Enquete

Qual versão do Ubuntu você utiliza?

Ubuntu 13.04
16 (59.3%)
Ubuntu 12.10
3 (11.1%)
Ubuntu 12.04 LTS
5 (18.5%)
Ubuntu 11.10
0 (0%)
ubuntu 10.04 LTS
3 (11.1%)

Votos Totais: 27

Autor Tópico: Declarações e Experiências sobre a nova versão do Ubuntu, 13.04!  (Lida 34321 vezes)

Offline Jorge

  • DavidCrifeAJ
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Declarações e Experiências sobre a nova versão do Ubuntu, 13.04!
« Resposta #30 Online: 01 de Maio de 2013, 18:59 »
Antigamente, a regra era a seguinte: Swap = 2 X RAM. Isso porque memória era bem cara. A maioria das máquinas era desmemoriada mesmo. Infelizmente Swap quer dizer paginação em disco, ou seja, quando acaba a RAM, para o sistema não travar, usava essa partição para armazenar processos com menor prioridade. Seu sistema não trava, mas fica lerdo pra burro, pois disco magnético é muito mais lento que qualquer memória no tempo de acesso.

Hoje a coisa mudou de figura, os kerneis estão sendo configurados para paginar o máximo possível na RAM mesmo, pois as máquinas de hoje tem muita RAM. No caso de um Notebook, onde geralmente é onde se usa a hibernação em disco, a Swap é usada para hibernar. Então você pode usar a mesma quantidade de RAM para sua Swap se for usar a hibernação em disco.

O que o Jorge fez foi desperdiçar espaço precioso do seu SSD, como o  kenner  falou, overkill!

Verdade já por usar um hd ssd descobri uma formatação ideal ..e momentaneamente desprezei a maravilhosa Btrfs pela antiga EXT2 porque o formatador de instalação do ubuntu não permitir instalar sem usar o recurso journal.
o Hd ssd ficou bem mais legal com EXT2 sem o journal e assim eu também ganho mais vida útil dele.

Offline kenner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Xubutnu 14.04
    • Ver perfil
Re: Declarações e Experiências sobre a nova versão do Ubuntu, 13.04!
« Resposta #31 Online: 01 de Maio de 2013, 19:56 »
Uma dúvida que não tem muito a ver com o tópico, em relação às atualizações.
O 12.04 irá receber, futuramente as atualizações que o 12.10 e o 13.04 possuem? Libre office, versões mais atualizadas do unity e etc... Ou essas novidades só no 14.04?

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Declarações e Experiências sobre a nova versão do Ubuntu, 13.04!
« Resposta #32 Online: 01 de Maio de 2013, 20:26 »
O 12.04 irá receber, futuramente as atualizações que o 12.10 e o 13.04 possuem? Libre office, versões mais atualizadas do unity e etc... Ou essas novidades só no 14.04?

O Unity do 12.04 é o 5.xx (atualmente 5.18); o do 13.04 é o 7.xx. São versões muito diferentes e não há como atualizar de uma pra outra.
Já quanto aos programas em geral, até onde eu sei as atualizações são normais. Talvez alguns programas requeiram uso de PPAs pra ter versões mais atuais (caso do LibreOffice, por exemplo).

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Declarações e Experiências sobre a nova versão do Ubuntu, 13.04!
« Resposta #33 Online: 01 de Maio de 2013, 21:25 »
Citar
Libre office, versões mais atualizadas do unity e etc... Ou essas novidades só no 14.04?

Libreoffice não. Mas quanto ao Unity, o tio Mark andou falando no seu site que oferecerá uma versão mais nova para o ubuntu LTS, talvez no próximo "service pack" do 12.04 (o 12.04.3, que deve sair em agosto). No mais, que eu saiba, só o Firefox será constantemente atualizado. O VLC, por exemplo, ainda tá na versão 2.0.5, enquanto que já saiu a versão 2.0.6 que corrige vários bugs e trás funcionalidades novas para alguns codecs. Espero que outros aplicativos também sejam atualizados, e que a versão não fique defasada até o fim do ano (nas outras LTS em mais ou menos dois anos a distro já ficava com programas velhos, excetuando o Firefox...).
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

clodoaldops

  • Visitante
Re: Declarações e Experiências sobre a nova versão do Ubuntu, 13.04!
« Resposta #34 Online: 01 de Maio de 2013, 22:08 »
Tenho 2 máquinas rodando o RR-13.04 em duas máquinas: um notebookk Itautec (PDC + 2gb/ram + 160gb/hd) e um netebook Acer (Atom-N270 + 2gb/ram + 160gb/hd).
Em ambos achei que o desempenho está melhor , rodando mais leve, que o PP-12.04 4 o QQ-12.10.
Felizmente o Unity está amadurecendo!

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Declarações e Experiências sobre a nova versão do Ubuntu, 13.04!
« Resposta #35 Online: 04 de Maio de 2013, 01:30 »
Nossa, sério que o Empathy ficou assim, todo sem graça? Cadê os balãozinhos verde e amarelo que era seu diferencial? Meu, ficou um lixo de ler mensagem assim, com a foto da pessoa do tamanho do mundo e as mensagens em baixo, tudo no branco, misturado com o horário que pessoa mandou. Os caras do Gnome deviam contratar um designer urgente, está totalmente anti ergonômico. Os caras do Gnome estão capando todos os aplicativos, é bom que a Canonical crie seus próprios aplicativos, ou escolha outra base.

Um conselho para quem estiver usando essa versão: instale o Pidgin.

Edit: Aff, mas que bug mais besta... eles não retiraram esse recurso, é só ir em Empathy -> Preferences, aba Themes, mudar o chat Theme para outro, depois fechar a janela, depois volte à essa configuração, volte ao que era antes (Ubuntu). Agora voltou os balãozinhos verde e amarelo, que separam as conversas. Como é que eles deixam passar um negócio desse?!?!
« Última modificação: 04 de Maio de 2013, 01:37 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Declarações e Experiências sobre a nova versão do Ubuntu, 13.04!
« Resposta #36 Online: 04 de Maio de 2013, 10:13 »
é bom que a Canonical crie seus próprios aplicativos, ou escolha outra base.

Isso meio que já vem acontecendo. No Ubuntu 13.04, o Gwibber (cliente de Twitter) deu lugar a um outro programa chamado "Friends". E se eu não me engano, no 13.10, a própria interface Unity será em QT.
Acho que a tendência é a Canonical deixar o GNOME totalmente de lado daqui a um tempo. Eu pessoalmente acho isso ótimo, pois assim o sistema ganha identidade própria e deixa de ser apenas mais uma distribuição Linux.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Declarações e Experiências sobre a nova versão do Ubuntu, 13.04!
« Resposta #37 Online: 04 de Maio de 2013, 22:22 »
é bom que a Canonical crie seus próprios aplicativos, ou escolha outra base.

Isso meio que já vem acontecendo. No Ubuntu 13.04, o Gwibber (cliente de Twitter) deu lugar a um outro programa chamado "Friends". E se eu não me engano, no 13.10, a própria interface Unity será em QT.
Acho que a tendência é a Canonical deixar o GNOME totalmente de lado daqui a um tempo. Eu pessoalmente acho isso ótimo, pois assim o sistema ganha identidade própria e deixa de ser apenas mais uma distribuição Linux.

Cara, eu tentei usar o gwibber, q lixo de software... ele dava um problema besta de compatibilidade com o Facebook.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Possacrer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Declarações e Experiências sobre a nova versão do Ubuntu, 13.04!
« Resposta #38 Online: 04 de Maio de 2013, 23:08 »
Companheiros(as), tive uma experiência frustrante, claro que eu não sou um "expert", como alguns amigos aqui do fórum, mas vamos aos fatos, tenho em casa um pc amd64 bits, que rodava com o xubuntu 12.10 e uma máquina mais modesta e antiga pentiun 4 1gb de ram que rodava com o lubuntu 12.10, atualizei ambas para a versão 13.04 ai alguns problemas ocorreram, o xubuntu travava e apresentava problemas de video imagem distorcia "listras na tela". O Lubuntu começou apresentar comportamentos extranhos, não conseguia acessar o banco do brasil, embora tivesse o java da oracle instalado, instalei open java, algumas extensões no firefox específicas para o java, entrei no about:config do firefox enfim o bb não dava acesso, abria a pg principal, mas a tela da senha necas, o interessante é o chromium que vem com default no lubuntu acessava o banco do brasil, mas nenhum dos dois navegadores dava para postar nada, cheguei a acessar a hp do fórum mais na hora de enviar a mensagem ou "post" caia a navegação por falha etc. o faceboock só acessei através do chromium em navegação anônima, na navegação normal nem firefox nem chromium abria o facebook. O que é que fiz então, formatei os dois pc's aonde tinha o xubuntu amd 64bists, instalei o Ubuntu 12.04. No Lubuntu formatei e reinstalei a versão anterior, ou seja a 12.10... agora tudo funciona redondinho nos dois computadores, acesso a banco, facebook tudo bacana...não sei o que ocorreu, só sei que em ambos após baixar tudo na hora da instalação um programa ou uma biblioteca não me lembro bem deu um errinho mais dei enter e a instalação foi até ao final, em seguida, fiz uma atualização via terminal para ver se corrigia aquele errinho incial da instalação ... não sei o que pode ter ocorrido ...é isso.

Offline DelRod

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
    • ACM
Re: Declarações e Experiências sobre a nova versão do Ubuntu, 13.04!
« Resposta #39 Online: 08 de Maio de 2013, 21:55 »
Tenho lido algumas criticas menos favoráveis sobre o 13.04.
Para mim essas criticas são todas estranhas, usava o 12.04 LTS e testei o 13.04 no dia 26ABR. Fiquei muito surpreendido pela positiva e não estava à espera que tivesse melhor desempenho e fosse mais rápido que o 12.04 LTS. Sempre com o ambiente Gnome.
Uso o sistema de forma intensa, com servidor apache2, PHP, mysql e editor bluefish, processamento de vídeos com o pitivi, placa tv com Tvtime.
No entanto com 0 12.10 foi só problemas, nomeadamente com o grafismo, pelo que tive de desinstala-lo e voltar ao 12.04 LTS.
Vou permanecer 13.04, é realmente bom. :D

Offline marcoslinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • só o Senhor é Deus!
    • Ver perfil
Re: Declarações e Experiências sobre a nova versão do Ubuntu, 13.04!
« Resposta #40 Online: 09 de Maio de 2013, 15:38 »
apesar de eu ainda não saber muito , fiz a atualização do ubuntu 12.10 para o 13.04 ontem dia 08/05/2013 via internet e não tive problema nenhum até agora e pelo que eu já vi ele é mais rapido que o 12.10 .
processador athlon fx 4300 / placa mãe asus m5a78l-m / memoria 04gbs ddr3 1333 markvision/ placa de vídeo nvidia 9500gt / hd 128 gb  ssd e 320 gb wd /ubuntu 15.04/fonte corsair cx 500.

Offline Farael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Declarações e Experiências sobre a nova versão do Ubuntu, 13.04!
« Resposta #41 Online: 09 de Maio de 2013, 20:45 »
Lembro que, nas duas vezes que instalei o 12.10, antes de instalar os drivers pra minha Geforce, ele era exageradamente lento, eu sofria até conseguir instalar o driver, mas quando instalava ficava tudo ótimo.

No 13.04, nem aconteceu isso. Só lembrei de instalar o driver quando eu tentei jogar um jogo.

Offline mt5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Declarações e Experiências sobre a nova versão do Ubuntu, 13.04!
« Resposta #42 Online: 31 de Maio de 2013, 21:28 »
Bom, uso o Ubuntu desde a versão 9.10 e nunca tive do que reclamar. Infelizmente ainda não pude deixar de utilizar o windows por completo, porém utilizo ele pouquissimas vezes. Agora quanto a nova versão, 13.04, a única coisa que me irrita um pouco é que o Gnome-Shell 3.6 dá umas travadas, mas não é nada de muita importancia visto o hardware que tenho disponivel.