Autor Tópico: cedega: não consigo instalar nem utilizar  (Lida 6314 vezes)

Offline carlosfrancoba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 410
    • Ver perfil
cedega: não consigo instalar nem utilizar
« Online: 08 de Outubro de 2005, 19:59 »
não consigo instalar o cedega no meu linux
já fiz aquela parada de ./configure make makeinstall e nada !
aliás, eu nunca intendi como se instala um pacote tar.gz

eu sempre faço tudo como explicam mas nunca  dá em nada !
inclusive já postei aki perguntando como se instala tar.gz, já procurei em inúmeros outros lugares e não consigo pq simplesmente os comandos não resultam em absolutamente em nada !
agora eu já cançei de tentar aprender a instalar tar.gz
gostaria só que me explicassem como instala o cedega q eu ficarei feliz

eu sei q ninguém aki tem obrigação de me ajudar, mas por favor me digam qual é o mistério de instalar progs no linux... eu já tou ficando louco

nem venham com akele papo de "é só acessar a pasta pelo terminal e dar os comandos ./comfigure, make, makeinstall" pq isso não funciona
ou pelo menos não funciona com os programas q eu quero instalar (no caso o cedega)

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
cedega: não consigo instalar nem utilizar
« Resposta #1 Online: 08 de Outubro de 2005, 23:14 »
Carlos, instalar programas no Linux é fácil. Você só temque pegar o pacote pronto pra sua distribuição. Pra a sua o ideal é o pacote .DEB... os pacotes .tar.gz são pra serem compilados e isso é meio complicadinho mesmo.

Pra começar você precisa dos compiladores básicos. Vá em Sistema > Administração > Gerenciador de pacotes Synaptic e procure o pacote "build-essential". Marque-o para instalação.

Depois disto você da o "./configure" la no diretório do cedega e presta atenção em qualquer erro que ele der. Posta o erro que der aqui que agente te fala o que instalar ai você vai pegando o jeito...

[]s

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
cedega: não consigo instalar nem utilizar
« Resposta #2 Online: 09 de Outubro de 2005, 14:17 »
no caso dos .deb não é só dar sudo dpkg -i programa.deb, Led??
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
cedega: não consigo instalar nem utilizar
« Resposta #3 Online: 09 de Outubro de 2005, 21:26 »
Sim, mas pelo que eu entendi ele pegou o .tar.gz talves vindo do CVS ou sei la. Eu nunca vi o cedega em .tar.gz mas... vai saber.


Se você pegou nos bittorrent da vida aviso que o correto é pegar o .DEB igual o LaSSarD falou.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
cedega: não consigo instalar nem utilizar
« Resposta #4 Online: 09 de Outubro de 2005, 23:55 »
Bom, vamos ver se eu consigo explicar para o carlosfrancoba, porque a sua instalação de pacotes fontes (tar.gz) não dão em absolutamente nada. Geralmente, quando se baixa um pacote fonte, ele exige não apenas que vários pacotes de desenvolvimento estejam instalados ( para à compilação do programa), como também outros pacotes necessários para à execução do mesmo também estejam. Como se isso já não bastasse, muitas vezes são necessários os pacotes mais recentes de uma gama bastante variada de pacotes para a compilação e execução do programa em questão na sua distribuição. Nem sempre os arquivos "readme" explicam isso.  E pior, a sua distribuição nem sempre "suporta" esses pacotes mais recentes. Você até consegue instalá-los, mas eles simplesmente não funcionam. Posso falar por experiência própria. Tentei instalar o F-spot aqui, consegui instalá-lo, mas ele não funciona. Depois foi o Gdesklets, após uns três meses tentando, consegui fazer o Gdesklets funcionar, isso com todo o pessoal do Fórum e o Google ajudando, descobri que faltavam vários pacotes necessários para a execução do mesmo no meu sistema. A última foi o Amarok 1.3, que também consegui instalar, mas só dava Pau. Por que? Porque ele exigia uma biblioteca de tags e de audio mais recente, que simplesmente não funcionou com o Gnome. Voltei para a versão 1.2 . Não sei se você (carlosfrancoba) já notou, mas a  cada novo pacote de desenvolvimento ou pacote necessário para a execução do programa em questão instalado, a resposta ao comando ./configure , muda completamente. Para te deixar ainda mais claro o que estou tentando te explicar, quando usei o Live CD do Breezy, o Amarok 1.3 já consta da lista de repositórios do Breezy, foi só marcar no Synaptic para instalação e ser feliz. Essa sim, a maneira mais segura e eficaz de instalar programas no Ubuntu. O problema, é que muitas vezes não temos o programa na lista, mas se ele não está na lista não é de graça gente. O pessoal é muito rigoroso na liberação de pacotes para a lista de repositórios, só quando o programa já foi exaustivamente testado e aprovado é que liberam, e mesmo asssim, as vezes não funciona no sistema da  gente.

Portanto, para finalizar, muitas vezes não é culpa do pacote fonte, mas o seu sistema não está pronto para receber o tal programa ou você está fazendo  alguma coisa errada.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
cedega: não consigo instalar nem utilizar
« Resposta #5 Online: 10 de Outubro de 2005, 04:39 »
Perdi o sono de madrugada e resolvi escrever um artigo sobre instalação de programas no Linux.

Dá uma conferia no meu blog ai em: http://www.tuxresources.org/blog/?p=11

Um forte abraço!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
cedega: não consigo instalar nem utilizar
« Resposta #6 Online: 10 de Outubro de 2005, 07:28 »
Citação de: "LedStyle"
Perdi o sono de madrugada e resolvi escrever um artigo sobre instalação de programas no Linux.

Dá uma conferia no meu blog ai em: http://www.tuxresources.org/blog/?p=11

Um forte abraço!


Essa foi uma noite de sono bem perdida! :) Ficou ótimo o tutorial. Parabéns!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline carlosfrancoba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 410
    • Ver perfil
cedega: não consigo instalar nem utilizar
« Resposta #7 Online: 18 de Outubro de 2005, 00:33 »
oowww galera
foi malz
nem tinha visto os esforço de vocês para tentar me fazer entender a instalação de programas no linux...
eu abri esse post e nunca olhei se alguém havia respondido
huhhuahuauhauhauah

O LedStyle até fez uma paradinha pra tentar enfiar na cabeça dos noob (leia-se EU) como se instala programas no linux e eu nem tinha visto  :?  :?

cara... se tu perdeu noite de sono pra tentar me explicar essas paradas
vlw mesmo, a única coisa q posso fazer é agradecer

eu só queria de saber porque vocês se prontificam tão rapidamente a responder as minhas perguntas as mais noob possíveis. em nenhum lugar na net eu achei tanta ajuda com relação ao ubuntu...
isso é tudo paixão pelo SO ?! vontade de divulgá-lo ou sei lá o q !?
não q eu não goste
mas é que pessoas ajudando assim de graça e de boa vontade é coisa um pouko rara hj em dia  :mrgreen:  :mrgreen:

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
cedega: não consigo instalar nem utilizar
« Resposta #8 Online: 18 de Outubro de 2005, 03:54 »
Bom... não sei o pessoal por ai, mas pelo menos eu quero tento converter todo mundo que encontro pro Linux hehehe. E se o cara tem um problema é importante ele resolver pra num colocar a culpa no sistema.

Abraços!