Autor Tópico: Clonar a partição do ubuntu para uma partição com arquivos, é possível?  (Lida 2298 vezes)

Offline pylm69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 476
    • Ver perfil
 Bom, eu to com o ubuntu 12.10 aqui em uma partição de 85 GB, e mais 215 de dados, queria saber se posso usar o clonezilla pra mover a partição do ubuntu (85 GB) pra partição de dados sem perder os dados óbviamente e sem ferrar o boot (mesmo que eu possa recuperar com o CD do rescatux, é sempre bom garantir).
Rolling Release é o máximo \o/

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Clonar a partição do ubuntu para uma partição com arquivos, é possível?
« Resposta #1 Online: 17 de MAR?O de 2013, 06:38 »
Mover pra dentro da partição de dados, sem perder os dados? Não, não é possível.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Clonar a partição do ubuntu para uma partição com arquivos, é possível?
« Resposta #2 Online: 17 de MAR?O de 2013, 09:41 »
Salve como uma imagem, no lugar duplicar na outra partição.

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Clonar a partição do ubuntu para uma partição com arquivos, é possível?
« Resposta #3 Online: 17 de MAR?O de 2013, 11:05 »
vc pode usar um dos dois comandos: "dd" ou "tar".

O dd vc usa a partição como input e um arquivo de imagem como output em outra partição, Podendo até compactar a imagem usando o tar(para a compactação funcionar perfeitamente é preciso apagar toda a parte vazia do HD). Neste procedimento guarda-se os atributos da partição, sendo mais fácil a restauração, mas a cópia é demorada.

Usando somente o tar é feita a montagem da partição e todos os arquivos dela são comprimidos, guardando as informações originais em um arquivo em outra partição. Neste procedimento perde-se os atributos da partição o que torna demorado a restauração(vai depender do conhecimento do usuário), mas é rápido pra execução.

Eu prefiro usar o tar. ;)
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline pylm69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 476
    • Ver perfil
Re: Clonar a partição do ubuntu para uma partição com arquivos, é possível?
« Resposta #4 Online: 17 de MAR?O de 2013, 14:35 »
 Valeu pelas informações, quando terminar um download aqui eu vou dar boot pelo parted magic, vai ser mais garantido de não perder nada
Rolling Release é o máximo \o/