Autor Tópico: Recomendação LXDE  (Lida 76617 vezes)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Recomendação LXDE
« Resposta #30 Online: 10 de Fevereiro de 2014, 00:50 »
Citar
Não entendi o que está faltando, uma vez que já instalei o linux-source-3.11 e os linux-headers para essa versão

Pelo erro, me parece que o alsa 1.0.25 não serve para o kernel 3.11.

Este seu alsa é de 2012, tente com um kernel mais antigo.




Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Recomendação LXDE
« Resposta #31 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 13:37 »
Aí acho que complica...

O kernel 3.11 e o alsa 1.0.25 são padrões do Lubuntu 13.10.

Esse Eee PC apresenta algumas particularidades. Antes do 10.04LTS o microfone não funcionava e o som apresentava esse chiado, que sumia com os tambores. Além disso, o wireless só funcionava com o drive do windows Xp, via ndiswrapper. No 12.04LTS, a questão do som continuou a mesma e o ndiswrapper parou de funcionar, obrigando-me a compilar um módulo ath5k a partir do source atheros.

Com o 13.10 o wireless funcionou de primeira e o som ficou na mesma.

As referências que li para resolver a questão do som, com a compilação do alsa são do debian lenny, com alsa 1.0.18.

O drive alsa mais recente, de 2012, é o 1.0.25. Na listagem, o último é o 1.0.9, mas este é de 2005.

Ou seja: Para resolver o problema do som talvez fosse preciso fazer um downgrade e voltar para o 10.04 ou debian squeeze, para tentar comiplar o drive alsa e encontrar uma solução para o módulo wireless

Obs: Fuçando, verifiquei que o problema do chiado do som tem alguma relação com microfone. Sempre que ligo o aparelho ele fica com um chiado contínuo e insuportável. Se altero a configuração do microfone no alsamixer, as vezes o chiado some. Só desaparece mesmo quando coloco o som no mudo.

Essa questão é tão irritante que já considero a possibilidade de retornar ao Ubuntu 12.04LTS. Pelo menos, como essa interface eu podia usar o aparelho com o som habilitado.

Talvez, considerando o caráter problemático do lxde, que ainda tem vários bugs, uma alternativa seria tentar o Lubuntu 10.04 ou o debian com lxde, já que para essas versões possivelmente haveria como compilar o alsa
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2014, 23:14 por xluisfernando »
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Recomendação LXDE
« Resposta #32 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 13:19 »
Mudei para o debian 7 com LXDE. Consegui melhores resultados do que no Lubuntu 13.10, especialmente no que se refere ao gerenciamento de energia e bloqueio de tela. O problema do wireless não aparece no kernel dessa distribuição e encontrei uma solução para o chiado do som que talvez funcione no Lubuntu.
http://www.forumdebian.com.br/thread-15172.html
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS