Autor Tópico: Re: Ubuntu 12.04.02 Não Inicializa (Vídeo? - Modo Gráfico?)  (Lida 3338 vezes)

Offline Samuel Ubuntu do Sur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • Um Caipira Apaixonado por Linux...
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04.02 Não Inicializa (Vídeo? - Modo Gráfico?)
« Online: 26 de MAR?O de 2013, 14:57 »
Olá Pessoal, bom dia! Escrevo esta mensagem um tanto perdido, pois após 02 anos de Linux/Ubuntu não passei por situação difícil igual a esta.

É o seguinte: tinha o 12.04.01 instalado e atualizando desde o lançamento. Pois no dia 22/03/2013 fiz uma atualização que vem marcada por padrão no sistema. Após isso, o sistema carregava até a tela de login, mas após fazer o login, ele não carregava modo gráfico e nem modo texto e nem nada.

Bom, resolvi reinstalar tudo, utilizando a iso do 12.04.02 do site do Ubuntu. Instalei no dia 23/03/2013 e tava com erro de "elf magic" na inicilização, resolvido com reinstalação do grub (visto aqui mesmo no fórum). Fiz então a primeira atualização do sistema e reiniciei: após isso, ele iniciava normalmente, mas, ao utilizar, precebi que a parte gráfica estava toda bixada, desconfigurando toda hora.

Viagem e hoje reinstalei tudo, porém, sem atualizar nada no sistema e sempre reiniciando o computador, tudo sem problemas. Gastei mais de 6 hs instalando meus programas, tudo sem problemas, funcinando perfeitamente, (incluindo a parte gráfica).

No final, utilizei o Ubuntu Tweak para remover pacotes desnecessários do sistema. (nunca tive problemas com isso). E aí... quando reiniciei, percebi que o computador inicia até aparecer "Ubuntu", carregando aqueles pontinhos e então a tela se desconfigura e o monitor perde o sinal de vídeo.

O que está acontendo? O que fazer? Por 03 vezes problemas com a parte gráfica de forma súbita (é o mesmo hardware durante os últimos 12 meses, sempre funcionando bem e rodando perfeitamente como live USB da cópia antiga do 12.04.01 - rodando neste momento quando escrevo).

Enfim, preciso da ajuda de vocês. Agradeço a atenção.
« Última modificação: 27 de MAR?O de 2013, 08:31 por Samuel Ubuntu do Sur »

Offline Samuel Ubuntu do Sur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • Um Caipira Apaixonado por Linux...
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04.02 Não Inicializa (Vídeo?)
« Resposta #1 Online: 27 de MAR?O de 2013, 08:30 »
Pessoal, fiz umas buscas para mostrar a configuração do hardware que tenho aqui (se tiver mais um comando interessante para isso podem me mandar, pois estes eu achei no site do ubuntu):

lspci
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family DRAM Controller (rev 09)
00:01.0 PCI bridge: Intel Corporation Xeon E3-1200/2nd Generation Core Processor Family PCI Express Root Port (rev 09)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller (rev 09)
00:16.0 Communication controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family MEI Controller #1 (rev 04)
00:1a.0 USB controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family USB Enhanced Host Controller #2 (rev 05)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family High Definition Audio Controller (rev 05)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 1 (rev b5)
00:1c.1 PCI bridge: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 2 (rev b5)
00:1c.2 PCI bridge: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 3 (rev b5)
00:1c.3 PCI bridge: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 4 (rev b5)
00:1c.4 PCI bridge: Intel Corporation 82801 PCI Bridge (rev b5)
00:1c.5 PCI bridge: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 6 (rev b5)
00:1d.0 USB controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family USB Enhanced Host Controller #1 (rev 05)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation H61 Express Chipset Family LPC Controller (rev 05)
00:1f.2 IDE interface: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family 4 port SATA IDE Controller (rev 05)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family SMBus Controller (rev 05)
00:1f.5 IDE interface: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family 2 port SATA IDE Controller (rev 05)
04:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168B PCI Express Gigabit Ethernet controller (rev 06)
06:00.0 PCI bridge: ASMedia Technology Inc. ASM1083/1085 PCIe to PCI Bridge (rev 01)
ss4@SDesk:~$ arch
x86_64
ss4@SDesk:~$

Lembrando que estou usando normalmente o computador através de uma iso (LiveUsb) com o 12.04.01 criada via systemback.
« Última modificação: 27 de MAR?O de 2013, 08:32 por Samuel Ubuntu do Sur »

clodoaldops

  • Visitante
Re: Ubuntu 12.04.02 Não Inicializa (Vídeo? - Modo Gráfico?)
« Resposta #2 Online: 27 de MAR?O de 2013, 09:14 »
1-qdo vc rodou o live-cd ou pendrive funcionou sem problemas?
2-vc atualizou logo após instalação e reiniciou o pc e continuou funcionando sem problemas?
-se a resposta for sim p/ as 2 perguntas o problema foi vc ter excluido algo "fundamental" mas que achou ser desnecessario
-pois seu hardware é compativel com ubuntu

Offline Samuel Ubuntu do Sur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • Um Caipira Apaixonado por Linux...
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04.02 Não Inicializa (Vídeo? - Modo Gráfico?)
« Resposta #3 Online: 27 de MAR?O de 2013, 12:15 »
Olá Clodoalps!

Estou fazendo tudo (tudo mesmo, incluindo rodar XP na VBox para captura de Lps neste exato momento que escrevo) via live USB. Tá tudo ótimo. E, aí que está a questão: não atualizei após a nova instalação porque depois que atualizei no dia 22/03 no sistema antigo não consegui inicializar mais e então após reinstalar do zero no dia 22 novamente deu biziu após a atualização - modo gráfico mt ruim)

No dia 26 fiz toda minha instalação nova sem atualizar, por medo de dar algo errado. A última coisa que fiz foi instalar o Virtual Box. Reiniciei o sistema, tudo ok. Depois, então, fui apagar os pacotes desnecessários com o ubuntu Tweak. Quando foi reiniciar, não passa mais daqueles 03 pontinhos...

Na verdade, não estou gostando nada dessa versão 12.04.02 (veja no tópico: http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,104114.0.html ). Tá osso consegui acertar as coisas, nunca tive problemas assim...

Offline Samuel Ubuntu do Sur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • Um Caipira Apaixonado por Linux...
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04.02 Não Inicializa (Vídeo? - Modo Gráfico?)
« Resposta #4 Online: 27 de MAR?O de 2013, 12:18 »
Só uma coisa: tem como entrar nessa instalação bixada antes de aparecer aqueles pontinhos (modo gráfico?) aparecer e fazer algum teste? Vai que dá para recuperar, eu tinha instalado tudo que precisava lá, 6 hs de trabalho e não quero perder... ainda bem que tenho as .isos personalizadas salvas...

E tem um detalhe que me esqueci: todas as vezes que reinstalei e reiniciei o computador após instalar a versão 12.04.02 do site do Ubuntu, após ligar o computador e passar a bios, aparecia 5 linhas: "file error... no mode video", que se desconfiguravam e depois carregava o sistema normalmente, todas as vezes. E isso não acontece nem com minha iso personalizadas e nem com o 12.04.01 previamente instalado. Tá estranho isso... eu deveria ter tirado uma foto disso para postar, mas não deu.
« Última modificação: 27 de MAR?O de 2013, 12:22 por Samuel Ubuntu do Sur »