nativos do Linux nas pastas Documentos, Downloads, Imagens e etc.

Faça o seguinte: delete essas pastas lá na sua pasta de usuário, lá em /home/SeuUsuario/. Daí crie atalhos (links) das pastas lá do windows e coloque eles na sua pasta pessoal. Entre em cada uma delas e clique no menu "Marcadores -> Adicionar marcador". Pronto, resolvido o problema!

Um detalhe: a partição em que essas pastas estão, provavelmente junto com o windows (como toda boa instalação do windows  :) ) precisa estar montada para ter acesso correto ao atalhos que vc criou no Ubuntu, se não na próxima vez que vc reiniciar e der boot pelo ubuntu vc vai notar que os atalhos estão marcados com um ícone diferente, indicando um erro (nem vai dar para acessar). Posta o conteúdo do arquivo /etc/fstab para gente.

Sugiro vc alterar o Assunto (título) do seu tópico, está pouco explicativo, deixe igual ao meu.
« Última modificação: 09 de MAR?O de 2013, 00:16 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline virons

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Como conciliar pastas pessoais do Windows e Linux (/home) na mesma partição
« Resposta #4 Online: 09 de MAR?O de 2013, 00:25 »
Na verdade o que eu estou querendo fazer é os arquivos pessoas do windows e do linux(/home) em uma partição separada.
Algo assim
partição1 - windows
partição2 - ubuntu
partição3 - arquivos

É na partição3 que eu quero botar os 2.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Como conciliar pastas pessoais do Windows e Linux (/home) na mesma partição
« Resposta #5 Online: 09 de MAR?O de 2013, 00:30 »
Na verdade o que eu estou querendo fazer é os arquivos pessoas do windows e do linux(/home) em uma partição separada.
Algo assim
partição1 - windows
partição2 - ubuntu
partição3 - arquivos

É na partição3 que eu quero botar os 2.

Tá, então vc faz mais ou menos o que te falei, só que vai criar também atalhos dessas pastas que estão na partição 3 e colar lá na bagunça das pastas do windows, em Documents and Settings (partição 1). Entendeu a ideia? Vc trabalha com atalhos. Não precisa ter o /home inteiro na partição de arquivos. E essa partição 3 vc deixa no sistema de arquivos NTFS, para os dois conseguirem enxergar.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline virons

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Como conciliar pastas pessoais do Windows e Linux (/home) na mesma partição
« Resposta #6 Online: 09 de MAR?O de 2013, 00:41 »
Eu teria alguma vantagem botando todo o conteúdo do /home no partição3?

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Como conciliar pastas pessoais do Windows e Linux (/home) na mesma partição
« Resposta #7 Online: 09 de MAR?O de 2013, 01:23 »
Eu teria alguma vantagem botando todo o conteúdo do /home no partição3?

Nenhuma, não faça isso.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Como conciliar pastas pessoais do Windows e Linux (/home) na mesma partição
« Resposta #8 Online: 09 de MAR?O de 2013, 06:36 »
Eu recomendo que você use um serviço de sincronização de dados como o Ubuntu One ou Dropbox. Além de fazer o que precisa ainda lhe garante um backup nas nuvens.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Como conciliar pastas pessoais do Windows e Linux (/home) na mesma partição
« Resposta #9 Online: 09 de MAR?O de 2013, 10:17 »
Eu recomendo que você use um serviço de sincronização de dados como o Ubuntu One ou Dropbox. Além de fazer o que precisa ainda lhe garante um backup nas nuvens.

Dependendo da internet aqui no brasil, ele vai ficar boa parte do tempo sem acessar seus dados, ainda mais se for internet 3G.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Como conciliar pastas pessoais do Windows e Linux (/home) na mesma partição
« Resposta #10 Online: 09 de MAR?O de 2013, 10:20 »
Seria muito mais simples se ele fizesse assim..!

I = Partição Raiz "/"
II = Partição NTFS Windows
III = Partição NTFS Arquivos
IV = Partição Swap


Onde ele criaria link's para as pastas no Linux e editaria as configurações de Biblioteca (Documentos, Imagens, Vídeos, Músicas) do Windows apenas alterando o Local das pastas..!

Ele poderia usar também a Ferramenta de Configuração NTFS para montar a partição NTFS durante o Boot, com relação à permissão de leitura e gravação, nunca tive problema, caso ele tenha, como proceder.?

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Como conciliar pastas pessoais do Windows e Linux (/home) na mesma partição
« Resposta #11 Online: 09 de MAR?O de 2013, 10:28 »
Seria muito mais simples se ele fizesse assim..!

I = Partição Raiz "/"
II = Partição NTFS Windows
III = Partição NTFS Arquivos
IV = Partição Swap


Onde ele criaria link's para as pastas no Linux e editaria as configurações de Biblioteca (Documentos, Imagens, Vídeos, Músicas) do Windows apenas alterando o Local das pastas..!

Ele poderia usar também a Ferramenta de Configuração NTFS para montar a partição NTFS durante o Boot, com relação à permissão de leitura e gravação, nunca tive problema, caso ele tenha, como proceder.?

Foi mais ou menos isso que eu tinha falado para ele. No caso a /home ficará na mesma partição da raiz (/), mas só as pastas de Documentos, Downloads e etc ficariam lá na partição de Arquivos.

Em relação às permissões de arquivos não teria muito problema, o problema maior é deixar o notebook na mão de uma criança ou da mãe ou vó e elas estiverem usando o windows, e apagarem por acidente as pastas lá de Arquivos. Se a pessoa estiver usando o Ubuntu, e por um acaso houver outro usuário cadastrado, ela também pode apagar essas pastas, dado que a partição de Arquivos já se encontra montada e não é difícil acessá-la pelo Nautilus. É só tomar cuidado mesmo.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Como conciliar pastas pessoais do Windows e Linux (/home) na mesma partição
« Resposta #12 Online: 09 de MAR?O de 2013, 10:30 »
Ele poderia criar 2 usuários no Windows, 1 Admin e 1 Padrão, e ele dê a permissão de Leitura/Gravação apenas ao Usuário Admin (ele no caso) e quando algum usuário, sem ser o Admin, tentar abrir a pasta será solicitado Senha..!

Acho que assim poderia resolver..!

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Como conciliar pastas pessoais do Windows e Linux (/home) na mesma partição
« Resposta #13 Online: 09 de MAR?O de 2013, 11:34 »
Ele poderia criar 2 usuários no Windows, 1 Admin e 1 Padrão, e ele dê a permissão de Leitura/Gravação apenas ao Usuário Admin (ele no caso) e quando algum usuário, sem ser o Admin, tentar abrir a pasta será solicitado Senha..!

Acho que assim poderia resolver..!

Poderia até resolver, mas usuário de windows tem como hábito usar a conta administrativa, que dá acesso à tudo.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Como conciliar pastas pessoais do Windows e Linux (/home) na mesma partição
« Resposta #14 Online: 09 de MAR?O de 2013, 12:11 »
Isso mesmo, ele (o administrador da máquina), usa conta Administrador, e os outros usuários usa-se conta Padrão..!