Enquete

Qual versão do Ubuntu você utiliza?

Ubuntu 13.04
16 (59.3%)
Ubuntu 12.10
3 (11.1%)
Ubuntu 12.04 LTS
5 (18.5%)
Ubuntu 11.10
0 (0%)
ubuntu 10.04 LTS
3 (11.1%)

Votos Totais: 27

Autor Tópico: Declarações e Experiências sobre a nova versão do Ubuntu, 13.04!  (Lida 34319 vezes)

Offline kenner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Xubutnu 14.04
    • Ver perfil
Re: Declarações e Experiências sobre a nova versão do Ubuntu, 13.04!
« Resposta #15 Online: 28 de Abril de 2013, 14:41 »
Oi gente,
fiz a atualização tranquila. No pc do meu marido deu um probleminha... a saída de áudio HDMI não está mais presente.
Assistimos muitos filmes ligando o note na televisão, a imagem fica ok mas o aúdio não tem a opção HDMI.
Não sei se consegui explicar direito...Adoro o ubuntu e sempre realizo as atualizações e entendo que esse período é pra pontuarmos os erros que soluções serão achadas.

Obrigada, bom domingo!

Não seria algo relacionado à seleção do dispositivo de saída?
No terminal digite "alsamixer" e tente selecionar o HDMI apertanto F6.

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Declarações e Experiências sobre a nova versão do Ubuntu, 13.04!
« Resposta #16 Online: 28 de Abril de 2013, 15:39 »
Tente duas coisas:

1ª - Ligue a tv e o cabo HDMI no note, ai inicie o sistema.
2ª - Ligue o note e depois do sistema carregado, ligue o cabo HDMI e veja se o sistema reconhece
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline Almeidaufpb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Declarações e Experiências sobre a nova versão do Ubuntu, 13.04!
« Resposta #17 Online: 28 de Abril de 2013, 16:24 »
Oi, obrigada por responder.

Kenner, na verdade nem aparece a opção HDMI pra eu selecionar.

asghan, vou fazer o que vc sugeriu.

Não estou com o note por perto agora para testar mas assim que tiver acesso ao mesmo o farei.
Posto aqui se deu certo, ok!

Obrigada, boa tarde.


Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Declarações e Experiências sobre a nova versão do Ubuntu, 13.04!
« Resposta #18 Online: 30 de Abril de 2013, 10:48 »
Olha até aqui, eu só instalei o Ubuntu 13.04 quando saiu a versão final, essa nova versão só tem sido alegria pra mim.

Eu confesso que apanhei duas vezes para instalar ela no meu PC de casa. Mas foi culpa minha, como faço particionamento  e formatação personalizadas e eles mudaram algumas coisas de lugar, acabei me "passando"  em alguns detalhes até deixar da maneira que gostaria.

Fora isso essa versão do Unity tá muito melhor que a do 12.04 que havia testado antes. Muito mais rápido. Aqui no meu PC ficou um canhão. E olha que estou usando Nvidia. A inicialização e o desligamento são muito rápidos também. Até o momento nenhum travamento do Unity, apenas algumas aplicações, mas não o sistema.

O que mais me alegrou foi a parte de rede com o samba. Tá  muito bala! Enfim, esse kernel 3.8 com processadores modernos é só alegria.
Eu tenho um i7 2600k com uma GT560.

Gostei tanto que vou instalar no meu Netbook neste feriado. Já testei como Live-USB e reconheceu tudo de primeira. O netbook é um Core i3, placa de vídeo Intel e placas de rede Broadcom.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Declarações e Experiências sobre a nova versão do Ubuntu, 13.04!
« Resposta #19 Online: 30 de Abril de 2013, 11:10 »
Eu usaria o 13.04 no lugar do meu 12.04 LTS, mas o bug do desligamento me afastou dele. Vou aguardar o 13.10 então.

Offline Jorge

  • DavidCrifeAJ
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Declarações e Experiências sobre a nova versão do Ubuntu, 13.04!
« Resposta #20 Online: 30 de Abril de 2013, 11:27 »
Bem sou um louco testador de tudo que é distro novas, mas falo com certeza o ubuntu 13.04 é um belo trabalho arrisco-me a dizer que está beirando a perfeição.
Outra coisa que não vejo ninguém falar é :como instalei o meu ubuntu.
Vai aí minha experiencia com ele,  formatei o hd em 3 passos: 1-partição ext4 com /boot de 2 megas depois fiz a swap com 16 gigas porque tenho já memoria ram de 8 gigas e finalmente 42 gigas /Btrfs(observe não usei ext4) meu hd é um ssd de 60 gigas.
Razão dessa formatação a velocidade melhora demais...
O resto da instalação segue o normal sugerido pela propria seguencia do ubuntu.
Eu tiro todos os tipos de efeitos deixando-o bem leve.
Depois falo mais...

Offline kenner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Xubutnu 14.04
    • Ver perfil
Re: Declarações e Experiências sobre a nova versão do Ubuntu, 13.04!
« Resposta #21 Online: 30 de Abril de 2013, 14:10 »
Bem sou um louco testador de tudo que é distro novas, mas falo com certeza o ubuntu 13.04 é um belo trabalho arrisco-me a dizer que está beirando a perfeição.
Outra coisa que não vejo ninguém falar é :como instalei o meu ubuntu.
Vai aí minha experiencia com ele,  formatei o hd em 3 passos: 1-partição ext4 com /boot de 2 megas depois fiz a swap com 16 gigas porque tenho já memoria ram de 8 gigas e finalmente 42 gigas /Btrfs(observe não usei ext4) meu hd é um ssd de 60 gigas.
Razão dessa formatação a velocidade melhora demais...
O resto da instalação segue o normal sugerido pela propria seguencia do ubuntu.
Eu tiro todos os tipos de efeitos deixando-o bem leve.
Depois falo mais...

16 Gbs de SWAP? Meio overkill isso não?
Na primeira instalação que fiz coloquei 4 e o sistema praticamente nem utilizou, olha que tenho 6Gbs.
Agora coloco apenas 1Gb, só pra dizer que tenho swap.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Declarações e Experiências sobre a nova versão do Ubuntu, 13.04!
« Resposta #22 Online: 30 de Abril de 2013, 16:53 »
Eu tenho 400MB de Swap no meu PC. E nunca usei isso tudo de Swap. Só deixaria uns 4GB de Swap no Netbook se caso usasse a hibernação no disco.

2 Megas para o /boot? Você não se enganou  Jorge?

E o Btrfs, tá bom mesmo?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline NBPX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 179
    • Ver perfil
Re: Declarações e Experiências sobre a nova versão do Ubuntu, 13.04!
« Resposta #23 Online: 30 de Abril de 2013, 17:10 »
Eu tenho 400MB de Swap no meu PC. E nunca usei isso tudo de Swap. Só deixaria uns 4GB de Swap no Netbook se caso usasse a hibernação no disco.

2 Megas para o /boot? Você não se enganou  Jorge?

E o Btrfs, tá bom mesmo?

Por falar nisso, qual o tamanho recomendado? Eu tenho uma partição de swap de um 1GB no meu notebook. Ganho alguma vantagem em aumentar?

Offline Jorge

  • DavidCrifeAJ
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Declarações e Experiências sobre a nova versão do Ubuntu, 13.04!
« Resposta #24 Online: 30 de Abril de 2013, 17:37 »
Kenner não me enganei não é exatamente 16 gigas
Na verdade isso se usa quando se tem 8 gigas de memoria ram , mas por ser meu ha um SSD ( 60 gigas )nem precisava porque ele já é uma memoria ram.
Mas pensando em estourar minha memoria ram com jogos em deixei esse super reforço.
No caso de usar um disco hd normal nem vejo muita utilidade ... serve só como apoio se a tua memoria física faltar, mesmo assim, fica ruim por ser hd normal lento pra isso.
Sobre a pergunta se a formatação Btrfs é boa, te falo que para formatar pendrive de 16gigas e sd de 16gigas fica bem melhor que a ext4.
A proposito quando qualquer móvel de 16 gigas já se torna lentooo demais pra formatar.
A velocidade com essa formatação que descrevi (Btrfs) é superior para hs's ssd e memoria externa acima de 8 gigas.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Declarações e Experiências sobre a nova versão do Ubuntu, 13.04!
« Resposta #25 Online: 30 de Abril de 2013, 18:52 »
Eu tenho 400MB de Swap no meu PC. E nunca usei isso tudo de Swap. Só deixaria uns 4GB de Swap no Netbook se caso usasse a hibernação no disco.

2 Megas para o /boot? Você não se enganou  Jorge?

E o Btrfs, tá bom mesmo?

Por falar nisso, qual o tamanho recomendado? Eu tenho uma partição de swap de um 1GB no meu notebook. Ganho alguma vantagem em aumentar?

Antigamente, a regra era a seguinte: Swap = 2 X RAM. Isso porque memória era bem cara. A maioria das máquinas era desmemoriada mesmo. Infelizmente Swap quer dizer paginação em disco, ou seja, quando acaba a RAM, para o sistema não travar, usava essa partição para armazenar processos com menor prioridade. Seu sistema não trava, mas fica lerdo pra burro, pois disco magnético é muito mais lento que qualquer memória no tempo de acesso.

Hoje a coisa mudou de figura, os kerneis estão sendo configurados para paginar o máximo possível na RAM mesmo, pois as máquinas de hoje tem muita RAM. No caso de um Notebook, onde geralmente é onde se usa a hibernação em disco, a Swap é usada para hibernar. Então você pode usar a mesma quantidade de RAM para sua Swap se for usar a hibernação em disco.

O que o Jorge fez foi desperdiçar espaço precioso do seu SSD, como o  kenner  falou, overkill!

Não sei que jogo da bestafera é esse que vai fazer ele usar todos os 8GB de RAM e ocupar mais 16GB de Swap. Eu entendi o fato dele usar a swap no SSD, pois ele é uma memória e não um disco magnético, mas não faz sentido para um desktop ter tanta Swap assim!

A não ser claro, que ele rode outras coisinhas a mais que consumam muita Swap.

Há quem nem use a Swap, até pode, mas tem programas que fazem uso da Swap mesmo com memória sobrando, e se você faz muita transferência de arquivos, também usa Swap. Então se tiver memória sobrando, tudo bem, ele vai usar a memória no lugar da Swap, mas se não tiver memória sobrando, vai fechar algum programa ou travar o sistema. Portanto é melhor ter alguma Swap do que nenhuma. Mas não precisa ser mais do que a sua quantidade de RAM, isso em notebooks para simples e mortais usuários.


Eu sei que meu sistema nunca uso mais de 100MB de Swap, eu ainda deixo 400MB só por "garantia".
« Última modificação: 30 de Abril de 2013, 18:56 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Declarações e Experiências sobre a nova versão do Ubuntu, 13.04!
« Resposta #26 Online: 30 de Abril de 2013, 18:54 »
Kenner não me enganei não é exatamente 16 gigas
Na verdade isso se usa quando se tem 8 gigas de memoria ram , mas por ser meu ha um SSD ( 60 gigas )nem precisava porque ele já é uma memoria ram.
Mas pensando em estourar minha memoria ram com jogos em deixei esse super reforço.
No caso de usar um disco hd normal nem vejo muita utilidade ... serve só como apoio se a tua memoria física faltar, mesmo assim, fica ruim por ser hd normal lento pra isso.
Sobre a pergunta se a formatação Btrfs é boa, te falo que para formatar pendrive de 16gigas e sd de 16gigas fica bem melhor que a ext4.
A proposito quando qualquer móvel de 16 gigas já se torna lentooo demais pra formatar.
A velocidade com essa formatação que descrevi (Btrfs) é superior para hs's ssd e memoria externa acima de 8 gigas.

Obrigado pela resposta quanto ao Btrfs. Vou testar em um disco magnético mesmo para ver como anda o desempenho dele no geral.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline maosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 190
    • Ver perfil
Re: Declarações e Experiências sobre a nova versão do Ubuntu, 13.04!
« Resposta #27 Online: 30 de Abril de 2013, 21:23 »
To usando o 13.04 64 bits, em geral notei que está mais rápido que as versões anteriores, mas aqui não trava para desligar apenas demora mais do que a versão 12.04.2.

Offline Jorge

  • DavidCrifeAJ
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Declarações e Experiências sobre a nova versão do Ubuntu, 13.04!
« Resposta #28 Online: 01 de Maio de 2013, 09:31 »
Antigamente, a regra era a seguinte: Swap = 2 X RAM. Isso porque memória era bem cara. A maioria das máquinas era desmemoriada mesmo. Infelizmente Swap quer dizer paginação em disco, ou seja, quando acaba a RAM, para o sistema não travar, usava essa partição para armazenar processos com menor prioridade. Seu sistema não trava, mas fica lerdo pra burro, pois disco magnético é muito mais lento que qualquer memória no tempo de acesso.

Hoje a coisa mudou de figura, os kerneis estão sendo configurados para paginar o máximo possível na RAM mesmo, pois as máquinas de hoje tem muita RAM. No caso de um Notebook, onde geralmente é onde se usa a hibernação em disco, a Swap é usada para hibernar. Então você pode usar a mesma quantidade de RAM para sua Swap se for usar a hibernação em disco.

O que o Jorge fez foi desperdiçar espaço precioso do seu SSD, como o  kenner  falou, overkill!

Offline itamaratento

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
    • http://www.omgubuntu.co.uk/
Re: Declarações e Experiências sobre a nova versão do Ubuntu, 13.04!
« Resposta #29 Online: 01 de Maio de 2013, 17:33 »
 8) 8) 8) 8)


      já faz algum tempo que uso Unbuntu.....acho que desde 8.04 eu acho, a mémoria não esta muito boa...rsrrrs

 ;D ;D ;D

    mas gostaria de dar meu Depoimento Sobre 13.04, eu estava meio recioso(com medo) , de mudar do 12.10 pra 13.04 e  foi tranguilo, atualizei direto do sistema sem precisar Formatar o HD, muitas da minhas tentativas de Atualização para mudar o Sistema o Computador travava, desda vez foi muito bom!!!
nota 10  :o :o :o