Autor Tópico: Que referências devo ler sobre Linux? (Aprendendo)  (Lida 55468 vezes)

Offline diogoruani

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Que referências devo ler sobre Linux? (Aprendendo)
« Online: 27 de Abril de 2013, 20:07 »
Olá. Gostaria de saber quais referências devo ler à respeito do Linux. Referências podem ser desde livros à apostilas. Sou iniciante no Linux, não sei muito, gosto do Linux, acho legal que maioria das coisas funcionem via linha de comando como antigamente (óbvio que está muito mais aperfeiçoado), porém é muito cansativo ter que ficar buscando como realizar alguns comandos na internet. Não digo somente os comandos básicos do Terminal, mas digo também outros comandos, como baixar/instalar pacotes adicionais, aqueles que são baixados, como por exemplo o pacote True Type de fontes, que é dado o comando:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras ubuntu-restricted-addonsNão tenho idéia de quais outros comandos existam, e por isso busco por referências. Não necessita somente falar sobre o Terminal, qualquer boa referência sobre Linux serve, desde que seja útil. Estou focando o tópico no Terminal porque é o meio o qual mais tenho curiosidade em saber no Linux. Espero ser ajudado. Obrigado.

Offline NBPX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 179
    • Ver perfil
Re: Que referências devo ler sobre Linux? (Aprendendo)
« Resposta #1 Online: 27 de Abril de 2013, 20:20 »
Uma maneira interessante de estudar comandos do Ubuntu é instalar o Alacarte. Nele você pode editar as aplicações que serão acessadas a partir da Dash. Entre as configurações estão os comandos usados para lançar as aplicações. Já é uma maneira fácil de lembrar dos nomes das aplicações.

Eu confesso que nunca estudei muito linha de comando e nem é uma das minhas coisas preferidas. Aprendi os poucos comandos que sei mais com os problemas do dia a dia.

A propósito, sudo significa "super user do" ou "faça como super-usuário" o que significa executar algo como Administrador. Isso quer dizer que poderá fazer qualquer coisa no sistema, incluindo coisas perigosas. Por isso deve usar com atenção.

Aqui tem alguma documentação sobre comandos:
http://wiki.ubuntu-br.org/AptGet#Comandos

Uma coisa que talvez seja interessante para você, é aprender Shellscript (http://pt.wikipedia.org/wiki/Shell_script). Shellscript é uma linguagem de programação simples que está relacionada a estes comandos e pode ser usada para automatizar o Linux. É como o .bat ou o VB do Windows.
« Última modificação: 27 de Abril de 2013, 20:33 por NBPX »

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Que referências devo ler sobre Linux? (Aprendendo)
« Resposta #2 Online: 27 de Abril de 2013, 20:43 »
Olá. Gostaria de saber quais referências devo ler à respeito do Linux. Referências podem ser desde livros à apostilas. Sou iniciante no Linux, não sei muito, gosto do Linux, acho legal que maioria das coisas funcionem via linha de comando como antigamente (óbvio que está muito mais aperfeiçoado), porém é muito cansativo ter que ficar buscando como realizar alguns comandos na internet. Não digo somente os comandos básicos do Terminal, mas digo também outros comandos, como baixar/instalar pacotes adicionais, aqueles que são baixados, como por exemplo o pacote True Type de fontes, que é dado o comando:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras ubuntu-restricted-addonsNão tenho idéia de quais outros comandos existam, e por isso busco por referências. Não necessita somente falar sobre o Terminal, qualquer boa referência sobre Linux serve, desde que seja útil. Estou focando o tópico no Terminal porque é o meio o qual mais tenho curiosidade em saber no Linux. Espero ser ajudado. Obrigado.

Comece clicando aqui: 53) Manual de funcionamento(instrução) específico do Ubuntu

depois aprenda com as vídeo-aulas, na prática,

clicando aqui: 51) Alguns links de vídeo-aulas que o Srº Alarcon fez de dicas sobre o Ubuntu
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

clodoaldops

  • Visitante
Re: Que referências devo ler sobre Linux? (Aprendendo)
« Resposta #3 Online: 27 de Abril de 2013, 21:01 »

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Que referências devo ler sobre Linux? (Aprendendo)
« Resposta #4 Online: 28 de Abril de 2013, 12:49 »
Não se deve esquecer do Guia Foca Linux.

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Que referências devo ler sobre Linux? (Aprendendo)
« Resposta #5 Online: 28 de Abril de 2013, 13:41 »
Os livros dos professores Carlos Morimoto e Eriberto Mota também podem ser bastante úteis!
Linux User 586375

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Que referências devo ler sobre Linux? (Aprendendo)
« Resposta #6 Online: 28 de Abril de 2013, 14:52 »
Uma coletânea de bibligrafias indicadas por platao.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Mateus Aires

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Que referências devo ler sobre Linux? (Aprendendo)
« Resposta #7 Online: 29 de Abril de 2013, 19:57 »
Guia Foca GNU/Linux
www.guiafoca.org/

Nada melhor que o guia foca completo do linux e todos os tipo de niveis!