Autor Tópico: Criar uma conta root??  (Lida 3505 vezes)

Offline _Seven_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Criar uma conta root??
« Online: 14 de Setembro de 2006, 11:10 »
Ola pessoal. Ja instalei o Ubuntu mas acho que nao criei a conta root, nao tenho a password de root, so criei uma conta normal e agora para mexer em algumas pastas ou realizar algumas tarefas diz que nao estou como root. Como faço agora?
Desde já obrigado pela atenção =) desculpem a pergunta newbie
By Seven


Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Criar uma conta root??
« Resposta #2 Online: 14 de Setembro de 2006, 20:48 »
Olha ja existem muitos lugares aqui que falam do assunto, mas nunca é o bastante já que o tema é segurança.

No ubuntu não se cria o root, de forma default, por segurança, ficando o usuário criado durante a instalação com a função de administração do sistema, e vc sempre vai precisar dar a senha dele ao executar algo importante (instalação de programas, usar configurações de rede e etc). No console vc pode executar um sudo -s e trabalhar como se estivesse logado com root.

Por fim, vem a pergunta, pq não tem root? Para evitar danos ao SO, caso vc esteja navegando na net (por exemplo) nenhum programa irá instalar de forma furtiva pq ele irá necessitar da senha (criada durante a instalação) coisa que poderia acontecer caso vc estivesse jogando o root.

Mas caso mesmo assim vc queira usar o root basta executar um passwd root e pronto, só não é recomendado.

Espero poder ter contribuido.
« Última modificação: 14 de Setembro de 2006, 20:49 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!