Autor Tópico: Experiências com o laptop-mode-tools  (Lida 2367 vezes)

Offline asghan

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Experiências com o laptop-mode-tools
« Online: 23 de MAR?O de 2013, 14:58 »
Olá ! Pesquisando na net encontrei esse pacote laptop-mode-tools q tem o propósito de economizar a bateria do note, alguém faz uso desse pacote e pode descrever como está o rendimento e se é preciso alterar alguma configuração adicional ?
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline rihoem

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Experiências com o laptop-mode-tools
« Resposta #1 Online: 01 de Abril de 2013, 21:07 »
Não sei se é necessariamente o mesmo programa que eu tenho em mente, mas o laptop-mode-tools já teve má fama há alguns anos atrás quando surgiu um 'Bug do Ubuntu", que afetava na verdade várias distribuições, e causava a diminuição da vida útil do HD. Foi bem polêmico, vários tutoriais surgiam para corrigir o que os scripts desse pacote faziam, enquanto algumas pessoas diziam que nada estava errado (pois o script se baseava no que os fabricantes recomendavam).

No fim ficou um certo trauma. Como eu sou fã do ditado "melhor prevenir do que remediar", eu recomendo otimizar o consumo de energia de outras maneiras. Na realidade, distribuições como o ubuntu já possuem configurações que tentam economizar energia, e não existe muita coisa a se fazer para diminuir o consumo além de lidar com a CPU, brilho da tela e dispositivos wireless (wifi e bluetooth). Se quiser ir mais além, o ideal seria utilizar um sistema bem leve (como o xubuntu ou lubuntu), para evitar consumo desnecessário de recursos com a 'gordura' do ubuntu tradicional.

Porém, mesmo assim há possibilidades. Eu tenho o programa jupiter instalado no ubuntu 12.10. Ele automatiza algumas ações, como desligar o wifi e bluetooh ao usar a bateria e colocar a CPU no modo powersave. Mais do que isso, só diminuindo o brilho da tela.

O programa PowerTop é uma promessa para otimizar ainda mais, examinando melhor o sistema e permitindo 'corrigir' configurações para diminuir ainda mais o consumo de energia. Você pode saber mais sobre ele aqui (http://www.hardware.com.br/noticias/2012-05/powertop2.html).

Outra dica é configurar os programas a usar aceleração gráfica (desde que suportem esse recurso), como a decodificação de vídeos via hardware em placas de vídeo mais recentes nos players de vídeo, como mplayer e VLC.

PS: alguns dizem que o consumo de energia no windows é melhor que no Linux. Eu discordo. O máximo que acontece é os programas no windows estarem mais otimizados, pelo melhor suporte dos fabricantes. Muitos aplicativos usam aceleração por hardware por padrão no windows, e contam com drivers melhores (que resultam em melhor desempenho), o que no Linux é mais difícil de configurar, mas ainda é possível.

Offline Tota

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Última modificação: 01 de Abril de 2013, 21:20 por Tota »

Offline asghan

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Experiências com o laptop-mode-tools
« Resposta #3 Online: 02 de Abril de 2013, 10:40 »
Fiz um comparativo entre as distribuições Linux e o openSUSE tem uma economia enorme de bateria em relação ao Ubuntu, vou estudar os programas propostos.

Obrigado
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits