Autor Tópico: [Resolvido] Não consigo mais ter dual boot: ou Win 7 ou Ubuntu  (Lida 4171 vezes)

Offline auguzto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
[Resolvido] Não consigo mais ter dual boot: ou Win 7 ou Ubuntu
« Online: 14 de Abril de 2013, 15:03 »
Na última instalação que fiz do Ubuntu (12.10) continuei com o menu dual-boot, mas pra minha surpresa não podia mais entrar no Windows 7, dava "Bootmgr is missing".

Se restauro o boot do Windows 7 com CD de instalação, não consigo mais entrar no Ubuntu. Some o GRUB.

Se restauro o GRUB usando Live CD do Ubuntu, não consigo mais entrar no Windows 7 ("Bootmgr is missing").

A pergunta: como posso voltar a ter novamente os 2 sistemas?

Obrigado.
« Última modificação: 24 de Abril de 2013, 16:49 por auguzto »

Offline jards

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: Não consigo mais ter dual boot: ou Win 7 ou Ubuntu
« Resposta #1 Online: 16 de Abril de 2013, 13:36 »
Camarada, o volume de material sobre o tema aqui é grande, já andou dando uma lida e mesmo assim não obteve nada?


Algo que poderia te ajudar que já fiz, seria instalar o grub em um pen drive. Vc usa o tópico `Mil maneiras de recuperar o grub e grub2` (ou algo do tipo) e então, com o pendrive plugado e montado, veja onde ele montou, e escolha na hora do local a ser colocado o grub (lembro que quando estamos na instalação era bem fácil, só escolher o local antes de mandar começar a instalar). Por exemplo, se vc tem dois discos como eu tinha, era o dispositivo /dev/sdc, mas isso é só vc dar um `sudo fdisk -l` (L minúsculo) e ver onde ele montou.

Fazendo dessa maneira, vc vai no setup do seu computador e lista a prioridade de boot para esse pendrive e depois pro seu disco.

Assim, quando vc estiver com o pendrive plugado ele vai rodar o grub e vc acessa o ubuntu. (dica: já que vc nao precisará escolher, configure ele pra esperar 0 segundos e já abrir seu linux)
Quando vc estiver sem o pendrive plugado, entra no windows.

Fique ligado com outros pendrives plugados. Se tiver algum outro, mesmo que nao seja o seu do grub, vc nao conseguirá acessar o windows tbm não. Na hora da inicialização, ou sem nenhum ou com o que vc fez, sua `chave`.

Eu usei isso muito tempo no notebook da minha irmã, pois queria rodar o linux nele mas ela nao queria que eu instalasse. Ela tinha um disco grande, então fiz uma pequena partição pra mim e fiz dessa maneira, assim ela não precisaria nem se incomodar com o grub e possíveis problemas na listagem quando se atualiza o kernel, por exemplo.

Boa sorte, abraço.

Offline jards

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: Não consigo mais ter dual boot: ou Win 7 ou Ubuntu
« Resposta #2 Online: 16 de Abril de 2013, 13:41 »
Outra coisa que pode te servir, que já experienciei.
Leia esse tópico:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,66921.msg377629.html#msg377629

Pode ser algo assim, essa é outra maneira de resolver, escolha sua preferida.

Leia o tópico que te disse, tem realmente muita informação sobre o tema. (Caso tenha o feito, não se ofenda, apenas uma indicação).

Offline jards

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: Não consigo mais ter dual boot: ou Win 7 ou Ubuntu
« Resposta #3 Online: 16 de Abril de 2013, 14:03 »
Antes que eu me esqueça, você não vai 'perder' seu pendrive só pra isso, você pode usá-lo normalmente, inclusive formatá-lo, que nada acontecerá. Inclusive se algum veterano conseguir explicar isso, seria bacana, mas minha experiência levou a observar que podemos formatar o pendrive várias vezes e ele continua com essa função de grub numa boa.

Você só estaria preso fisicamente a esse pendrive, no caso de esquecer em algum lugar ou perder, vc poderia ter algum trabalho desnecessário.

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Não consigo mais ter dual boot: ou Win 7 ou Ubuntu
« Resposta #4 Online: 16 de Abril de 2013, 14:05 »
Eu diria o seguinte: instale primeiro o Windows, depois o Ubuntu. Assim a configuração de dual boot é bem mais fácil.

Offline jards

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: Não consigo mais ter dual boot: ou Win 7 ou Ubuntu
« Resposta #5 Online: 16 de Abril de 2013, 14:12 »
Concordo com o camarada, se fizer ao contrário é pior.

No seu caso seria apenas limpar a partição linux, deixando a windows, e posteriormente reinstalando o linux.

Offline marcosalvesps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
  • Seja Livre, use Linux!
    • Ver perfil
    • Teoria Nerd
Re: Não consigo mais ter dual boot: ou Win 7 ou Ubuntu
« Resposta #6 Online: 16 de Abril de 2013, 17:32 »
Eu diria o seguinte: instale primeiro o Windows, depois o Ubuntu. Assim a configuração de dual boot é bem mais fácil.

Pelo que entendi, Parece que a instalação ou restauração do Grub tá ferrando a inicialização do Windows, e a restauração da inicialização do Windows some com o Grub. Virou um círculo vicioso, estranho... Será que esse HD não tá ferrado? Tenta zerar ele todo, instale o Windows e depois o Linux, e vê se resolve. Se não resolver, sou do opinião de que... De que não tenho idéia do que está acontecendo!
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

Offline jards

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: Não consigo mais ter dual boot: ou Win 7 ou Ubuntu
« Resposta #7 Online: 18 de Abril de 2013, 12:27 »
Se o problema é mesmo nesse estilo como o amigo exemplificou acima, aquele link que postei pode ser uma boa saída, meu problema era bem por aí.

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Não consigo mais ter dual boot: ou Win 7 ou Ubuntu
« Resposta #8 Online: 18 de Abril de 2013, 12:29 »
ola

em vez de instalar o grub na mbr tenta instalar ele na raiz e fazer o windows gerenciar a inicialização do ubuntu

no caso creio eu essa seria a saida.
ubuntu 12.04

clodoaldops

  • Visitante
Re: Não consigo mais ter dual boot: ou Win 7 ou Ubuntu
« Resposta #9 Online: 18 de Abril de 2013, 17:00 »
1-recupere a inicialização , mbr, do windows
2-recupere o grub do ubuntu
3-abra terminal e rode o comando: sudo update-grub
4-reinicie pc

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Não consigo mais ter dual boot: ou Win 7 ou Ubuntu
« Resposta #10 Online: 18 de Abril de 2013, 19:14 »
Amigo Clodoaldo, ele já fez esse procedimento e olha o que ele disse:

Citação de: auguzto
Se restauro o boot do Windows 7 com CD de instalação, não consigo mais entrar no Ubuntu. Some o GRUB.

Se restauro o GRUB usando Live CD do Ubuntu, não consigo mais entrar no Windows 7 ("Bootmgr is missing").

A pergunta: como posso voltar a ter novamente os 2 sistemas?

auguzto, já tentou recuperar a MBR do Window$, instalar nele o Easy BCD, e assim reconstruir um novo BCD para tal.? E após isso, repare com o CD do Window$, e depois recupere o Grub2 e refaça o Clodoaldo disse: sudo update-grub

Offline auguzto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Não consigo mais ter dual boot: ou Win 7 ou Ubuntu
« Resposta #11 Online: 19 de Abril de 2013, 21:15 »
Agradeço a todos pela ajuda!

jards, vou ler com calma o post do link que mandou.

eliseu_carvalho, isso é justamente o que não quero: instalar Windows de novo para depois instalar o Linux. Mesmo assim, valeu!

Já ouviram falar do "Boot-Repair"? Vou usá-lo e depois conto aqui se tive sucesso.

Offline auguzto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Não consigo mais ter dual boot: ou Win 7 ou Ubuntu
« Resposta #12 Online: 24 de Abril de 2013, 16:48 »
Resolvido!

Usei o programa Boot-Repair! Ele restaura o GRUB, o boot do Windows (MBR)... É simples de usar!

Boot-Repair
http://sourceforge.net/p/boot-repair/home/Home/

Usando > com um Live-CD, abra o terminal e digite os comandos para instalar e executar o Boot-Repair:

sudo add-apt-repository ppa:yannubuntu/boot-repair && sudo apt-get update
sudo apt-get install -y boot-repair && boot-repair


Obrigado pela ajuda!

Abraço