Autor Tópico: Ubuntu 13.04?  (Lida 15737 vezes)

Offline NBPX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 179
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 13.04?
« Resposta #15 Online: 25 de Abril de 2013, 22:41 »
Acabei de instalar no laptop e parece estar ok, tirando a barra superior que não fica totalmente transparente, o que é feio e irritante.

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 13.04?
« Resposta #16 Online: 26 de Abril de 2013, 09:04 »
Bem, agora eu mesmo postando minhas impressões, aí vão:
O sistema está significativamente bem mais rápido que o anterior, é algo que salta aos olhos, sem dúvida. Está mais bonito, ainda que isso seja algo sutil e não tão "fantástico". Não percebi (ainda) nada de bugs.

Obs. Para se fazer uso do 13.04 completamente, seria necessário ter que o instalar do zero? formatando a máquina e tudo mais? Digo isso porque resolvi instalar o 13.04 encima do 12.10. Aparentemente o resultado foi muito bom, está tudo funcionando muito bem e nenhum dos programas que eu tinha no 12.10 apresentaram algum tipo de problema ou deixaram de funcionar. Até alguns efeitos do Compiz estão funcionando normalmente. Só fiquei com uma dúvida, vi em um fórum que uma das características do "novo" Ubuntu seria o fato de podermos definir os ícones do Dash em tamanhos menores que o 32, porém, fui verificar isso, e percebi que não tem nada disso não, o tamanho menor dos ícones continua sendo "até 32".


Valeu.

Offline NBPX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 179
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 13.04?
« Resposta #17 Online: 26 de Abril de 2013, 15:09 »
Eu fiz o upgrade a partir do 12.10. Dizem que o melhor é uma instalação limpa, mas eu estava com preguiça de reconfigurar o sistema e baixar e configurar todos os aplicativos que uso com frequência, principalmente após ter instalado recentemente o 12.10.

Offline DelRod

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
    • ACM
Re: Ubuntu 13.04?
« Resposta #18 Online: 26 de Abril de 2013, 19:38 »
O sistema está bem mais rápido que o 12.04 LTS 
Está mais bonito, é mais fácil configurar as pastas, mudar entre visualização em listagem ou ícons, sem duvidas algumas boas alterações.
Acabei por formatar o HD e instala-lo, até agora nada de bugs.
Valeu, mais um passo a caminho da evolução.
Falta ter a certeza quanto à estabilidade, mas parece boa.  :D
« Última modificação: 26 de Abril de 2013, 19:42 por DelRod »

Offline NBPX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 179
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 13.04?
« Resposta #19 Online: 26 de Abril de 2013, 20:40 »
Pra mim já deu um bug relacionado ao Compiz e aos drivers de vídeo. As barras lateral e superior, assim como a dash desapareceram tornando o sistema inutilizável.

Se não tivesse defeitos e falhas de segurança não poderia ter sido feito pela Canonical.

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Ubuntu 13.04?
« Resposta #20 Online: 26 de Abril de 2013, 20:46 »
Pra mim já deu um bug relacionado ao Compiz e aos drivers de vídeo. As barras lateral e superior, assim como a dash desapareceram tornando o sistema inutilizável.

Se não tivesse defeitos e falhas de segurança não poderia ter sido feito pela Canonical.

Duas coisas:

1) Não acha que tá pegando pesado demais? O que tem a ver a Canonical com a falta de competência da fabricante da placa de vídeo?
2) Funciona tudo no 12.04 LTS?

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 13.04?
« Resposta #21 Online: 26 de Abril de 2013, 20:58 »
"Defeitos e falhas de segurança" sinônimos da Canonical?!? Bem, realmente a Canonical não é e nem deve ser encarada como uma "maravilha dos deuses" ou coisa parecida, tem sim sua parcela de intransigência e uma série de bobagens mais, porém, sinceramente, utilizo o Ubuntu desde o início e só vejo evoluções positivas sim. Sempre melhorando. No início do Unity eu fui um crítico ferrenho, cheio de argumentos etc etc. Só que isso ocorria porque acreditei (e acredito) que o Unity tenha sido lançado em um momento meio conturbado, na verdade até acho que ele foi lançado as pressas, de forma atropelada. Porém, convenhamos, transmitir uma ideia de que a Canonical seja "chegada a porcarias", bem, creio que não seja exatamente assim não.
Digamos assim: "As raivas que eu tenho da Canonical/Ubuntu se comparadas as que eu tenho da Microsoft/Windows, são algo completamente irrisório, nada além que um conjunto de bobagens".

Offline NBPX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 179
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 13.04?
« Resposta #22 Online: 26 de Abril de 2013, 21:13 »
Pra mim já deu um bug relacionado ao Compiz e aos drivers de vídeo. As barras lateral e superior, assim como a dash desapareceram tornando o sistema inutilizável.

Se não tivesse defeitos e falhas de segurança não poderia ter sido feito pela Canonical.

Duas coisas:

1) Não acha que tá pegando pesado demais? O que tem a ver a Canonical com a falta de competência da fabricante da placa de vídeo?

Se a Canonical distribuísse programas maliciosos de terceiros através da central de aplicativos o que a Canonical teria a ver com a má intenção do desenvolvedor? Se ela removesse o software nada. Se ela os mantivesse seria culpada por negligência.


Esse problema já vem acontecendo a um bom tempo e agora pioraram. Esses drivers de vídeos bichados simplesmente não funcionam para algumas placas. Pior do que não funcionar, eles estragam o sistema. Isso é uma falha de segurança grave. Eu até conseguia resolver o problemas nas versões anteriores, mas eu não sou um usuário comum. Para eles esse é um grande problema. A Canonical deveria remover esses drivers do Ubuntu para evitar que o usuário instale algo que o prejudique ou pelo menos colocar algum tipo de filtro para não poder ser instalado nos dispositivos com problemas em portencial.

2) Funciona tudo no 12.04 LTS?

Não funcionava tudo. Tinha os mesmos problemas, só que no caso do 13.04 ele piorou. Com um pouco de esforço descobri como "resolver" no 12.x. Digo resolver entre aspas porque fiquei com a aceleração de vídeo limitada. Não achei até o momento nenhum workaround para resolvê-lo no 13.04.
« Última modificação: 26 de Abril de 2013, 21:18 por NBPX »

Offline NBPX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 179
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 13.04?
« Resposta #23 Online: 26 de Abril de 2013, 21:22 »
"Defeitos e falhas de segurança" sinônimos da Canonical?!? Bem, realmente a Canonical não é e nem deve ser encarada como uma "maravilha dos deuses" ou coisa parecida, tem sim sua parcela de intransigência e uma série de bobagens mais, porém, sinceramente, utilizo o Ubuntu desde o início e só vejo evoluções positivas sim. Sempre melhorando. No início do Unity eu fui um crítico ferrenho, cheio de argumentos etc etc. Só que isso ocorria porque acreditei (e acredito) que o Unity tenha sido lançado em um momento meio conturbado, na verdade até acho que ele foi lançado as pressas, de forma atropelada. Porém, convenhamos, transmitir uma ideia de que a Canonical seja "chegada a porcarias", bem, creio que não seja exatamente assim não.
Digamos assim: "As raivas que eu tenho da Canonical/Ubuntu se comparadas as que eu tenho da Microsoft/Windows, são algo completamente irrisório, nada além que um conjunto de bobagens".

Eu não disse que outras empresas não têm suas falhas também. O que eu quis dizer é que o Ubuntu sempre tem algum problema não resolvido. Pode não afetar a todos os usuários, mas sempre existem. E por algum motivo eu sempre sou o usuário que encontra eles  :'(. E como o tópico se iniciou com uma dúvida sobre a estabilidade/segurança do sistema então acho que tenho que falar o que notei mesmo da maneira mais sincera.

Eu também gosto bastante do Ubuntu. É meu sistema preferido. Mas como não se incomodar com uma falha que me impede de usar o meu sistema preferido e me força a usar outro que eu não gosto?

Não estou criticando por ser contra e sim porque este é um problema real e que os outros usuários devem ter conhecimento para que não tenham dores de cabeça também.
« Última modificação: 26 de Abril de 2013, 21:28 por NBPX »

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Ubuntu 13.04?
« Resposta #24 Online: 26 de Abril de 2013, 21:26 »
para que não tenham dores de cabeça também.

Eu pessoalmente nunca tive dores de cabeça com o Ubuntu, nem com seus derivados, tipo Linux Mint, Zorin, etc. Venho testando o Debian e também não tive nada de dores de cabeça.
Aliás, tive muito mais dores de cabeça há tempos atrás, quando usava Windows XP...

Offline NBPX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 179
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 13.04?
« Resposta #25 Online: 26 de Abril de 2013, 21:31 »
para que não tenham dores de cabeça também.

Eu pessoalmente nunca tive dores de cabeça com o Ubuntu, nem com seus derivados, tipo Linux Mint, Zorin, etc. Venho testando o Debian e também não tive nada de dores de cabeça.
Aliás, tive muito mais dores de cabeça há tempos atrás, quando usava Windows XP...

Eu tive bastante dor de cabeça com o Windows XP...

Eu entendo que para alguns o sistema funcione corretamente. Esse problema dos drivers ocorre em alguns modelos e evidentemente não vai afetar a todos os usuários, mas existe. A questão inicial do tópico é essa sobre possíveis problemas e alguém tem que fazer o papel de advogado do diabo para se fazer um julgamento imparcial. Como eu devo ser uma das pessoas que mais se ferra com isso então esse papel cabe a mim.

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Ubuntu 13.04?
« Resposta #26 Online: 26 de Abril de 2013, 21:47 »
Esse problema dos drivers ocorre em alguns modelos e evidentemente não vai afetar a todos os usuários, mas existe.

Se for levar pela questão do hardware, aí o assunto complica, pois tem umas fabricantes intransigentes mesmo, que não levam outros SOs em consideração a não ser Windows e Mac, ou cujo suporte a Linux é muito limitado (exemplos: SiS, VIA, AMD). Mas quando tratamos de Linux, qualquer distribuição que seja, não existe hardware "incompatível", no sentido de "não funcionar de jeito nenhum" - alguns items podem funcionar de forma limitada (vídeo SiS e wifi RealTek, por exemplo); outros funcionam plenamente (vídeo Intel, wifi ASUS, etc.), mas até hoje não vi um único item de hardware "100% não-funcional" em Linux.
Se quiser uma possível solução pra placa de vídeo AMD, aí está:

1) Entrar no modo texto (CTRL+ALT+F1);
2) Por os seguintes comandos:

sudo service lightdm stop
sudo apt-get install fglrx-updates
sudo service lightdm start


Sei que isso funcionava no Ubuntu, versões 11.10 e 12.04, pois instalei num notebook da família que tinha vídeo AMD e essa foi a única forma de conseguir fazer o vídeo funcionar plenamente, com aceleração 3D e tudo o mais.

Offline DelRod

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
    • ACM
Re: Ubuntu 13.04?
« Resposta #27 Online: 27 de Abril de 2013, 09:23 »
Esse problema dos drivers ocorre em alguns modelos e evidentemente não vai afetar a todos os usuários, mas existe.

Se for levar pela questão do hardware, aí o assunto complica, pois tem umas fabricantes intransigentes mesmo, que não levam outros SOs em consideração a não ser Windows e Mac, ou cujo suporte a Linux é muito limitado (exemplos: SiS, VIA, AMD). Mas quando tratamos de Linux, qualquer distribuição que seja, não existe hardware "incompatível", no sentido de "não funcionar de jeito nenhum" - alguns items podem funcionar de forma limitada (vídeo SiS e wifi RealTek, por exemplo); outros funcionam plenamente (vídeo Intel, wifi ASUS, etc.), mas até hoje não vi um único item de hardware "100% não-funcional" em Linux.
Se quiser uma possível solução pra placa de vídeo AMD, aí está:

1) Entrar no modo texto (CTRL+ALT+F1);
2) Por os seguintes comandos:

sudo service lightdm stop
sudo apt-get install fglrx-updates
sudo service lightdm start


Sei que isso funcionava no Ubuntu, versões 11.10 e 12.04, pois instalei num notebook da família que tinha vídeo AMD e essa foi a única forma de conseguir fazer o vídeo funcionar plenamente, com aceleração 3D e tudo o mais.

Na minha opinião, essa  intransigência é por motivos financeiros e influenciados pela Microsoft, tentando manter o monopólio comercial do mercado.
Essas mesmas Empresas receiam perder quotas de mercado devido a clausulas contratuais com a dominante Microsoft, não vá a Microsoft incompatibilizar drivers ou mudar de fornecedores.

Mas à parte disso, depois de usar Linux ;D, nunca mais OS Windows.
« Última modificação: 27 de Abril de 2013, 09:40 por DelRod »

Offline DelRod

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
    • ACM
Re: Ubuntu 13.04?
« Resposta #28 Online: 27 de Abril de 2013, 09:30 »
Pra mim já deu um bug relacionado ao Compiz e aos drivers de vídeo. As barras lateral e superior, assim como a dash desapareceram tornando o sistema inutilizável.

Se não tivesse defeitos e falhas de segurança não poderia ter sido feito pela Canonical.


A primeira coisa que faço é instalar sheel Gnome e respectivos extras e está funcionando muito bem (até ver...) ainda é um pouco cedo para ter certezas.
« Última modificação: 27 de Abril de 2013, 09:38 por DelRod »

Offline NBPX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 179
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 13.04?
« Resposta #29 Online: 27 de Abril de 2013, 10:27 »
Consegui corrigir o problema:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,105210.msg580022.html#msg580022

Pra mim já deu um bug relacionado ao Compiz e aos drivers de vídeo. As barras lateral e superior, assim como a dash desapareceram tornando o sistema inutilizável.

Se não tivesse defeitos e falhas de segurança não poderia ter sido feito pela Canonical.


A primeira coisa que faço é instalar sheel Gnome e respectivos extras e está funcionando muito bem (até ver...) ainda é um pouco cedo para ter certezas.

Estou curioso sobre o Gnome Shell também. Como instalo?