Autor Tópico: [Resolvido]Zoneminder: Failed to stat video device /dev/video: No such file or d  (Lida 2351 vezes)

Offline Celso2011

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Não consigo encontrar uma solução no Google. Estou tentando fazer a câmera do meu Notebook funcionar com o Zoneminder, mas não estou conseguindo. A câmera funciona normalmente com o Cheese. Só achei dúvidas mas nenhuma solução. Conforme pesquisas, já vou adiantar algumas coisas que providenciei para deixar o Zoneminder calibrado para funcionar.

compaq@compaq:~$ ls -l /dev/video0
crw-rw-rw-+ 1 root video 81, 0 Mar 12 21:07 /dev/video0

compaq@compaq:~$ zmu -d /dev/video0 -q -v
Video Device: /dev/video0
General Capabilities
  Driver: uvcvideo
  Card: Webcam-101
  Bus: usb-0000:00:1d.7-6
  Version: 3.2.37
  Type: 0x4000001
    Supports video capture (X)
    Does not support video output
    Does not support frame buffer overlay
    Does not support VBI capture
    Does not support VBI output
    Does not support sliced VBI capture
    Does not support sliced VBI output
    Does not support video output overlay
    Does not have tuner
    Does not have audio in and/or out
    Does not have radio
    Does not support read/write i/o (X)
    Does not support async i/o
    Supports streaming i/o (X)
    Standards:
  Formats:
    YUV 4:2:2 (YUYV) (YUYV)
Crop Capabilities
  Bounds: 640 x 480
  Default: 640 x 480
Inputs: 1
  Input 0
    Name: Camera 1
    Type: Camera
    Audioset: 00000000
    Standards: 0x0
    Power on  (X)
    Signal detected  (X)
    Colour Signal detected
    Horizontal Lock detected
compaq@compaq:~$

No /var/log/syslog sempre aparece isso qdo inicio o Zoneminder: Mar 12 23:44:49 compaq zmc_dvideo[8736]: FAT [Failed to stat video device /dev/video: No such file or directory]

A única pista deve ser o fato da câmera funcionar com o Cheese e que qdo funciona acende uma led azul que fica ao lado da câmera. E qdo o Zoneminder está funcionando esse led não acende. Acho que tem que fazer essa câmera ligar junto com o Zoneminder. Alguma configuração ou script. Já fiz testes parando e acionando o Zoneminder com o Cheese ligado mas nenhuma alteração.
Outra coisa: tem o problema da memória, mas vi como aumentar, e pelas pesquisas tem que resolver primeiro esse problema do video não encontrado.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Observando minha própria pergunta observei onde estaria o erro:

Em: Mar 12 23:44:49 compaq zmc_dvideo[8736]: FAT [Failed to stat video device /dev/video: No such file or directory]

No log não aparece /dev/video0, isto é, fica faltando o 0 (zero).
Conforme as figuras, percebe-se pq esse detalhe pode passar batido.
No início da configuração, se não acrescentar o 0 (zero), logo de cara, qdo se clica em salvar a tela de configuração muda, como a da figura 2.
Na próxima vez que entrar nessa configuração pra ver algum erro vai estar aparecendo: Canal do Dispositivo 0, e isso leva a pensar que a configuração está correta.

Bom, foi isso, acrescentei o zero, iniciei o Zoneminder e o led ao lado da câmera acendeu. Agora vou passar para outras configurações: detecção de movimento, envio de alertas e etc.
« Última modificação: 13 de MAR?O de 2013, 03:04 por Celso2011 »