Autor Tópico: Aos novo usuários que querem aprender mais sobre GNU/Linux  (Lida 5955 vezes)

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Aos novo usuários que querem aprender mais sobre GNU/Linux
« Online: 15 de Abril de 2013, 09:45 »
Ao responder um colega hoje que fez uma pergunta simples no fórum sobre navegar pelos diretórios usando o terminal, me dei conta de que quando comecei a utilizar Linux, em todos os fórum que participei, vários usuários mais experientes indicavam o Guia Foca, que me foi muito útil e muitas vezes ainda o é. Talvez por esquecimento, ou por muita vontade de ajudar (pois acredito que todos o usuários Linux mais antigos que fazem parte desse fórum conhecem e já usaram o Guia Foca), a gente simplesmente dá o peixe, mas não ensina a pescar, sempre que sabemos a resposta.

Novos usuário que tem o interesse em ampliar seus conhecimentos, não só pelo Ubuntu, mas pelo Linux, leiam o Guia Foca!

http://www.guiafoca.org/

Boa leitura a todos!
« Última modificação: 15 de Abril de 2013, 09:47 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline nicolau

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Aos novo usuários que querem aprender mais sobre GNU/Linux
« Resposta #1 Online: 16 de Abril de 2013, 06:06 »
Sou professor de espanhol e uso muito a interrogação e a exclamação invertidas no início de cada tipo de oração correspondente.
Lembro que no windows usava alt+173 ou alt+168, vc saberia informar onde eu posso conseguir informações sobre isso??
Tudo isso para mim é muito novo.
Estou adorando o Linux/Ubuntu mas, confesso, tenho muito que me adaptar ainda.

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: Aos novo usuários que querem aprender mais sobre GNU/Linux
« Resposta #2 Online: 16 de Abril de 2013, 09:06 »
Tentei a seguinte combinação de teclas e funcionou: Alt Gr + Shift + ?.

Resultado: ¿ (mesmo se não aparecer aqui, deve aparecer no Libreoffice e em qualquer programa do Ubuntu)

Só pra constar: o Alt Gr é a tecla Alt direita do teclado, e não a esquerda.

Você ainda pode usar o Mapa de Caracteres do Ubuntu (oriundo do Gnome, por sinal) e procurar pela interrogação invertida lá. Caso esteja usando Ubuntu com Unity, basta digitar "mapa de caracteres" na busca. Caso esteja usando Ubuntu com modo gráfico Gnome2, basta ir em Aplicativos -> Acessórios -> Mapa de Caracteres. Uma vez que abra o programa e encontre a interrogação invertida lá (estão entre os primeiros caracteres exibidos), é só dar um clique duplo, e em seguida copiar e colar o caractere que aparece no campo de rótulo "Texto para copiar".

Outra forma que é tida como paliativo ideal das combinações numéricas da tecla Alt, é o recurso de digitação de caracteres Unicode no Ubuntu. Funciona mais ou menos assim:

Se você abrir o Mapa de Caracteres do Ubuntu e procurar pelo caractere de interrogação invertida, deve notar que lá é exibido o código Unicode desse caractere, que no caso é U+00BF.

Se quiser digitar esse caractere através desse recurso de digitação, você segura Ctrl + Shift + u. Ao fazê-lo, aparecerá uma letra u sublinhada, onde em seguida você digita o código do caractere, que no caso é 00BF, e pressiona Enter. Ficaria mais ou menos assim na tela:

u00BF

Após teclar Enter:

¿

Isso vale não só pra interrogação invertida, como para qualquer caractere Unicode exibido no Mapa de Caracteres, como por exemplo a exclamação invertida (¡).
« Última modificação: 16 de Abril de 2013, 09:17 por Solid One »

Offline nicolau

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Aos novo usuários que querem aprender mais sobre GNU/Linux
« Resposta #3 Online: 16 de Abril de 2013, 09:46 »
Muchas gracias compañero.
Deu certo tanto uma forma como a outra.
Confesso que estou gostando muito do Ubuntu mas, ainda tenho muito o que aprender.
Valeu irmão, muchas gracias!!!

Offline nicolau

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Aos novo usuários que querem aprender mais sobre GNU/Linux
« Resposta #4 Online: 16 de Abril de 2013, 09:50 »
Só mais uma perguntinha.
No campo de caracteres especiais do LO aparece alem do código unicode um numeral entre parentesis, o que segnifica esse numeral?? outra forma de atalho??