Autor Tópico: [Resolvido]Excluir Ponto de Montagem de pen drive  (Lida 3245 vezes)

Offline castilhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
[Resolvido]Excluir Ponto de Montagem de pen drive
« Online: 12 de Abril de 2013, 19:23 »
Bom Amigos, há um ponto de montagem de pendrive que toda vez que inicio o PC, dá erro tipo:

Não foi possível montar a unidade San precione S par ignorar ou m para corrigir manualmente.

Bom esse ponto Imagino que seja uma pasta localiza no caminho:

home/mnt/San

porém não consigo excluir . não utilizo esse ponto de montagem.


Como excluir visto que é protegida?

Abraços
« Última modificação: 17 de Abril de 2013, 22:30 por castilhos »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Excluir Ponto de Montagem de pen drive
« Resposta #1 Online: 12 de Abril de 2013, 20:24 »
Como excluir visto que é protegida?

Ola,

Acredito que já tenha ouvido falar do root.

O root te dá superpoderes.

Assim, entre em terminal e use
Código: [Selecionar]
sudo nautilus
Cuidado, não mexa onde não sabe. Usar o Gerenciador de arquivos como root pode destruir seu sistema

A pasta /mnt não é utilizada no Ubuntu, é mantida apenas por uma compatibilidade do POSIX.

O Ubuntu utiliza a pasta /media como ponto de montagem de dispositivos de armazenamento.

Assim, explique em detalhes o que fez e porque criou um link chamado San na pasta /mnt e se declarou este ponto de montagem no arquivo fstab ou se o sistema monta automaticamente em mtab.

Pela sua informação, seu pendrive deve ter mesmo são erros no sistema de arquivos.

Como pendrives utilizam FAT ou FAT32, plugue o pendrive numa maquina com Windows e faça um scandisk completo nele por duas(2) vezes.

Depois desmonte corretamente e plugue no Ubuntu que deve funcionar, sem mexer em /mnt

Ou se desejar, leia e procure por E2Fsck para reparar seu pendrive pelo Ubuntu.=> http://askubuntu.com/questions/147228/how-to-repair-a-corrupted-fat32-file-system

A propósito, qual é a versão do seu Ubuntu?

[]'s
« Última modificação: 12 de Abril de 2013, 20:26 por Tota »

Offline castilhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Excluir Ponto de Montagem de pen drive
« Resposta #2 Online: 13 de Abril de 2013, 15:53 »
Bom Amigo, acho que não fui totalmente claro... ;D


Não há erro com meu pendrive, ele monta beleza, o que ocorre é que há esse erro toda a vez que ligo o PC. Diz que não foi possivel montar a unidade San e pede para eu clicar S pra ignorar ou M para corrigir.Porém o Pen Drive monta normal.

lembrando que dentro da pasta mnt há três pastas.

1 HD Externo
2 Pendrive
3 San

Tenho dois pendrives um San Disk um fuleirinho e tenho o HD Externo, todos montam, mas ha esse erro.


Na pasta que citou tem pastas noemadas Floppy, Floppy0, pasta com nome do usuário e duas pastas bloqueadas chamada:guest-lkkkri e guest-nbslkb.

Uso Ubuntu 12.10

Não vou excluir ainda, vou aguardar sua dica...

Abraços e obrigado pelo suporte

« Última modificação: 13 de Abril de 2013, 15:55 por castilhos »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Excluir Ponto de Montagem de pen drive
« Resposta #3 Online: 15 de Abril de 2013, 11:19 »
Olá castilhos,

Essa mensagem aparece pq você adicionou o ponto de montagem ao arquivo /etc/fstab. Você pode confirmar isso com o comando abaixo, sem alterar nada em sua máquina:

grep -i san /etc/fstab

Observe que não é necessário mexer no arquivo /etc/fstab para usar pendrives; o sistema, atualmente, é capaz de reconhecer o nome de volume, criá-lo automaticamente em "/media" e montar o pendrive com todas as permissões necessárias, quando este é conectado.

Se confirmar que o pendrive foi adicionado ao arquivo fstab, você pode resolver o problema de duas formas; uma, simples, é desativando ou removendo a linha relativa ao pendrive do arquivo. A outra é adicionando a opção "noauto" a essa linha, de forma que o sistema não tente montá-lo durante o boot.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline castilhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Excluir Ponto de Montagem de pen drive
« Resposta #4 Online: 16 de Abril de 2013, 22:29 »
Ok amigo, realmente é listado.


Qual arquivo edito, para desativa-lo?



Abraços e Obrigado pelo suporte.

Offline Raul Liota da Rosa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: Excluir Ponto de Montagem de pen drive
« Resposta #5 Online: 17 de Abril de 2013, 00:56 »
O arquivo é o /etc/fstab

Lembrando a dica do zekkerj, você pode apenas desabilitar (comentar) a linha que está fazendo referência ao ponto de montagem do pendrive, para isto basta colocar um # na frente da linha, ou você pode excluir a linha, eu lhe aconselho a primeiro a comentar para testar primeiro e se funcionar ai sim pode apagar ela sem medo, ou ainda pode apenas colocar a opção "noauto" no final dessa linha para fazer com que esse ponto não monte na inicialização.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Excluir Ponto de Montagem de pen drive
« Resposta #6 Online: 17 de Abril de 2013, 10:03 »
Tinha um programa que fazia isso pra vc --- mas quem diz que eu consigo lembrar o nome? :(

estou ficando velho, meninos... minha memória RAM não é mais a mesma.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline castilhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Excluir Ponto de Montagem de pen drive
« Resposta #7 Online: 17 de Abril de 2013, 22:30 »
Tinha um programa que fazia isso pra vc --- mas quem diz que eu consigo lembrar o nome? :(

estou ficando velho, meninos... minha memória RAM não é mais a mesma.

O arquivo é o /etc/fstab

Lembrando a dica do zekkerj, você pode apenas desabilitar (comentar) a linha que está fazendo referência ao ponto de montagem do pendrive, para isto basta colocar um # na frente da linha, ou você pode excluir a linha, eu lhe aconselho a primeiro a comentar para testar primeiro e se funcionar ai sim pode apagar ela sem medo, ou ainda pode apenas colocar a opção "noauto" no final dessa linha para fazer com que esse ponto não monte na inicialização.


Ok Amigos consegui excluindo a linha que fazia  referencia à ele. reiniciei e funcionou legal.

Obrigado pelo suporte


Abraços