Estou usando desde ontem cedo o 13.10, estou no Live (a imagem está no próprio HD, dei boot sem CD ou pen drive). O sistema não está ruim, está até que estável, salvo que deu pau 3 vezes no Unity de reinicializar a interface, mas até aí não travou e não precisei reiniciar, acho que o Unity está ficando mais esperto. Vamos ver até onde o sistema aguenta, já instalei alguns programas (creio eu que estão todos na memória RAM!), como Synaptic, Gimp, Shutter, F2FS-tools, flashbench...
Notei que o screenshot não está mais funcionando, na hora de salvar a imagem ela fica toda preta. Instalei o Shutter para contornar o problema, e notei que ele está com um bocado de problemas, fica dando erro a todo momento, e em certas ocasiões não é possível se tirar um screenshot (igual ao screenshot nativo do Ubuntu, a imagem fica toda preta), alguém mais notou?
Formatei um cartão SD para F2FS, mas o sistema em geral não reconhece (Nautilus, auto montagem de dispositivos). Preciso dar um sudo modprobe f2fs para subir o módulo do F2FS, e para montar o dispositivo tem que ser manualmente, com sudo mount -t f2fs /dev/sdbX /media. Pelo menos o kernel está reconhecendo legal esse sistema de arquivo. Eu queria instalar o Ubuntu com esse F2FS, mas o instalador (Ubiquity) não reconhece, e me parece que o Grub também não (até aí daria para separar o /boot em EXT4, e a / em F2FS, o problema é o Ubiquity!). Será que até o lançamento terá um suporte maior?
Com esses notebooks e tablets vindo com SSD's, seria interessante poder instalar o Ubuntu em F2FS, pois esse sistema de arquivo está sendo desenvolvido especificamente para dispositivos de memória flash (SSD, pen drives, cartões de memória...). Até dá para usar o EXT4 nesses dispositivos, mas é preciso saber configurar de forma que fique otimizado, e ainda tem que tomar cuidado com o sistema de journaling, que pode diminuir o tempo de vida útil desses dispositivos (em outras palavras, o trabalho é maior).
Uma coisa que notei é que tem umas bibliotecas do wayland já instalados no sistema. O Ubuntu não ia migrar para o Mir?