entao cara.quando vc instala um programa ele cria um atalho pro executavel que esta na pasta dele.na verdade quando vc esta instalando é so uma forma mais bonita de se copiar a pasta do programa e criar um atalho para o mesmo.entao vc tem que criar um atalho pro redeclise e coloca-lo no seu desktop.
para criar um atalho primeiro vc tem que criar um script para executar o programa.para criar esse script abra o seu editor de texto(gedit,abiword,libreoffice etc)
por exemplo:a pasta do redeclipse esta localizada em:/home/seunomedeusuario/Downloads/redeclipse
ok,entao no editor de texto,digite:
1-cd /home/seunomedeusuario/Downloads/redeclipse -esse comando ira navegar ate a pasta do redeclipse
2-./executavel(.bin)(.run)(sei la qual é o executavel. -esse comando(./executavel) ira abrir o redeclipse
3-salve o arquivo com extençao .sh ex:redeclipse.sh
4-de permissao de execuçao para esse arquivo .sh
se tudo correu bem quando vc clicar no script ira apareçer a opçao para executar em terminal,mostrar o arquivo,ou executar.depois coloque esse script aonde vc quizer e mude o icone dele.entretanto quando vc abrir ira apareçer esse menuzinho ai(executar em terminal,mostrar e executar),para que nao pareça vc teria que criar um atalho de verdade(nao que o meu n seja um atalho mas he um atalho simples).
basicamente é isso pra poder abrir o programa sem ir ate a pasta.
se quizer eu faço algums screenshots mais explicados caso n tenha entendido como fazer.qualker duvida é so perguntar.
e tambem desculpe por fazer pareçer complicado o texto que eu digitei aí em cima.