Eu tenho 400MB de Swap no meu PC. E nunca usei isso tudo de Swap. Só deixaria uns 4GB de Swap no Netbook se caso usasse a hibernação no disco.
2 Megas para o /boot? Você não se enganou Jorge?
E o Btrfs, tá bom mesmo?
Por falar nisso, qual o tamanho recomendado? Eu tenho uma partição de swap de um 1GB no meu notebook. Ganho alguma vantagem em aumentar?
Antigamente, a regra era a seguinte: Swap = 2 X RAM. Isso porque memória era bem cara. A maioria das máquinas era desmemoriada mesmo. Infelizmente Swap quer dizer paginação em disco, ou seja, quando acaba a RAM, para o sistema não travar, usava essa partição para armazenar processos com menor prioridade. Seu sistema não trava, mas fica lerdo pra burro, pois disco magnético é muito mais lento que qualquer memória no tempo de acesso.
Hoje a coisa mudou de figura, os kerneis estão sendo configurados para paginar o máximo possível na RAM mesmo, pois as máquinas de hoje tem muita RAM. No caso de um Notebook, onde geralmente é onde se usa a hibernação em disco, a Swap é usada para hibernar. Então você pode usar a mesma quantidade de RAM para sua Swap se for usar a hibernação em disco.
O que o Jorge fez foi desperdiçar espaço precioso do seu SSD, como o kenner falou, overkill!
Não sei que jogo da bestafera é esse que vai fazer ele usar todos os 8GB de RAM e ocupar mais 16GB de Swap. Eu entendi o fato dele usar a swap no SSD, pois ele é uma memória e não um disco magnético, mas não faz sentido para um desktop ter tanta Swap assim!
A não ser claro, que ele rode outras coisinhas a mais que consumam muita Swap.
Há quem nem use a Swap, até pode, mas tem programas que fazem uso da Swap mesmo com memória sobrando, e se você faz muita transferência de arquivos, também usa Swap. Então se tiver memória sobrando, tudo bem, ele vai usar a memória no lugar da Swap, mas se não tiver memória sobrando, vai fechar algum programa ou travar o sistema. Portanto é melhor ter alguma Swap do que nenhuma. Mas não precisa ser mais do que a sua quantidade de RAM, isso em notebooks para simples e mortais usuários.
Eu sei que meu sistema nunca uso mais de 100MB de Swap, eu ainda deixo 400MB só por "garantia".