Autor Tópico: Problemas de Inicialização e Sistema de Arquivos.  (Lida 2363 vezes)

Offline NBPX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 179
    • Ver perfil
Problemas de Inicialização e Sistema de Arquivos.
« Online: 15 de Abril de 2013, 17:14 »
Ubuntu 12.10 pede frequentemente para verificar os discos quando inicializa. O problema é que ele não dá sinais de que está verificando mesmo. Acabo pulando a verificação para entrar no sistema.

O problema é que agora estou sem permissão para modificar arquivos em disco e o Firefox não abre. As vezes o Chromium também não. No caso do Firefox aparece uma mensagem dizendo que já está aberto e pedindo para fechá-lo. Só que ele não está aberto.

Hoje fui ligar o sistema, através do Windows 7, e apareceu aquela tela preta com texto solicitando correções no disco. Corrigi e ok. Depois que entrei no Ubuntu este problema apareceu.

O Ubuntu está instalado com o Wubi, mas está em uma partição separada daquela do Windows, então deduzo que o problema não é com ele.

Tá difícil para mim. O Ubuntu anda com o mesmo nível de instabilidade que o Windows XP. Eu prefiro ele porque a experiência de uso é melhor para mim, mas tenho que reinstalar a cada três meses por um problema ou outro. E o pior é que esta instalação é recente. Não tenho tempo para ficar corrigindo erros o tempo todo por causa do trabalho e da faculdade.
« Última modificação: 15 de Abril de 2013, 17:27 por NBPX »

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Problemas de Inicialização e Sistema de Arquivos.
« Resposta #1 Online: 15 de Abril de 2013, 17:39 »
ola

bem a culpa em si não e do ubuntu

e da forma que você o instalou no caso o wubi

bem o wubi caro colega e uma pessima opção pois ha uma perca desenpenho

notavel tente instalar pelo metodo tradicional.
ubuntu 12.04

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Problemas de Inicialização e Sistema de Arquivos.
« Resposta #2 Online: 15 de Abril de 2013, 17:49 »
O amigo falou, o Wubi é uma péssima opção, acaba com o desempenho do Ubuntu.

Separe uma partição do seu HD (pode usar o Gparted em Live CD/USB para isso, pesquise aqui no Fórum, tem muito material sobre isso) e instale o sistema em Dual Boot, e instale a versão 12.04 que está bem mais estável.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Problemas de Inicialização e Sistema de Arquivos.
« Resposta #3 Online: 15 de Abril de 2013, 18:01 »
O Ubuntu está instalado com o Wubi, mas está em uma partição separada daquela do Windows, então deduzo que o problema não é com ele.

Ola

O fato de estar em partição separada não elimina o fato do Ubuntu estar rodando dentro do Windows em partição NTFS.

É provável que ao instalar o Ubuntu dentro do windows, este estivesse com o disco "sujo"e fragmentado. Ao corrigir, o "Arquivo Gigante" criado pelo wuby dentro do Windows o deixou capenga, mas não acredito muito nisto.

O wubi só deixa o sistema mais lento, mas para testar o sistema é uma boa opção, já que pode remover o Ubuntu indo no windows no adicionar/remover do painel de controle.

Porém se seu hd está ruim com bad sectors, é possivel que o Ubuntu encontre dificuldades, pois ele
é para o Windows um arquivo dinâmico (cresce e diminui de tamanho) e pode estar tentando usar partes ruins do disco.

O problema é que agora estou sem permissão para modificar arquivos em disco e o Firefox não abre. As vezes o Chromium também não. No caso do Firefox aparece uma mensagem dizendo que já está aberto e pedindo para fechá-lo. Só que ele não está aberto.

Isto não tem nada a ver com o Wubi, pode ser problemas internos no seu Ubuntu. Informe o erro para "agora estou sem permissão para modificar arquivos em disco"

Informe se ao abrir o firefox ou o chromium, seu hd fica piscando indefinidamente (Bad sectors, lembra?), ou reinstale os navgadores para testar.

Tá difícil para mim. O Ubuntu anda com o mesmo nível de instabilidade que o Windows XP.

Bem, se é assim, está ótimo, pois o XP foi o sistema mais estável de toda a história da Microsoft.

mas tenho que reinstalar a cada três meses por um problema ou outro. E o pior é que esta instalação é recente. Não tenho tempo para ficar corrigindo erros o tempo todo por causa do trabalho e da faculdade

Instalar a cada tres meses o windows é chato mesmo, mas é do sistema operacional. Já o Ubuntu como qualquer GNU/Linux não precisa ser reinstalado nunca, salvo falhas de hardware.

Tenho maquinas rodando o Ubuntu a 5 anos sem desligar, só reinicalizando por atualizações.

Quanto a não ter tempo para cuidar do sistema, aconselho então optar por um sistema apenas. Seja Linux ou windows, pois o tempo de manutenção será bem mais reduzido cuidando de um sistema apenas.

Se precisa de dois sistemas, e tem máquina potente, instale o Ubuntu e virtualize o Windows nele.

Voce cria um cd do Ubuntu personalizado e mantém uma copia do dosco virtual do windows.

Se precisar reinstalar, em meia hora o serviço estará completo.

[]'s

Offline NBPX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 179
    • Ver perfil
Re: Problemas de Inicialização e Sistema de Arquivos.
« Resposta #4 Online: 15 de Abril de 2013, 18:47 »
É provável que ao instalar o Ubuntu dentro do windows, este estivesse com o disco "sujo"e fragmentado. Ao corrigir, o "Arquivo Gigante" criado pelo wuby dentro do Windows o deixou capenga, mas não acredito muito nisto.

Na verdade eu desfragmentei a partição do Windows antes de instalar o Ubuntu pelo Wubi.

O wubi só deixa o sistema mais lento, mas para testar o sistema é uma boa opção, já que pode remover o Ubuntu indo no windows no adicionar/remover do painel de controle.

Por enquanto ele tá com um desempenho razoavelmente satisfatório. Mas estou começando a pensar em fazer uma instalação de verdade mesmo. Se for melhorar as coisas tá valendo.

Informe o erro para "agora estou sem permissão para modificar arquivos em disco"

Informe se ao abrir o firefox ou o chromium, seu hd fica piscando indefinidamente (Bad sectors, lembra?), ou reinstale os navgadores para testar.

Foi eu falar e voltou ao normal... :-[

Eu deixei executar a verificação uma vez até o final e quando o sistema iniciou os erros persistiram. Mas agora estou conseguindo novamente. Tinha reiniciado novamente, mas como a solicitação de verificação persistiu apenas ignorei ela.

O erro que aparecia, no caso do sistema de arquivos, consistia em não conseguir deletar alguns arquivos, por exemplo, mas não aparecia mensagem de erro nenhuma. Eventualmente aparecia um cadeado nos arquivos e pastas, mas não era algo constante. Ao tentar abrir arquivos do Libreoffice, este começava a carregar e depois fechava sem avisar.

No caso do Firefox eu não lembro da mensagem, mas agora voltou a funcionar também.

Bem, se é assim, está ótimo, pois o XP foi o sistema mais estável de toda a história da Microsoft.

Desculpe, eu quis dizer que para mim ele parece com o XP. Fui editar e comi essa parte da resposta sem perceber. No meu caso o Windows XP era uma desgraça. O Windows 7 está mais estável, segundo meu uso. Pelo menos não preciso formatar o sistema. No máximo criar uma nova conta de usuário que é como se o sistema fosse zerado. Mas na época do XP eu tinha dor de cabeça direto. Não estou afirmando que seja um problema para todos os usuários. Estou me baseando apenas no meu uso pessoal.

Instalar a cada tres meses o windows é chato mesmo, mas é do sistema operacional. Já o Ubuntu como qualquer GNU/Linux não precisa ser reinstalado nunca, salvo falhas de hardware.

O problema é esse. Da última vez o sistema começou a ficar tão lento, e a congelar que achei mais fácil reinstalar do que ficar procurando solução. As janelas ficavam escuras repentinamente e o sistema ficava lento. E o negócio estava ficando pior com o tempo. Cada vez os congelamentos duravam mais. Agora está uma beleza, tirando esse problema.

Tenho maquinas rodando o Ubuntu a 5 anos sem desligar, só reinicalizando por atualizações.

Me passa a receita. Você usa para quê? Servidor, desktop? Eu uso como desktop. Eu já tentei o Kubuntu, porque era mais customizável, mas sempre dava algum probleminha também. Ai desisti e fui usar o Ubuntu. Acabei gostando. Mas parece que atraio problemas. Devo ser azarado.  :'(

Quanto a não ter tempo para cuidar do sistema, aconselho então optar por um sistema apenas. Seja Linux ou windows, pois o tempo de manutenção será bem mais reduzido cuidando de um sistema apenas.

O Windows 7 não anda dando tanto problema ultimamente. O meu problema é que estou em época de provas e trabalhos na faculdade. Se fosse a algumas semanas ou meses atrás seria tranquilo. Eu quero ter os dois sistemas. Talvez mais de dois. Eu só uso o Windows quase que por causa dos jogos e para alguns softwares que uso mais raramente e que só existem nele. Se não fosse isso teria apenas o Ubuntu instalado porque o uso é mais agradável para mim, tirando eventuais problemas, é claro. Eu não quero deixar de usar o Ubuntu e preciso do Windows.

Se precisa de dois sistemas, e tem máquina potente, instale o Ubuntu e virtualize o Windows nele.
Voce cria um cd do Ubuntu personalizado e mantém uma copia do dosco virtual do windows.

A julgar pelo que citei acima não seria uma boa ideia.


Vou fazer mais uns testes e depois aviso o resultado.


Edit: O problema persiste...

Edit 2: Voltou ao normal novamente...

Edit 3:  O problema persiste...

Conclusão. O problema é intermitente.
« Última modificação: 15 de Abril de 2013, 19:23 por NBPX »

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Problemas de Inicialização e Sistema de Arquivos.
« Resposta #5 Online: 15 de Abril de 2013, 19:10 »
Citar
O Ubuntu anda com o mesmo nível de instabilidade que o Windows XP.

Não querendo aqui dar uma de "Advogado do Diabo", mas das vezes que usei Windows XP ele era bem estável, cara. Ainda mais se tivesse o SP3 instalado, e todas as atualizações em dia.  :)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problemas de Inicialização e Sistema de Arquivos.
« Resposta #6 Online: 15 de Abril de 2013, 23:42 »
Citar
Mas estou começando a pensar em fazer uma instalação de verdade mesmo. Se for melhorar as coisas tá valendo.
Demorou.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jards

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: Problemas de Inicialização e Sistema de Arquivos.
« Resposta #7 Online: 16 de Abril de 2013, 13:24 »
Meu bom camarada, instale do zero, com certeza será uma melhor opção. O wubi, como foi dito, não é para você, é para alguém que quer dar uma testada descompromissada e tem medo de uma alteração muito grande.

E outra coisa:
Seu computador é bom em RAM?
Se não for, o ubuntu pode realmente ser algo tão pesado quanto o XP é para computadores modestos.
Já ouviu falar de outros ambientes gráficos?

Sugiro que baixe o lubuntu. O xubuntu também poderia ser uma opção, mas não tão mais leve (existem várias outras opções, busque no fórum), instale num pen drive e teste. O LXDE é bastante leve, já foi uma boa solução pra mim ao usar um notebook antigo. O xp demorava uns 15 minutos pra iniciar, fora de brincadeira. Tudo bem, era um computador bem judiado pelo dono antigo e uma instalação bem velha, mas ao instalar o xubuntu demorava poucos segundos pra abrir tudo. Na época o lubuntu era um pouco mais duro (minha impressão), e o xubuntu me servia melhor.
Hoje o lubuntu é uma versão oficialmente suportada, e com isso muita coisa está mais palatável para usuários normais-não-tão-nerds (como eu). A compatibilidade com placas de rede, scanner e coisas proprietárias tbm melhorou. Ouvi amigos dizendo sobre estar mais fácil de customizar, eu mesmo não sei pois não fiz tanta coisa nesse sentido.

Boa sorte.

Offline NBPX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 179
    • Ver perfil
Re: Problemas de Inicialização e Sistema de Arquivos.
« Resposta #8 Online: 17 de Abril de 2013, 18:12 »
Meu notebook tem 4GB de RAM. Comprei um notebook para jogar (sem gráficos no máximo  :P).



Eu conheço outros ambientes gráficos. Mas eu gostei mais da Unity. E até para resolver dúvidas me parece mais fácil usando o Ubuntu por ele ser bem mais comum e parecer ter várias questões já respondidas e mais usuários. Em uma situação normal o Ubuntu tem um desempenho satisfatório no meu PC e inicia bem rápido.

Eu gosto do Ubuntu (quase) do jeito que ele está. Só quero ter menos dor de cabeça e sei que isso é possível. Só falta conseguir.

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Problemas de Inicialização e Sistema de Arquivos.
« Resposta #9 Online: 17 de Abril de 2013, 19:34 »
Impossível não ter dor de cabeça usando o Wubi.

Wubi tem Windows por baixo dos panos.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049