Autor Tópico: Problema de não reconhecimento da placa wireless  (Lida 3493 vezes)

Offline Barata

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Problema de não reconhecimento da placa wireless
« Online: 28 de MAR?O de 2013, 15:28 »
Bom pessoal, estou com o seguinte problema: Liguei meu notebook hoje pela tarde e meu ubuntu 12.04 não está mais reconhecendo a placa de wireless, tanto que quando clico no ícone de conexão no canto superio, não aparece a opção "Habilitar rede sem fio", aparece apenas "Habilitar Rede". Ele reconhece apenas a de rede (estou usando no momento, cabeado).
Meu notebook é um Lg P430, ubuntu funciona perfeitamente (funcionava kk). A placa wireless é a RT3090 com o drive pra RT3090 (mudei, arrumei essa parte).

Bom, executei o seguinte comando: lspci -k | grep -i wireless -A 2
Não houve nenhum retorno, ou seja, acho que o drive não está carregado, não sei...

Digitei o comando: iwconfig
O retorno foi esse:
lo        no wireless extensions.

eth0      no wireless extensions.

Digitei o comando sudo lshw -C network
O retorno foi esse:
  *-network               
       descrição: Ethernet interface
       produto: RTL8111/8168B PCI Express Gigabit Ethernet controller
       fabricante: Realtek Semiconductor Co., Ltd.
       physical id: 0
       informações do barramento: pci@0000:01:00.0
       nome lógico: eth0
       versão: 06
       serial: b8:70:f4:b8:bd:f5
       tamanho: 100Mbit/s
       capacidade: 1Gbit/s
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm msi pciexpress msix vpd bus_master cap_list ethernet physical tp mii 10bt 10bt-fd 100bt 100bt-fd 1000bt 1000bt-fd autonegotiation
       configuração: autonegotiation=on broadcast=yes driver=r8169 driverversion=2.3LK-NAPI duplex=full firmware=rtl8168e-3_0.0.4 03/27/12 ip=192.168.1.3 latency=0 link=yes multicast=yes port=MII speed=100Mbit/s
       recursos: irq:41 ioport:2000(tamanho=256) memória:e8404000-e8404fff memória:e8400000-e8403fff


O comando "rfkill list wifi" também não me retornou nada.

Bom, espero que alguém possa me ajudar, ficarei muito grato!
Ah, e ontem a tarde eu o utilizei normalmente, joguei meu urban terror normal...

Offline jeflui

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 745
    • Ver perfil
Re: Problema de não reconhecimento da placa wireless
« Resposta #1 Online: 28 de MAR?O de 2013, 16:40 »
Pode fazer apenas:
Código: [Selecionar]
lspci | grep -i wireless

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problema de não reconhecimento da placa wireless
« Resposta #2 Online: 28 de MAR?O de 2013, 17:39 »
Citar
Bom, executei o seguinte comando: lspci -k | grep -i wireless -A 2
Não houve nenhum retorno, ou seja, acho que o drive não está carregado, não sei...
O driver não estar carregado não iria alterar a saída do comando "lspci". E o "lshw" iria encontrar sua wireless, apenas indicando que o driver não está carregado (status "UNCLAIMED").

Das duas uma: ou seu kernel simplesmente não dá suporte a esse dispositivo, no caso de vc ter colocado algum kernel fora do padrão, ou seu dispositivo está totalmente desconectado (mau contato ou coisa pior).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Barata

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Problema de não reconhecimento da placa wireless
« Resposta #3 Online: 31 de MAR?O de 2013, 00:35 »
Vou reinstalar o sistema, pode ter sido alguma atualização que eu fiz... porque eu estava usando de boa!
Nessa semana retorno a vocês, desde já, obrigado!
« Última modificação: 31 de MAR?O de 2013, 00:37 por Barata »