Autor Tópico: Aumento do Tamanho do Sistema de Arquivos do Ubuntu Com o Passar do Tempo!  (Lida 7922 vezes)

Offline Samuel Ubuntu do Sur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • Um Caipira Apaixonado por Linux...
    • Ver perfil
Bom dia pessoal.

Sempre tenho costume de criar uma iso do Ubuntu instalado no meu computador usando o Systemback. Normalmente esta iso ficava aí em torno de 3 a 3,5 GB no máximo.

Contudo, após a atualização de 12.04.01 para 12.04.02 o tamanho do sistema de arquivos do Ubuntu cresceu de forma espantosa, a ponto da iso atingir o limite de 4 GB e então o programa avisa que não consegue criá-la. Da mesma forma, quando tento fazer a cópia do sistema para um Pendrive de 8 GB, também o espaço não é suficiente.

Fui então verificar o tamanho das pastas na raiz e vi que a pasta "usr" está com 6,4 GB de tamanho! (e olha que eu sempre limpo o sistema com o Ubuntu Tweak). Além disso, desinstalei jogos, brasero, evolution etc... etc...

Sendo assim infelizmente estou notando algo que muito me irritava com o Windows: o aumento excessivo do tamanho do sistema de arquivos.

Vai então a pergunta: porque a iso baixada no site da Canonical é em torno de 705 MB, após instalada fica em torno de 2,5 GB, estabilizando com 3 GB depois que instalo tudo que preciso e com o tempo, só atualizando vai "inchando" o sistema de arquivos?

Agradeço a ajuda e atenção de todos.

Offline marcosalvesps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
  • Seja Livre, use Linux!
    • Ver perfil
    • Teoria Nerd
Re: Aumento do Tamanho do Sistema de Arquivos do Ubuntu Com o Passar do Tempo!
« Resposta #1 Online: 14 de MAR?O de 2013, 12:57 »
Me corrijam se digo besteira, mas pelo que sei, a pasta USR é onde ficam instalados os programas do sistema. Quanto mais programas tiver instalado, maior esta pasta fica.

Dá uma olhada nesse link:
http://www.ubuntero.com.br/2011/11/estrutura-de-diretorios-linux/
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Aumento do Tamanho do Sistema de Arquivos do Ubuntu Com o Passar do Tempo!
« Resposta #2 Online: 14 de MAR?O de 2013, 13:15 »
Me corrijam se digo besteira, mas pelo que sei, a pasta USR é onde ficam instalados os programas do sistema. Quanto mais programas tiver instalado, maior esta pasta fica.

Dá uma olhada nesse link:
http://www.ubuntero.com.br/2011/11/estrutura-de-diretorios-linux/

A pasta /usr na verdade é onde ficam instalados programas mais voltados para o usuário mesmo, com interface gráfica, como LibreOffice, Firefox, Thunderbird, Gedit, Nautilus, Totem, SMPlayer, Rhythmbox e vários outros. Programas mais voltados para o sistema ficam instalados em /bin, como o mv, cd, ls, lspci e etc (comandos de terminal).

Vc acha q o Ubuntu está usando muito HD? Compara com o windows então. Lá vc usa 30 GB ou mais fácil fácil. O ideal no Ubuntu é vc ter um espaço reservado de no mínimo 8 GB, se for instalar muita coisa (como jogos), daí é melhor ter entre 20 à 30 GB, ou até mais. Eu atualmente uso 20 GB, instalo bastante coisa, chega à ocupar uns 14 ou até 16 GB.

Quanto ao CD ter 750 MB e quando instalado fica uns 2,5 GB, isso se deve ao alto grau de compactação que existe nessas ISO's que as distros de Linux distribuem.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline marcosalvesps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
  • Seja Livre, use Linux!
    • Ver perfil
    • Teoria Nerd
Re: Aumento do Tamanho do Sistema de Arquivos do Ubuntu Com o Passar do Tempo!
« Resposta #3 Online: 14 de MAR?O de 2013, 21:21 »
Valeu pela aula Sérgio!
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Aumento do Tamanho do Sistema de Arquivos do Ubuntu Com o Passar do Tempo!
« Resposta #4 Online: 14 de MAR?O de 2013, 23:43 »
Citar
e com o tempo, só atualizando vai "inchando" o sistema de arquivos?

Ola

Mas... Você está limpando a lixeira dos usuarios e a lixeira do root bem como a pasta /var/log certo?

Estas pastas mais a oculta lost.found são ou podem ser as responsáveis por este alegado "inchaço".

O GNU/Linux ao contrário do outro sistema, não armazena copias das atualizações, logo não fica "inchado" mas kerneis antigos não removidos, arquivos de log de informação do sistema e lixeira sim, aumentam e muito se deixados sem manutenção, e ainda se deixado sem limpeza o cache dos repositórios.

Tenho um EeePc com ssd de apenas 4 gigas, e rodo tudo sem problemas nele. Se o sistema "inchasse" não caberia nos 4 gigas dele. E olha que faço manutencão do sistema a cada seis meses mais ou menos.

[]'s

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Aumento do Tamanho do Sistema de Arquivos do Ubuntu Com o Passar do Tempo!
« Resposta #5 Online: 15 de MAR?O de 2013, 01:20 »
Citar
e com o tempo, só atualizando vai "inchando" o sistema de arquivos?

Ola

Mas... Você está limpando a lixeira dos usuarios e a lixeira do root bem como a pasta /var/log certo?

Estas pastas mais a oculta lost.found são ou podem ser as responsáveis por este alegado "inchaço".

O GNU/Linux ao contrário do outro sistema, não armazena copias das atualizações, logo não fica "inchado" mas kerneis antigos não removidos, arquivos de log de informação do sistema e lixeira sim, aumentam e muito se deixados sem manutenção, e ainda se deixado sem limpeza o cache dos repositórios.

Tenho um EeePc com ssd de apenas 4 gigas, e rodo tudo sem problemas nele. Se o sistema "inchasse" não caberia nos 4 gigas dele. E olha que faço manutencão do sistema a cada seis meses mais ou menos.

[]'s

É verdade, dá para instalar o Ubuntu Tweak, ele tem umas ferramentas para fazer essas limpezas.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Samuel Ubuntu do Sur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • Um Caipira Apaixonado por Linux...
    • Ver perfil
Re: Aumento do Tamanho do Sistema de Arquivos do Ubuntu Com o Passar do Tempo!
« Resposta #6 Online: 15 de MAR?O de 2013, 10:56 »
Olá Pessoa! Obrigado pelas respostas, mas só para vcs entenderem: O Ubuntu é basicamente o mesmo nos últimos 6 meses: não foi instalado nada de diferente, somente atualizações do sistema. Eu limpo lixeira, uso Tweak, removo pacotes desnecessário (autoremove) e inclusive apago o "lost+found". E também concordo que, em comparação ao Windows, a compactação é maior. Minha dúvida é: porque que depois da atualização de 12.04.01 para 12.04.02 o sistema aumentou de tamanho, sem que eu tivesse instalado nenhum programa novo? Se antes eu gerava uma iso de 3 GB do sistema inteiro, com todos meus programas para usar em qualquer computador e para "dar de presente aos amigos" (divulgando o Ubuntu) e agora não cabe nem em 8 GB? Uai, eu quero entender o que está acontecendo. E, a primeira pista que encontrei é a pasta usr com quase 7 GB de tamanho! Para vcs terem uma idéia, estou escrevendo de um Notebook com Lubuntu, com os mesmos programas instalados no Desk. A pasta usr está ocupando 2,6 GB (Lubuntu 12.04.01).

Enfim, ainda não entendo o que está acontecendo. O que sei é que agora não consigo criar um LiveUsb ou LiveCd com o meu Ubuntu personalizado :(

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Aumento do Tamanho do Sistema de Arquivos do Ubuntu Com o Passar do Tempo!
« Resposta #7 Online: 15 de MAR?O de 2013, 19:55 »
Execute em terminal e poste o resultado aqui ==> df -h

Offline Samuel Ubuntu do Sur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • Um Caipira Apaixonado por Linux...
    • Ver perfil
Re: Aumento do Tamanho do Sistema de Arquivos do Ubuntu Com o Passar do Tempo!
« Resposta #8 Online: 18 de MAR?O de 2013, 10:27 »
ss4@SDesk:~$ df -h
Sist. Arq.      Tam. Usado Disp. Uso% Montado em
/dev/sda1        30G   20G  8,1G  72% /
udev            3,9G  4,0K  3,9G   1% /dev
tmpfs           1,6G  1,1M  1,6G   1% /run
none            5,0M  8,0K  5,0M   1% /run/lock
none            3,9G   84K  3,9G   1% /run/shm
/dev/sda6       199G  143G   46G  76% /media/SXT4


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Aumento do Tamanho do Sistema de Arquivos do Ubuntu Com o Passar do Tempo!
« Resposta #9 Online: 18 de MAR?O de 2013, 11:39 »
Execute estes comandos também, vai dar um panorama melhor sobre como está distribuído o gasto de espaço em cada pasta na raiz.


sudo du -smx /usr/*
sudo du -smx /home/*
sudo du -smx /var/*
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Samuel Ubuntu do Sur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • Um Caipira Apaixonado por Linux...
    • Ver perfil
Re: Aumento do Tamanho do Sistema de Arquivos do Ubuntu Com o Passar do Tempo!
« Resposta #10 Online: 18 de MAR?O de 2013, 12:11 »
root@SDesk:/home/ss4# sudo du -smx /usr/*

352   /usr/bin
1   /usr/doc
1   /usr/games
10   /usr/include
2119   /usr/lib
8   /usr/lib32
1   /usr/local
33   /usr/sbin
1999   /usr/share
97   /usr/src


root@SDesk:/home/ss4# sudo du -smx /home/*
du: não é possível acessar “/home/ss4/.gvfs”: Permissão negada
6542   /home/ss4


root@SDesk:/home/ss4# sudo du -smx /var/*
6   /var/backups
206   /var/cache
9   /var/crash
1   /var/games
267   /var/lib
1   /var/local
0   /var/lock
9   /var/log
1   /var/mail
1   /var/opt
0   /var/run
1   /var/spool
755   /var/tmp




Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Aumento do Tamanho do Sistema de Arquivos do Ubuntu Com o Passar do Tempo!
« Resposta #11 Online: 18 de MAR?O de 2013, 12:56 »
Você tem 2GB em bibliotecas (/usr/lib) e mais 2GB em arquivos compartilhados (/usr/share). Isso é resultado de pacotes instalados... talvez vc não esteja limpando totalmente ("apt-get purge") os pacotes desinstalados?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Samuel Ubuntu do Sur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • Um Caipira Apaixonado por Linux...
    • Ver perfil
Re: Aumento do Tamanho do Sistema de Arquivos do Ubuntu Com o Passar do Tempo!
« Resposta #12 Online: 18 de MAR?O de 2013, 13:57 »

root@SDesk:/home/ss4# apt-get purge
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 50 não atualizados.
root@SDesk:/home/ss4#

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Aumento do Tamanho do Sistema de Arquivos do Ubuntu Com o Passar do Tempo!
« Resposta #13 Online: 18 de MAR?O de 2013, 14:46 »
Olá,

root@SDesk:/home/ss4# apt-get purge

Tem certeza que o comando está correto? A chave --P (purge) não exige o <nome do pacote> ?

Você não estaria desejando usar o comando apt-get autoremove ao invés de purge?

http://askubuntu.com/questions/231562/what-is-the-difference-between-apt-get-purge-and-apt-get-remove

[]'s
« Última modificação: 18 de MAR?O de 2013, 14:48 por Tota »

Offline Samuel Ubuntu do Sur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • Um Caipira Apaixonado por Linux...
    • Ver perfil
Re: Aumento do Tamanho do Sistema de Arquivos do Ubuntu Com o Passar do Tempo!
« Resposta #14 Online: 18 de MAR?O de 2013, 15:19 »
Olá Tota! Na verdade, estou seguindo as dicas dos colegas e num primeiro momento eu achei que o comando iria remover os pacotes desinstalados (embora use o Tweak para isso).

Vai o comando abaixo que vc indicou (eu já havia usado antes neste mesmo post com uma dica que me deram):

root@SDesk:/home/ss4# apt-get autoremove
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências      
Lendo informação de estado... Pronto
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 50 não atualizados.
root@SDesk:/home/ss4#

E, para mim entender o que está acontecendo é funcamental, pois como está não consigo criar um LiveUsb ou LiveCd com o meu Ubuntu personalizado :(


No mais, obrigado pela ajuda!