Autor Tópico: Ubuntu: Não Criar Arquivos Ocultos por padrão (???) (Resolvido)  (Lida 2178 vezes)

Offline Samuel Ubuntu do Sur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • Um Caipira Apaixonado por Linux...
    • Ver perfil
Olá Pessoal! Uma coisa estranha que tem acontecido em meu dia-a-dia: Uso Ubuntu e preciso imprimir um arquivo na copiadora do bairro (que infelizmente usa Windows). Chegando lá, a atendente não encontra a pasta "imprimir" que foi criada no Pendrive (FAT32). Insisto que está lá e somente digitando o endereço na barra de endereços ela acredita em mim. Isso já ocorreu várias vezes. Quando "olho" a pasta no Windows XP (via Virtual Box) vejo que ela está como "oculta", sem opção de desmarcar/alterar esse status.

Então vai a pergunta: Como Não Criar Arquivos Ocultos por padrão (no meu caso, no Pendrive que será levado na copiadora do bairro)?.

Pesquisei no fórum e esse tópico ajudou um pouco, explicando alguns conceitos, mas mesmo assim não resolve minha dúvida:

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=82338.0

Agradeço a ajuda de todos!
« Última modificação: 19 de MAR?O de 2013, 19:46 por Samuel Ubuntu do Sur »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu: Não Criar Arquivos Ocultos por padrão (???)
« Resposta #1 Online: 18 de MAR?O de 2013, 17:09 »
Ola,

Já tentou copiar estes arquivos para o pendrive como sudo (root)?

Como estão as permissões destes arquivos em sua /home?

Como estão as permissões da pasta /impressoras no pendive?

[]'s

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu: Não Criar Arquivos Ocultos por padrão (???)
« Resposta #2 Online: 18 de MAR?O de 2013, 18:18 »
O Ubuntu não cria, por padrão, diretórios com esse atributo do DOS/Windows até porque ele não importa pro sistema (se contasse, o diretório estaria oculto). No linux dá pra mudar com o comando mattrib.

Offline Samuel Ubuntu do Sur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • Um Caipira Apaixonado por Linux...
    • Ver perfil
Re: Ubuntu: Não Criar Arquivos Ocultos por padrão (???)
« Resposta #3 Online: 18 de MAR?O de 2013, 19:20 »
Olá.

Não tentei copiar como root pois essa não é a nossa rotina normal enquanto usuários. E eu faço o que todos fariam: coloco o pendrive na porta USB e vou criando as pastas conforme necessário. O problema é que estas pastas estão sendo criadas como ocultas. Vai saber porque... Será que ninguém mais tem esse problema ???

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu: Não Criar Arquivos Ocultos por padrão (???)
« Resposta #4 Online: 18 de MAR?O de 2013, 22:38 »
Confirme que as pastas estão sendo criadas assim pelo Ubuntu, ou sendo transformadas em ocultas quando você espeta em uma máquina com windows (acho mais provável é o segunda opção -- máquina infectada).

Offline Samuel Ubuntu do Sur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • Um Caipira Apaixonado por Linux...
    • Ver perfil
Re: Ubuntu: Não Criar Arquivos Ocultos por padrão (???)
« Resposta #5 Online: 19 de MAR?O de 2013, 09:40 »

Olá Irtigor! Bom dia!

Sem, acho plausível sua consideração. Porém, fiz um teste neste exato instante, com outro Pendrive na máquina virtual que tenho aqui (e não tem vírus): Quando crio uma pasta do Pendrive e tento "enxargar" pelo Windows, eu não consigo (é como se a pasta não existisse, e agora, nem pela barra de endereços!). Quando libero o Pen da MV, a pasta no ubuntu desaparece! Mas, quando tento criar uma pasta com mesmo nome, eu não consigo - dá dando erro de entrada e saída).

Em resumo, há vários meses, com diferentes Pendrives tenho notado essa questão.

E, além disso, ontem surgiu um fato novo: Copiei fotos no Ubuntu e foi copiar para o Lubuntu: o Pcman não conseguiu enxergar a pasta no Pen, somente executando então o nautilos, também instalado no Lubuntu.

Não será também um Bug ou coisa assim? Mais alguém está passando por isso?

Agradeço a atenção!

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu: Não Criar Arquivos Ocultos por padrão (???)
« Resposta #6 Online: 19 de MAR?O de 2013, 19:17 »
Não dá pra concluir isso, porque pelo texto você não formatou o pendrive (nada que está dentro dele é confiável) e usou uma máquina que já teve contato com o dispositivo (falando nisso, a impossibilidade de desmarcar a ocultação não é um bom sinal, parece que você/alguma coisa mexeu no registro), o ideal é fazer todo o processo no Ubuntu (com mkdir e mattrib, por ex). Agora, levando em conta a novidade, a coisa pende pro lado de algum problema de hardware, digo isso porque os atributos do DOS/Windows são ignorados e os do Linux só possuem efeito no ponto de montagem (fat32 não é nativo, ele não guarda esses dados no dispositivo, então só valem enquanto o disco está montado).

Offline Samuel Ubuntu do Sur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • Um Caipira Apaixonado por Linux...
    • Ver perfil
Re: Ubuntu: Não Criar Arquivos Ocultos por padrão (???)
« Resposta #7 Online: 19 de MAR?O de 2013, 19:45 »
Ok, ok, vamos esperar para ver se mais alguém está passando por isso. O Pendrive havia sido formatado um dia antes; a maquina virtual (instalada do zero do cd do windows) foi instalada há 02 meses e não a uso para mais nada, a não ser para rodar um programa, o EZVinil Converter. E já aconteceu comigo, com 03 pendrives diferentes e em outros computadores... Vai saber onde está o problema (não sou programador, apenas curioso...)

Obrigado pela ajuda!