Autor Tópico: Kompozer e caracteres especiais / acentuação [resolvido]  (Lida 3468 vezes)

Offline yoramdavid

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Kompozer e caracteres especiais / acentuação [resolvido]
« Online: 24 de MAR?O de 2013, 18:40 »
Boas !

Uso o Kompozer de que gosto pois faz o que preciso e quando é necessário fazer algo que ele não faz uso o bluefish.
O meu problemas no kompozer é que ele substituí todos os meus acentos em código por não código.
Exemplo: "cão" em html eu escrevo "cáo" e nos navegadores aparece "cão".
O kompozer substituí o "cáo" por "cão" no html e aparece no browser "c£%Ao" ou outras coisas esquisitas.

Estive a ver nas opções mas não encontro nada para ele não fazer essa substituição.
Algumas ideias?

Agradeço.

David
« Última modificação: 29 de MAR?O de 2013, 10:03 por yoramdavid »

Offline eucurtoubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
  • Eu curto Ubuntu
    • Ver perfil
    • Página no Facebook
Re: Kompozer e caracteres especiais / acentuação
« Resposta #1 Online: 24 de MAR?O de 2013, 19:28 »
Amigo, instale o BlueGriffon, ele é o novo KompoZer.

O KompoZer não é mais desenvolvido e agora é a vez do BlueGriffon, ele é bem mais atualizado e está com desenvolvimento ativo, sem falar que suporta as tecnologias mais recentes como HTML5, etc.

Você pode baixar o BlueGriffon aqui: http://bluegriffon.org/
Você curte o Ubuntu? Então curta nossa página: https://www.facebook.com/pages/Eu-curto-Ubuntu/121069898083640?ref=hl

E se inscreva no nosso canal do YouTube: https://www.youtube.com/user/UbuntuBRA?feature=mhee

Offline yoramdavid

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Kompozer e caracteres especiais / acentuação
« Resposta #2 Online: 26 de MAR?O de 2013, 13:17 »
Obrigado eucurtoubuntu,

Instalei o BlueGriffon ontem, a versão 1.6.2 mas ele está a fazer o mesmo, retira os códigos das letras acentuadas.
Tentei ver nas preferências se dava para mudar isso, mas ele não me deixa mudar de separador dentro da janela preferências, abre as preferências, mas quando clico nos outros separadores, por exemplo no "avançado", ele não muda para esse separador. Também não me deixa mudar nada no geral, por exemplo quis que os separadores aparecessem à esquerda em vez de à direita, mas não consigo selecionar nada.

Não instalei do site que me indicou, pois não sei como instalar. Descobri um método de instalar pelo apt-get adicionando uma entrada nos repositórios de programas.

Abraço.

David.
« Última modificação: 26 de MAR?O de 2013, 13:21 por yoramdavid »

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Kompozer e caracteres especiais / acentuação
« Resposta #3 Online: 26 de MAR?O de 2013, 13:46 »
Qual é a codificação do arquivo (utf-8, ISO8859-1... ) e você declarou no html?

Offline yoramdavid

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Kompozer e caracteres especiais / acentuação
« Resposta #4 Online: 26 de MAR?O de 2013, 13:49 »
Qual é a codificação do arquivo (utf-8, ISO8859-1... ) e você declarou no html?

Boas, declaro normalmente o ISO-8859-1, eu gostava era que o código ficasse lá como eu o meto.

Obrigado.

David.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Kompozer e caracteres especiais / acentuação
« Resposta #5 Online: 26 de MAR?O de 2013, 19:50 »
Isso responde a segunda parte, mas qual é a codificação do arquivo? Fora isso, olhe o que está configurado em "Tools > Options > Advanced - Special characters" ou equivalente.

Offline yoramdavid

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Kompozer e caracteres especiais / acentuação
« Resposta #6 Online: 26 de MAR?O de 2013, 20:11 »
Isso responde a segunda parte, mas qual é a codificação do arquivo? Fora isso, olhe o que está configurado em "Tools > Options > Advanced - Special characters" ou equivalente.

A codificação do arquivo é como disse: ISO-8859-1 ou estou a entender mal a pergunta?
Já experimentei todas essas opções no Kompozer (no BlueGriffon não consigo mudar nada) e não mudou nada.

Obrigado.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Kompozer e caracteres especiais / acentuação
« Resposta #7 Online: 26 de MAR?O de 2013, 20:42 »
São duas partes:

-- A codificação do arquivo.
-- A codificação declarada, por ex: <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8">

Elas deveriam bater, mas isso não significa que estão batendo (é fácil gerar arquivos com codificação misturada/outra codificação, quando se usa mais de um editor/sistema).

Obs: esse programa não é atualizado há anos, é acertar uma configuração ou planejar a mudança mais cedo (porque é inevitável, a não ser que você/alguém resolva tomar o lugar do desenvolvedor original), pra outro editor.

Offline yoramdavid

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Kompozer e caracteres especiais / acentuação
« Resposta #8 Online: 27 de MAR?O de 2013, 09:17 »
Boas,

Tem html onde não declaro nada pois é html inserido numa página de terceiros (geocaching é um exemplo) e dependem dessa.
Nas páginas independentes, o que faz alusão à codificação é esta linha:
Código: [Selecionar]
<meta content="text/html; charset=ISO-8859-1" http-equiv="content-type">
Depois no Firefox, fui ver agora, e tem a codificação como
Código: [Selecionar]
OcidentalW/indows-1252). Esta é que é a codificação do arquivo?
Como pode ver os meus conhecimentos neste campo são limitados.

No dreamweaver eu escrevo uma palavra com acento e automaticamente ele codifica o carácter com o código ascii.

A minha perocupuação é se noutros países ou continentes, a página em "ISO-8859-1" vai aparecer correctamente mesmo que lá utilizem outra codificação?
Agora pergunto, se no código está lá a codificação em ascii, o acento vai aparecer sempre certo independentemente da zona do globo onde é vizualizado?

Obrigado.

David.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Kompozer e caracteres especiais / acentuação
« Resposta #9 Online: 27 de MAR?O de 2013, 14:57 »
Essa é a que o navegador usou, é basicamente ISO-8859-1, com alguns caracteres em locais diferentes. Pra saber como o arquivo está salvo, você tem que checar o que está configurado nos editores que usou (tem que ter certeza que todos usam o mesmo).

-- Contanto que você defina corretamente, e o usuário tenha fontes com os símbolos, sim.
-- Aquilo não é codificação em ascii: http://www.w3.org/TR/html4/charset.html#h-5.3.2

Offline yoramdavid

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Kompozer e caracteres especiais / acentuação
« Resposta #10 Online: 29 de MAR?O de 2013, 09:49 »
Obrigado irtigor.

Instalei o BlueGriffon noutra máquina onde funciona direito.
Descobri que se mudar a opção nas preferências>source do "output the following characters as entities:" para "All HTML 4 special characters", os caracteres especiais aparecem em código como eu quero.
Coisa estranha, tentei mais uma vez no outro computador e consigo mudar as preferências se clicar duas vezes em vez de uma. Posso viver com isso. :)
Não faz o split view código/Wysiwyg como o compzer mostrando a porção que se está a editar, mas se selecionar uma parte do texto, ele fica também selecionado no código.

Valeu, obrigado.
 :)

PS - tem como marcar como resolvido?

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Kompozer e caracteres especiais / acentuação
« Resposta #11 Online: 29 de MAR?O de 2013, 10:01 »
Você pode alterar o ícone da primeira mensagem pra "Solucionado", e/ou adicionar "[resolvido]" ao titulo.

Offline yoramdavid

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Kompozer e caracteres especiais / acentuação [resolvido]
« Resposta #12 Online: 29 de MAR?O de 2013, 10:04 »
Feito. Obrigado.