Autor Tópico: Win 7 ( dual boot ubuntu 12.04) com partição efi parou de dar boot . Resolvido  (Lida 12323 vezes)

Offline beagle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 143
    • Ver perfil
    • macyoshi
Re: Win 7 ( dual boot ubuntu 12.04) com partição efi parou de dar boot . Resolvido
« Resposta #15 Online: 05 de Fevereiro de 2015, 02:53 »
Qual o nome do programa que o ARTHUR mencionou? VIsto que o mediafire esta com o link expirado!! Dono do topico poderia nos ajudar?? To com o mesmo proboelam.
Acesse meu blog! https://macyoshiblog.wordpress.com/
Muitas novidades sobre windows, linux, macos e android!

Offline jcgarces

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 361
  • É a minha cara.
    • Ver perfil
Re: Win 7 ( dual boot ubuntu 12.04) com partição efi parou de dar boot . Resolvido
« Resposta #16 Online: 05 de Fevereiro de 2015, 19:37 »
Qual é o problema : Recuperar o boot do Windows ( 7 , 8 ), do Ubuntu?

Tente:

http://sourceforge.net/projects/boot-repair-cd/files/

Ou remover o GPT ?.

Citar
  http://my.opera.com/maxwelleite/blog/2012/01/12/removendo-o-maltido-gpt-do-hd

O link parece estar com problemas:

Citar


Removendo o maltido GPT do HD

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012 17:08:58

hardware, linux, dica, gpt, windows, howto
O que é GPT?

Resumindo, a Partição GPT (Tabela de partições GUID) foi desenvolvida para solucionar problemas de tamanho conhecidos da partição MBR (Master Boot Record); o tamanho máximo de uma partição MBR é de 2 Terabytes (também). As partições GPT permitem que esse limite seja excedido. Então, a partição GPT só é necessária para HD de mais de 2 Terabytes (também).

** OBS **: Não me responsabilizo por qualquer dano feito por mal uso dos comando abaixo. Pois para remover o GPT de um HD necessita o mesmo ser todo apagado. Por isso, antes de tudo, faça um backup caso tenha algo dentro do HD com GPT.


Vamos ao que interessa, como remover o GPT:

No Linux/Unix:

Antes tudo tem se saber o caminho do disco usando o comando:

sudo fdisk -l

Provamente se o fdisk mostrar uma mensagem como essa:

WARNING: GPT (GUID Partition Table) detected on '/dev/sda'! The util fdisk doesn't support GPT. Use GNU Parted.

Significa que o disco localizado em "/dev/sda" tem o GPT. Assim já podemos prosseguir com remoção:

1. No terminal (CTRL+ALT+T).
2. Digite "sudo parted /dev/<devicename>", usualmente "sudo parted /dev/sda" como encontramos acima.
3. Dentro do 'parted' digite "mktable":
 -> Table type: msdos
 -> Destroy data: yes
 -> quit

4. O GPT agora foi removido.

 No Windows Vista/7/2008/BartPE/WinPE/WinXP Live:

Metodo 1º:

Basta seguir o site abaixo. Tem até um video tutorial:

Seagate: Solucionando Problemas da partição GPT

Metodo 2º:

1. Faça o boot com o DVD/CD de instalação do Windows.
2. Clique "Instalar" mas não siga com a instalação.
3. Pressione SHIFT-F10 para ir pro console.
4. Digite "diskpart"
5. Dentro do 'diskpart' digite:
 -> list disk (Para localizar o disco que você quer converter)
 -> select disk 0 (Seleciona o disco "0" de acordo com a lista)
 -> convert mbr (Pode demorar um pouco. Se por exemplo, não remover o GPT, tentar o comando "clean")
 -> quit

Update (08/04/13): O link do tutorial da Seagate foi corrigido.

Fonte:
http://www.digital52.com/help/gptremoval.html




Observe a citação: OBS **: Não me responsabilizo por qualquer dano feito por mal uso dos comando abaixo. Pois para remover o GPT de um HD necessita o mesmo ser todo apagado. Por isso, antes de tudo, faça um backup caso tenha algo dentro do HD com GPT.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,104662.0.html

OBS: Vale lembrar que depois desse procedimento a partição de reparo não funcionou mais.


Abraços.
 
Botafogo de Coração

Offline beagle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 143
    • Ver perfil
    • macyoshi
Re: Win 7 ( dual boot ubuntu 12.04) com partição efi parou de dar boot . Resolvido
« Resposta #17 Online: 05 de Fevereiro de 2015, 20:07 »
Eu acabei de desistir de deixar o 7 + linux.

Simplesmente porque eu tentei colocar o windows, depois o linux. Como sempre fiz. Deixava uma particao pronta pra so entra ron live do linux e instalar la.. assim o grub ja gerenciava tudo direitinho.
Mas comecou o meu problema quando o linux mostrava o DISCO INTEIRo como sendo UM SO, sem particoes.
Entao meu disco ja estava no formato MBR, e nao GPT... o diskpart dizia estar em MBR.
Tentando mais vezes.. entao no linux venho a descobrir dando a linha de comando sudo fdisk -l que na verdade o meu disco estava com aqueles 100MB iniciais do windows em GPT e o restante do HD onde esta instalado o windows em MBR...
Entao a duvida era, como que o windows me coloca os 100mb em gpt e o disco restante em mbr? o note eh com a uefi.
Dai resolvi apelar, formatei geral. Botei linux. E deixei uma particao grande em branco para o windows.
Instalei o windows.
Ele zuou o grub, ate ai tudo bem. mas agora ambos sistemas estavam instalados.
Procurando como ajeitar o grub, tentei milhares de turorias e nenhum funcionou. Sempre dando erro.
Resolveu quando mandei atualizar o grub pela internet..
dai consegui entrar de novo no linux... POREM no windows nao entrou mais dando o erro 0x7 algo assim.. no such nao sei o que la..
dai desisti larguei de mao e botei so o 7 no note e deixei quieto. Fiquei dias ajeitando isso, nessa ultima dava esse erro a tela ficava preta mas dava o barulhinho de login do windwos 7... loucura total.

acontece que no fdisk do linux ANTES dizia que o disco tava em GPT., nmas era so os 100mb iniciais...
Se alguem souber como ajeitar ou conseguir instalar win7+ linux num notebook com uefi.. seria otimo mas desisti!!
Acesse meu blog! https://macyoshiblog.wordpress.com/
Muitas novidades sobre windows, linux, macos e android!

Offline jcgarces

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 361
  • É a minha cara.
    • Ver perfil
Re: Win 7 ( dual boot ubuntu 12.04) com partição efi parou de dar boot . Resolvido
« Resposta #18 Online: 05 de Fevereiro de 2015, 21:02 »
Você tentou remover o GPT ?  ( Caso esteja em GPT )Tente pelo método 2 , mas veja que vai apagar todo o disco .

Faça um Backup dos seus arquivos antes.

Depois instale o windows 7 e o ubuntu.

Abraços.


Botafogo de Coração

Offline beagle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 143
    • Ver perfil
    • macyoshi
Re: Win 7 ( dual boot ubuntu 12.04) com partição efi parou de dar boot . Resolvido
« Resposta #19 Online: 05 de Fevereiro de 2015, 22:46 »
Tentei sim. Removi o GPT, instalei o windows. Mas ai quando vou instalar o linux diz que o disco nao pode instalar pq ta em GPT.. dai listando os volumes a particao C esta em MBR e a particao de SISTEMA (aqula de 100mb do  windows) esta em GPT... dai nao tenho como formatar. So instalando SO linux inteiro no HD... visto que cada vez que instalo o windows ele faz isso. Dai o que resta eh instalar o linux ANTES. e o windows depois. Zuando o grub, dai eu ajeito isso. E o windows nao entra mais dai... da tela preta depois que escolhe o windows no GRUB. Desisti.. queria tanto por linux ali...
Acesse meu blog! https://macyoshiblog.wordpress.com/
Muitas novidades sobre windows, linux, macos e android!

Offline jcgarces

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 361
  • É a minha cara.
    • Ver perfil
Re: Win 7 ( dual boot ubuntu 12.04) com partição efi parou de dar boot . Resolvido
« Resposta #20 Online: 06 de Fevereiro de 2015, 01:05 »
Botafogo de Coração

Offline antoniodosantosor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
    • Ver perfil
Re: Win 7 ( dual boot ubuntu 12.04) com partição efi parou de dar boot . Resolvido
« Resposta #21 Online: 06 de Fevereiro de 2015, 14:10 »
Após várias tentativa de recuperar o GRUB, esta foi a melhor e mais simples:

Como recuperar o grub com o Boot-Repair:- Abaixo os passos necessário para recuperar o grub do Ubuntu após a instalação do segundo sistema operacional:
inicie o computador com um Ubuntu live-CD ou live-USB; escolha a opção “Try Ubuntu” e garanta o acesso a internet para baixar alguns pacotes;
abra o Terminal e digite:

sudo add-apt-repository ppa:yannubuntu/boot-repair && sudo apt-get update
sudo apt-get install -y boot-repair && (boot-repair &)

Clique em “Recommended repair” e aguarde a execução da análise e reparo. Caso ocorra o pior uma resumo sobre suas informações de boot serão copiadas para paste.ubuntu.com e assim você pode enviar esta URL para obter suporte com a comunidade Linux.

Offline jcgarces

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 361
  • É a minha cara.
    • Ver perfil
Re: Win 7 ( dual boot ubuntu 12.04) com partição efi parou de dar boot . Resolvido
« Resposta #22 Online: 18 de Fevereiro de 2015, 12:04 »
Qual o nome do programa que o ARTHUR mencionou? VIsto que o mediafire esta com o link expirado!! Dono do topico poderia nos ajudar?? To com o mesmo proboelam.

http://cloud.addictivetips.com/wp-content/uploads/2009/Windows%207%20x64%20Recovery%20Disc.iso

OBS: Disponibilizado pelo Amigo  Arthur Bernardes

Boa sorte.

Abraços.
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2015, 12:07 por jcgarces »
Botafogo de Coração