Autor Tópico: Instalar o XFCE (resolvido)  (Lida 51619 vezes)

Offline Serj Tankian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • "I’ll wait here Lost in Hollywood
    • Ver perfil
    • Forum de informática com muitas dicas e suporte a você
Instalar o XFCE (resolvido)
« Online: 14 de Setembro de 2006, 11:30 »
Olá.
usoo gnome e gostaria de testar o XFCE, pra poder ter opinião propria sobre mais este ambiente gráfico.

porém, se eu dou um sudo apt-get install xubuntu-desktop ele instala uma versão antigona, e meus jogos 3d depois da instalação, tanto em gnome ou xfce, ficam dando lag. Aconteceu quando dei um sudo apt-get install kubuntu-desktop

sei que há um meio de instalar na mão, mas não acho referencia alguma para este tipo de instalação.

Não precisa darem mastigadinho, só preciso de um link, de algo para saber como procxeder.

Grato.

este forum já é minha 2ª casa.
« Última modificação: 25 de Setembro de 2006, 15:34 por Serj Tankian »
"Viva!! Viva!! Viva a Sociedade Alternativa! À lei do forte, esta é a nossa lei e alegria do mundo!! Viva!! Viva!!"

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Re: Instalar o XFCE
« Resposta #1 Online: 14 de Setembro de 2006, 11:46 »
Você deve pegar os fontes no site do XFCE. A últm aversão é a 4.4 RC1.

Existe um tutorial para a versão beta 2, mas acho que deve funcionar no RC1 também. Veja!

Código: [Selecionar]
How to install XFCE 4.4 preview versions (4.3.90.1)

    * to install Xfce 4.4 beta 1 (4.3.90.1) on a fresh install of Dapper:

    * download the Xfce 4.4 preview versions installer (see http://www.xfce.org)

sudo apt-get install build-essential gcc pkg-config libglib2.0-0 \
     libglib2.0-dev libgtk2.0-0 libgtk2.0-dev libxml++2.6c2a libxml++2.6-dev \
     libvte-dev libvte4 a2ps libxpm-dev libxpm4 alsa-source alsa alsa-base \
     alsa-oss alsa-utils libxml-parser-perl libpng12-0 libpng12-dev libdbh1.0-dev

chmod +x xfce4-4.3.90.1-installer.bin
sudo ./xfce4-4.3.90.1-installer.bin

          on installer, use default setting, except:

          Extensive Optimizations, can be truned on for 386
          Use ALSA for the Xfce Mixer, can be turned off
          (see http://forums.debian.net/viewtopic.php?t=4697&)

          finally to enable Xfce, you may need to enable it on the desktop manager (mark allow Xfce manage desktop)


Boa sorte!

Offline Serj Tankian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • "I’ll wait here Lost in Hollywood
    • Ver perfil
    • Forum de informática com muitas dicas e suporte a você
Re: Instalar o XFCE
« Resposta #2 Online: 14 de Setembro de 2006, 19:44 »
Olha só, fiz o primeiro comando no terminal e deu tudo tranquilo.:

Citar
sudo apt-get install build-essential gcc pkg-config libglib2.0-0 \
     libglib2.0-dev libgtk2.0-0 libgtk2.0-dev libxml++2.6c2a libxml++2.6-dev \
     libvte-dev libvte4 a2ps libxpm-dev libxpm4 alsa-source alsa alsa-base \
     alsa-oss alsa-utils libxml-parser-perl libpng12-0 libpng12-dev libdbh1.0-dev

Mas, na hora de dar os comando àbaixo não consegui achar os arquivos que foram instalados com o apt-get àcima, só achei um BIN que tinha baixado anteriormente, mas de versão anterior.
Alterei os comandos:
Citar
chmod +x xfce4-4.3.90.1-installer.bin
sudo ./xfce4-4.3.90.1-installer.bin

Pelos:

Citar
unix@fortaleza-digital:~/Downloads$ chmod +x xfce4-4.2.3.2-installer.bin
unix@fortaleza-digital:~/Downloads$ sudo ./xfce4-4.2.3.2-installer.bin

ele compilou o instalador e me abriu o modo gráfico, dei avançar nas opções mas, ele nem bem começou a instalar deu um erro e finalizou. Vejam o log:

Citar
##
## Started installation of xfce4 at 19:42h
##
## Visit http://forum.os-cillation.com/ if you
## have problems using this installer.
##

# Environment variables
PATH is set to "/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin:/usr/X11R6/bin:/bin:/usr/bin:/usr/local/ssl/bin:/usr/local/bin:/opt/openssl/bin:/usr/local/openssl/bin:/usr/pkg/bin:/usr/ucb:/usr/X11R6/bin:/usr/X11R6/bin:/usr/openwin/bin:/usr/local/bin:/opt/local/bin:/usr/pkg/bin:/opt/gnome2/bin:/opt/gnome/bin:/opt/xfce4/bin:/opt/xfce/bin:/home/unix/local/bin:/home/unix/xfce/bin:/home/unix/xfce4/bin"
PKG_CONFIG_PATH is set to ":/usr/local/lib/pkgconfig:/usr/lib/pkgconfig:/usr/lib/pkgconfig:/usr/local/lib/pkgconfig:/usr/local/lib/pkgconfig"

## Checking for usable C compiler
gcc --version
gcc (GCC) 4.0.3 (Ubuntu 4.0.3-1ubuntu5)
Copyright (C) 2006 Free Software Foundation, Inc.
Este é um software livre; veja as fontes para as condições de cópia. NÃO HÁ
garantias; nem mesmo de COMERCIALIZAÇÃO ou ADEQUAÇÃO A UMA FINALIDADE ESPECÍFICA.

## Checking for usable C++ compiler
g++ --version
g++ (GCC) 4.0.3 (Ubuntu 4.0.3-1ubuntu5)
Copyright (C) 2006 Free Software Foundation, Inc.
Este é um software livre; veja as fontes para as condições de cópia. NÃO HÁ
garantias; nem mesmo de COMERCIALIZAÇÃO ou ADEQUAÇÃO A UMA FINALIDADE ESPECÍFICA.

## Checking for GNU make
gmake --version
make --version
GNU Make 3.81beta4
Copyright (C) 2003  Free Software Foundation, Inc.
Este é um programa livre; veja o fonte para as condições de cópia.
Não há garantias; nem mesmo de COMERCIALIZAÇÃO OU ATENDIMENTO A UMA
FUNÇÃO EM PARTICULAR.

Este programa foi compilado para i486-pc-linux-gnu

## Checking for package config tool
pkg-config --version
0.20

## Checking for GLib (GModule) >= 2.2.0
pkg-config --atleast-version=2.2.0 glib-2.0 gmodule-2.0
Prefix=/usr/local
Cflags=-I/usr/local/include/glib-2.0 -I/usr/local/lib/glib-2.0/include 
Libs=-Wl,--export-dynamic -L/usr/local/lib -lgmodule-2.0 -ldl -lglib-2.0 

## Checking for Gtk+ >= 2.2.0
pkg-config --atleast-version=2.2.0 gtk+-2.0
Prefix=/usr
Cflags=-I/usr/local/include/glib-2.0 -I/usr/local/lib/glib-2.0/include -I/usr/include/gtk-2.0 -I/usr/lib/gtk-2.0/include -I/usr/include/atk-1.0 -I/usr/include/cairo -I/usr/include/pango-1.0 
Libs=-L/usr/local/lib -lgtk-x11-2.0 -lgdk-x11-2.0 -latk-1.0 -lgdk_pixbuf-2.0 -lm -lpangocairo-1.0 -lfontconfig -lXext -lXrender -lXinerama -lXi -lXrandr -lXcursor -lXfixes -lpango-1.0 -lcairo -lX11 -lgobject-2.0 -lgmodule-2.0 -ldl -lglib-2.0 

## Compiling installer-gui (warnings enabled)
gcc -I. -I/usr/local/include/glib-2.0 -I/usr/local/lib/glib-2.0/include -I/usr/include/gtk-2.0 -I/usr/lib/gtk-2.0/include -I/usr/include/atk-1.0 -I/usr/include/cairo -I/usr/include/pango-1.0   -L/usr/local/lib -lgtk-x11-2.0 -lgdk-x11-2.0 -latk-1.0 -lgdk_pixbuf-2.0 -lm -lpangocairo-1.0 -lfontconfig -lXext -lXrender -lXinerama -lXi -lXrandr -lXcursor -lXfixes -lpango-1.0 -lcairo -lX11 -lgobject-2.0 -lgmodule-2.0 -ldl -lglib-2.0   -I/usr/local/include/glib-2.0 -I/usr/local/lib/glib-2.0/include   -Wl,--export-dynamic -L/usr/local/lib -lgmodule-2.0 -ldl -lglib-2.0   -O0 -o installer-gui main.c i2t/i2t-wizard.c i2t/i2t-page.c i2t/i2t-package.c   -Wall -Werror
cc1: warnings being treated as errors
main.c:38: warning: pointer targets in initialization differ in signedness
main.c:39: warning: pointer targets in initialization differ in signedness
main.c: Na função ‘c604737946_activated’:
main.c:218: warning: comparisons like X<=Y<=Z do not have their mathematical meaning
## Compiling installer-gui (warnings disabled)
gcc -I. -I/usr/local/include/glib-2.0 -I/usr/local/lib/glib-2.0/include -I/usr/include/gtk-2.0 -I/usr/lib/gtk-2.0/include -I/usr/include/atk-1.0 -I/usr/include/cairo -I/usr/include/pango-1.0   -L/usr/local/lib -lgtk-x11-2.0 -lgdk-x11-2.0 -latk-1.0 -lgdk_pixbuf-2.0 -lm -lpangocairo-1.0 -lfontconfig -lXext -lXrender -lXinerama -lXi -lXrandr -lXcursor -lXfixes -lpango-1.0 -lcairo -lX11 -lgobject-2.0 -lgmodule-2.0 -ldl -lglib-2.0   -I/usr/local/include/glib-2.0 -I/usr/local/lib/glib-2.0/include   -Wl,--export-dynamic -L/usr/local/lib -lgmodule-2.0 -ldl -lglib-2.0   -O0 -o installer-gui main.c i2t/i2t-wizard.c i2t/i2t-page.c i2t/i2t-package.c   
main.c:38: warning: pointer targets in initialization differ in signedness
main.c:39: warning: pointer targets in initialization differ in signedness

## Running installer-gui (without debugging)
./installer-gui
./control.sh: line 249: fim do arquivo inesperado enquanto procurava por `''
./control.sh: line 374: erro de sintaxe: fim de arquivo inesperado


"Viva!! Viva!! Viva a Sociedade Alternativa! À lei do forte, esta é a nossa lei e alegria do mundo!! Viva!! Viva!!"

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Re: Instalar o XFCE
« Resposta #3 Online: 14 de Setembro de 2006, 20:52 »
Primeiro, você pegou o arquivo errado. O que você está usando é o da versão beta. O correto você deve pegar aqui...
http://www.xfce.org/archive/xfce-4.3.99.1/installers/

Depois de baixar, você faz...

sudo sh xfce4-4.4RC1-installer.run

Outra coisa... aquele comando do apt-get... Você tirou os "\" do final de cada linha? Esse "\" serve justamente pra informar que o comando deve ser dado apenas em uma linha.

Tente novamente e coloque os erros aqui.

Boa sorte!


Offline Serj Tankian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • "I’ll wait here Lost in Hollywood
    • Ver perfil
    • Forum de informática com muitas dicas e suporte a você
Re: Instalar o XFCE
« Resposta #4 Online: 14 de Setembro de 2006, 21:18 »
não ué, eu não baixei nada, só dei os comandos de cara...

eu abri o terminal, selecionei a primeira leva de comandos, cliquei dentro do terminal com a rodinha do mouse para colar e dei enter.

estou baixando este run agora
me diga uma coisa, um parênteses no tópico:
como eu faço pra instalar o ubuntu dapper sem interface gráfica? ele peladão, daí depois eu instalaria o resto...?
"Viva!! Viva!! Viva a Sociedade Alternativa! À lei do forte, esta é a nossa lei e alegria do mundo!! Viva!! Viva!!"

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Instalar o XFCE
« Resposta #5 Online: 15 de Setembro de 2006, 00:46 »

me diga uma coisa, um parênteses no tópico:
como eu faço pra instalar o ubuntu dapper sem interface gráfica? ele peladão, daí depois eu instalaria o resto...?

Pega um alternate CD e escolha a opção "Server Install" (se não me engano). Vai te instalar o básico mesmo.  Sem interface gráfica.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Serj Tankian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • "I’ll wait here Lost in Hollywood
    • Ver perfil
    • Forum de informática com muitas dicas e suporte a você
Re: Instalar o XFCE
« Resposta #6 Online: 15 de Setembro de 2006, 00:48 »

me diga uma coisa, um parênteses no tópico:
como eu faço pra instalar o ubuntu dapper sem interface gráfica? ele peladão, daí depois eu instalaria o resto...?

Pega um alternate CD e escolha a opção "Server Install" (se não me engano). Vai te instalar o básico mesmo.  Sem interface gráfica.
alternate cd?? seria um cd de uma versão anterior, isso??
ah, e ele peladão em modo server, depois que eu instalar um ambiente gráfico, vou conseguir usar internet sem configurar na mão? uso o net virtua (cabo) com um modem motorola pretão...

qual o nivel de conhecimento é necessário para instalar em modo server?

grato
« Última modificação: 15 de Setembro de 2006, 01:10 por Serj Tankian »
"Viva!! Viva!! Viva a Sociedade Alternativa! À lei do forte, esta é a nossa lei e alegria do mundo!! Viva!! Viva!!"

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Re: Instalar o XFCE
« Resposta #7 Online: 15 de Setembro de 2006, 08:12 »
A instalação do Ubuntu é muito fácil... É em modo gráfico e tal. Muita gente fala que é mais fácil de instalar do que o Windons XP. Contudo, se algum problema ocorrer durante a instalação, você fica de mãos atadas. Já tive problemas em instalar o Ubuntu em uma máquina mais antiga. O processo de instalação te dá muito poucas opções de solucionar os problemas que surgirem. Daí... é por isso que existe o alternate CD. Ele faz a mesma instalação do CD padrão do Ubuntu, mas permite bem mais opções. Uma delas é justamente permitir a instalação server. Teu PC fica todo configurado, incluindo a internet. Só que não tem o modo gráfico. Evidentemente, se quiseres, podes instalar o modo gráfico depois.

Você pega o alternete CD no mesmo lugar que pega a versão desktop.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Instalar o XFCE
« Resposta #8 Online: 15 de Setembro de 2006, 08:21 »

me diga uma coisa, um parênteses no tópico:
como eu faço pra instalar o ubuntu dapper sem interface gráfica? ele peladão, daí depois eu instalaria o resto...?

Pega um alternate CD e escolha a opção "Server Install" (se não me engano). Vai te instalar o básico mesmo.  Sem interface gráfica.
alternate cd?? seria um cd de uma versão anterior, isso??
ah, e ele peladão em modo server, depois que eu instalar um ambiente gráfico, vou conseguir usar internet sem configurar na mão? uso o net virtua (cabo) com um modem motorola pretão...

qual o nivel de conhecimento é necessário para instalar em modo server?

grato

Serj Tankian, Alternate CD é a versão de instalação em modo Texto do Ubuntu. Como o AlexBR comentou, têm mais opções de instalação que a versão Desktop CD.  Obviamente se você instalar uma distribuição com seus pacotes básicos, você terá que ter conhecimento mais profundo do sistema para saber se virar em modo texto. Basicamente você terá que configurar sua conexão com a internet em modo texto, alterar a sua sources.list em modo texto e sair instalando o que você pretende.

Não é esse bicho todo, já fiz isso no Ubuntu e no Debian.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Serj Tankian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • "I’ll wait here Lost in Hollywood
    • Ver perfil
    • Forum de informática com muitas dicas e suporte a você
Re: Instalar o XFCE
« Resposta #9 Online: 15 de Setembro de 2006, 11:50 »

me diga uma coisa, um parênteses no tópico:
como eu faço pra instalar o ubuntu dapper sem interface gráfica? ele peladão, daí depois eu instalaria o resto...?

Pega um alternate CD e escolha a opção "Server Install" (se não me engano). Vai te instalar o básico mesmo.  Sem interface gráfica.
alternate cd?? seria um cd de uma versão anterior, isso??
ah, e ele peladão em modo server, depois que eu instalar um ambiente gráfico, vou conseguir usar internet sem configurar na mão? uso o net virtua (cabo) com um modem motorola pretão...

qual o nivel de conhecimento é necessário para instalar em modo server?

grato

Serj Tankian, Alternate CD é a versão de instalação em modo Texto do Ubuntu. Como o AlexBR comentou, têm mais opções de instalação que a versão Desktop CD.  Obviamente se você instalar uma distribuição com seus pacotes básicos, você terá que ter conhecimento mais profundo do sistema para saber se virar em modo texto. Basicamente você terá que configurar sua conexão com a internet em modo texto, alterar a sua sources.list em modo texto e sair instalando o que você pretende.

Não é esse bicho todo, já fiz isso no Ubuntu e no Debian.

isso que você falou em modo têxto pode ser feito depois de configurar um ambiente gráfico né??
o alternat cd chega em casa como os outros? só achei a iso pra baixar, e minha conexão à 200K fica flórida...
"Viva!! Viva!! Viva a Sociedade Alternativa! À lei do forte, esta é a nossa lei e alegria do mundo!! Viva!! Viva!!"

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Instalar o XFCE
« Resposta #10 Online: 15 de Setembro de 2006, 12:44 »


isso que você falou em modo têxto pode ser feito depois de configurar um ambiente gráfico né??
o alternat cd chega em casa como os outros? só achei a iso pra baixar, e minha conexão à 200K fica flórida...
[/quote]

Não entedi, se você disse que quer fazer uma instalação básica do sistema, porque instalaria o ambiente gráfico?  ???
De qualquer maneira, é possível fazer todas as configurações por meio do terminal se você instalou o ambiente gráfico.

O alternate CD não é enviado para casa. Você terá que baixar a imagem ISO mesmo.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Serj Tankian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • "I’ll wait here Lost in Hollywood
    • Ver perfil
    • Forum de informática com muitas dicas e suporte a você
Re: Instalar o XFCE
« Resposta #11 Online: 15 de Setembro de 2006, 17:28 »


isso que você falou em modo têxto pode ser feito depois de configurar um ambiente gráfico né??
o alternat cd chega em casa como os outros? só achei a iso pra baixar, e minha conexão à 200K fica flórida...

Não entedi, se você disse que quer fazer uma instalação básica do sistema, porque instalaria o ambiente gráfico?  ???
De qualquer maneira, é possível fazer todas as configurações por meio do terminal se você instalou o ambiente gráfico.

O alternate CD não é enviado para casa. Você terá que baixar a imagem ISO mesmo.
[/quote]

Assim ó, eu queria instalar um ubuntu peladão, sem todos os programas que vem nele, como jogos, escritório, internet... até mesmo sem ambiente gráfico, pq daí depois de instalado o basicão eu ia e instalava um ambiente gráfico (XFCE), e alguns proigramas necessários...
"Viva!! Viva!! Viva a Sociedade Alternativa! À lei do forte, esta é a nossa lei e alegria do mundo!! Viva!! Viva!!"

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Instalar o XFCE
« Resposta #12 Online: 15 de Setembro de 2006, 21:59 »
É só fazer como descrevi acima.

Mas ele não é feito para ser bem basicão.

O Xubuntu só funcionou direito depois que eu fiz um apt-get install xubuntu-desktop!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Éderson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 203
    • Ver perfil
Re: Instalar o XFCE
« Resposta #13 Online: 16 de Setembro de 2006, 08:37 »
e seu eu quiser desinstalar o XFCE 4.4 RC1 que instalei a partir do arquivo bin, o que fazer?

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Re: Instalar o XFCE
« Resposta #14 Online: 16 de Setembro de 2006, 10:02 »
Assim ó, eu queria instalar um ubuntu peladão, sem todos os programas que vem nele, como jogos, escritório, internet... até mesmo sem ambiente gráfico, pq daí depois de instalado o basicão eu ia e instalava um ambiente gráfico (XFCE), e alguns proigramas necessários...

Na instalação em modo texto a internet é configurada durante a instalação. É necessário apenas apertar uns botões. Depois disso, você tem que usar o vi pra editar o source.list e descomentar os repositorios da internet que são comentados por padrão. Depois é só dar um apt-get update e instalar o pacote mc. Esse pacote tem o mcedit, um editor em modo texto que é muito mais amigável que o vi. Com ele, você configura todo o resto.

Pra instalar o XFCE, além do sistema básico em modo texto, você precisa instalar outros pacotes como, por exemplo, o binário e o devel do servidor X. É claro que o XFCE precisa do X, né? ;-)

Contudo, não acho vantagem nisso. O XFCE não tem muitos programas nativos. Assim, você teria que continuar usando o gedit, Gnomebaker, gaim, etc, etc. Pra instalar esses programas você precisaria das bibliotecas do Gnome. Sendo assim, acho melhor instalar Ubuntu normal, em modo gráfico. Depois disso você instala o XFCE a partir dos fontes.

Daí... De vez em quando, você pode logar no Gnome só pra ver o quanto o XFCE é mais rápido. :-)