Autor Tópico: [Resolvido] Alternativas ao GUFW  (Lida 1042 vezes)

Offline rihoem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
[Resolvido] Alternativas ao GUFW
« Online: 20 de Abril de 2013, 23:05 »
Olá pessoal. Eu gostaria de saber se alguém conhece alguma alternativa de firewall para o Ubuntu. Eu usava o Firestarter, e sinceramente ele era perfeito. Tinha uma interface fácil e ao mesmo tempo permitia configurações avançadas sem dificuldade. Porém ele anda abandonado, então ficou perigoso utilizá-lo.

Tentei usar o UFW (e sua gui, GUFW) porém não me adaptei. Eu tenho um compartilhamento samba e não consigo configurar direito o UFW para liberar acesso a somente um IP e somente para o serviço samba. Ou seja, para abrir o firewall para o computador '192.168.1.2' (por exemplo), eu tenho que adicionar milhões de regras para que ele abra somente para esse IP, e somente para as portas que o samba usa. Eu tenho liberado duas portas que funcionam para a maioria das vezes, porém outras vezes, ao acessar o compartilhamento por outro computador (ou pelo Nintendo Wii), o firewall bloqueia o acesso pois outra porta é utilizada (e eu não tenho como adivinhar). No Firestarter era possível usar um perfil pré-programado ('liberar samba') para somente determinados IPs, facilmente.

Obrigado.
« Última modificação: 04 de Maio de 2013, 11:15 por rihoem »

Offline julianofischer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Alternativas ao GUFW
« Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2013, 16:26 »

Offline rihoem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Alternativas ao GUFW
« Resposta #2 Online: 04 de Maio de 2013, 11:15 »
Cara, muitíssimo obrigado. Nem me toquei que o GUFW era só a GUI para o ufw.
Fica um pouco mais chato, mas pelo menos meu problema foi resolvido.

Valeu.