Autor Tópico: Aumento do Tamanho do Sistema de Arquivos do Ubuntu Com o Passar do Tempo!  (Lida 7958 vezes)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Aumento do Tamanho do Sistema de Arquivos do Ubuntu Com o Passar do Tempo!
« Resposta #15 Online: 18 de MAR?O de 2013, 15:46 »
Olá,

root@SDesk:/home/ss4# apt-get purge

Tem certeza que o comando está correto? A chave --P (purge) não exige o <nome do pacote> ?

Exige... eu apenas citei o comando, não passei um exemplo completo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Aumento do Tamanho do Sistema de Arquivos do Ubuntu Com o Passar do Tempo!
« Resposta #16 Online: 18 de MAR?O de 2013, 16:17 »
Ola

Na verdade não fui eu quem indicou o comando, e sim o colega zekkerj a titulo ilustrativo, já que a chave --purge exige o nome do pacote para funcionar.

De qualquer maneira, se já limpou a lixeira do root e dos usuarios, e durante a compilação com o remastersys deixou de dora a sua /home, /var/log e /tmp bem como expurgou os kerneis antigos, pouco ha a fazer.

Deve ter havido um incremento em tamanho entre as versões 12.x.1 e 12.x.2

Podem ter sido feitas atualizações em pacotes grandes, como o gimp, libreoffice, modulos para placas ATI/Nvidia, modulos para modems 3g, melhorias no Unity e outros, o que justificaria um aumento em tamanho

Ao invés do remastersys, tente usar o ock ou o Reconstructor

O que tenho duvidas é:

O Ubuntu mesmo depois de instalado "seco" tem menos de 4 gigas. Partições Fat de pendrives e ISO9660 de dvd's só aceitam arquivos de 4 gigas em tamanho. Assim, uma remasterização deveria obrigatória mente caber nestas midias.

Voce citou um pendrive de 8 gigas, isto é espaço mais que suficiente.

Tem certeza que está remasterizando seu sistema corretamente?

[]'s

Offline Samuel Ubuntu do Sur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • Um Caipira Apaixonado por Linux...
    • Ver perfil
Re: Aumento do Tamanho do Sistema de Arquivos do Ubuntu Com o Passar do Tempo!
« Resposta #17 Online: 18 de MAR?O de 2013, 18:24 »
Olá Tota! Boa noite! Realmente concordo que pode ter havido incrementos na atualização do 12.04.01 para 12.04.02. Eu uso o Systemback que sempre funcionou a contento para criação de iso/live (mais fácil que o Remastersys) para usuários pouco experientes como eu.

"O que tenho duvidas é:

O Ubuntu mesmo depois de instalado "seco" tem menos de 4 gigas. Partições Fat de pendrives e ISO9660 de dvd's só aceitam arquivos de 4 gigas em tamanho. Assim, uma remasterização deveria obrigatória mente caber nestas midias."

Na verdade, ele "seco" realmente tem menos que 4 GB. E falo mais: com as coisas que tinha instalado antes, também cabia em 4 GB. O problema é que, depois da atualização, não cabe em 8 GB o que cabia em 4 GB. E não estou fazendo algo errado pois eu fui conferir o sistema de arquivos (ver acima o resultado dos comandos) e realmente ele aumento, principalmente a pasta usr.

Em todo caso, vou reinstalar tudo que tenho num Pendrive e ver que tamanho fica e posto para vcs. No mais, obrigado pela ajuda!