Autor Tópico: Problemas com o Virtualbox 4.2.10 r84104 no Ubuntu 12.04 LTS  (Lida 4483 vezes)

Offline asb2705

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Problemas com o Virtualbox 4.2.10 r84104 no Ubuntu 12.04 LTS
« Online: 05 de Abril de 2013, 09:06 »
Prezados Amigos do Software Livre,
Sou novato no mundo do SW... E preciso de ajuda...
Estou com um probleminha que tenho tentado resolver, consultando o Google, sem sucesso. Por isso recorri ao Fórum. Resolvi escrever isso antes que alguém me mande buscar minhas dúvidas no Google de novo...
Bem, vamos lá....
Estou tentando usar o Virtualbox aqui no Ubuntu 12.04 LTS a fim de criar uns servidores para alguns testes...

- Meu PC é um 64-bits (HP Compaq Elite 8300 STF). Após o cmdo >sudo cat proc/cpuinfo, me mostra como resultado >model name: Intel(R) Core(TM) i5-3570 CPU @ 3.40GHz;

- Adicionei a seguinte linha no arquivo sources.list > deb http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian precise contrib

- Executei o comando >sudo apt-get update, gerei a chave e instalei o Virtualbox 4.2.10 r84104 no Ubuntu 12.04 LTS;

- Instalação do VB feita com sucesso!!! Meu problema começou ao criar VM's de 64-bits, pois aparece a seguinte mensagem:
"a aceleração de hardware VT-x/AMD-V hardware acceleration foi habilitada, mas não está operacional. O sistema operacional convidado de 64 bits irá falhar ao tentar detectar uma CPU 64 bits e não conseguirá iniciar.
Verifique se você habilitou as opções de VT-x/AMD-V na BIOS da máquina hospedeira."

- Já verifiquei no setup do meu PC se há algo a ser habilitado para VM's. Já virei do avesso e não encontrei nenhuma opção do tipo. No VB, em Configurações>Sistema>Aceleração, as duas opções estão marcadas e ainda sim a mensagem continua aparecendo...

Será que alguém pode me ajudar?! Desde já agradeço imensamente.

asb2705
Brasília/DF

Offline Tota

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Problemas com o Virtualbox 4.2.10 r84104 no Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #1 Online: 05 de Abril de 2013, 09:21 »
Ola

Comece informando se instalou o Oracle VM VirtualBox Extension Pack

Informe também se consegue instalar o hospedeiro sem as opções marcadas.

Para habilitar, só pela BIOS => https://access.redhat.com/site/documentation/en-US/Red_Hat_Enterprise_Linux/6/html/Virtualization_Administration_Guide/sect-Virtualization-Troubleshooting-Enabling_Intel_VT_and_AMD_V_virtualization_hardware_extensions_in_BIOS.html

[]'s

Offline selvaking

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 05 de Abril de 2013, 10:10 »
Ola

Comece informando se instalou o Oracle VM VirtualBox Extension Pack

Informe também se consegue instalar o hospedeiro sem as opções marcadas.

Para habilitar, só pela BIOS => https://access.redhat.com/site/documentation/en-US/Red_Hat_Enterprise_Linux/6/html/Virtualization_Administration_Guide/sect-Virtualization-Troubleshooting-Enabling_Intel_VT_and_AMD_V_virtualization_hardware_extensions_in_BIOS.html

[]'s

Confirmando o que o Tota falou.
Instale o VirtualBox 4.2.10 Oracle VM VirtualBox Extension Pack.

Use o comando abaixo pra saber se as opções de VT-x/AMD-V na BIOS da máquina hospedeira estão habilitadas.
Código: [Selecionar]
cat /proc/cpuinfo |grep -E "vmx|svm"
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline asb2705

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 05 de Abril de 2013, 10:18 »
Olá!
Segui as orientações do amigo Tota, reforçadas pelo nobre selvaking e deu tudo certo! FUNFOU!
Esse artigo da Red Hat (Santa Red Hat!) é muito bom! Vai para minha coleção de coisas que funcionam...
Percebi que ainda não havia explorado todos os "cantos" do setup do meu PC... Seguindo o artigo, encontrei as opções e as habilitei. Deu Certo!
Muito obrigado aos amigos! Contem comigo...

asb2705
Brasília/DF

Offline selvaking

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 05 de Abril de 2013, 10:47 »
Beleza!

Edita o texto do tópico colocando (Resolvido)
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049