Autor Tópico: Converter PPT em PDF.  (Lida 9384 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Converter PPT em PDF.
« Online: 29 de Abril de 2013, 11:07 »
Andei pesquisando e curiosamente não achei nada satisfatório sobre esse tema. Alguém saberia me dizer como faço para converter vários arquivos ppt para o formato pdf? Evidentemente que posso usar o próprio LibreOffice pra isso, só que eu teria que abrir cada um dos arquivos e pedir para converter para pdf, o que não é nada prático.

Obs. Programas em linha de comando como o "convert" não fazem isso? testei aqui e não da certo. Comando: "convert *.ppt *.pdf"

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.175
    • Ver perfil
Re: Converter PPT em PDF.
« Resposta #1 Online: 29 de Abril de 2013, 11:59 »
Já procurou sobre 'imprimir em pdf'? Sei que dá pra mandar imprimir algo usando o terminal.

Talvez isso ajude:

http://linuxneophyte.com/print-to-pdf-cups-pdf/

http://bogdan.org.ua/2008/10/30/how-to-print-a-single-page-from-pdf-file-using-linux-command-line-interface-cli.html

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Converter PPT em PDF.
« Resposta #2 Online: 29 de Abril de 2013, 13:21 »
O LibreOffice faz isso em linha de comando:

Código: [Selecionar]
libreoffice --convert-to pdf teste.ppt
O "teste.ppt" é seu arquivo, pode ser qualquer formato, .doc, .ppt, .odt e etc. O problema é que o Libre abre a janela principal dele, eu não sei manter ele só na linha de comando.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Converter PPT em PDF.
« Resposta #3 Online: 29 de Abril de 2013, 14:48 »
Pelo que eu saiba o PowerPoint faz isso nativamente. Basta ir em:

Citar
Salvar como --> Outros Formatos.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.175
    • Ver perfil
Re: Converter PPT em PDF.
« Resposta #4 Online: 29 de Abril de 2013, 16:01 »
Pelo que eu saiba o PowerPoint faz isso nativamente. Basta ir em:

Citar
Salvar como --> Outros Formatos.

Eu acho que ele não usa PP e também precisa fazer isso em lote, ou seja, muitos arquivos de uma vez só.

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.175
    • Ver perfil
Re: Converter PPT em PDF.
« Resposta #5 Online: 29 de Abril de 2013, 16:04 »
O LibreOffice faz isso em linha de comando:

Código: [Selecionar]
libreoffice --convert-to pdf teste.ppt
O "teste.ppt" é seu arquivo, pode ser qualquer formato, .doc, .ppt, .odt e etc. O problema é que o Libre abre a janela principal dele, eu não sei manter ele só na linha de comando.

No caso do openoffice, tem uma opção invisible.

Código: [Selecionar]
-invisible
              Starts in invisible mode.

              Neither the start-up logo nor the initial program window will be
              visible.  However, the OpenOffice.org software can be controlled
              and documents and dialogs opened via the API.

              When  the  OpenOffice.org  software  has  been started with this
              parameter, it can only be ended using the taskmanager  (Windows)
              or the kill command (UNIX based systems).

              It cannot be used in conjunction with -quickstart.

Testei aqui com openoffice.org -invisible -p cadastro.doc e nenhuma janela foi aberta... porém abriu a janela das impressoras e o trabalho foi pra lista da impressora padrão. Ou seja, se mudar a impressora na opção -p, para a impressora pdf, deve dar certo.
« Última modificação: 29 de Abril de 2013, 16:07 por sigur »

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Converter PPT em PDF.
« Resposta #6 Online: 29 de Abril de 2013, 22:58 »
Sigur - Exatamente, tenho muitos arquivos em PPT (que recebo do pessoal do Windows) porém, uso Ubuntu (13.04). Como é característica do meu trabalho, preciso que esses arquivos sejam "pdf".

Obs. Verificarei sua doca e dos demais colegas. Valeu pessoal.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Converter PPT em PDF.
« Resposta #7 Online: 30 de Abril de 2013, 03:05 »
Sigur - Exatamente, tenho muitos arquivos em PPT (que recebo do pessoal do Windows) porém, uso Ubuntu (13.04). Como é característica do meu trabalho, preciso que esses arquivos sejam "pdf".

Obs. Verificarei sua doca e dos demais colegas. Valeu pessoal.


Nossa, mas esse pessoal não tem capacidade de mandar para você os arquivos em .odp ou .pdf?

Nem a M$ está mais suportando esses formatos binários de arquivos, tenta editar um .doc ou .ppt no office disponível no hotmail (agora outlook) para vc ver o que acontece. Desconfigura tudo! E isso sendo produto da M$ heim...

O povo tem que se conscientizar que esses formatos legados da M$ não servem mais para nada, só para desconfigurar os arquivos.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Converter PPT em PDF.
« Resposta #8 Online: 30 de Abril de 2013, 08:38 »
Rapaz, Sérgio, o pior é que não. São professores de um centro universitário e ele não tem envolvimento com esses recursos, os textos eles escritos no word por exemplo, são péssimos, não tem formatação nenhuma. Eles não sabem quase nada. Daí minha função nessa história é corrigir essas formatação e depois disponibilizar o material para todos os alunos (só que no formato PDF). Agora, imagine o seguinte, eu ter que converter/ajeitar o material enviado por 7 professores 8... e eventualmente pode ser bem mais que isso... ou seja, é dureza, porém, se eles não querem aprender ao menos ganho meus trocados nessa história.. rsrs...

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.175
    • Ver perfil
Re: Converter PPT em PDF.
« Resposta #9 Online: 30 de Abril de 2013, 09:29 »
Rapaz, Sérgio, o pior é que não. São professores de um centro universitário e ele não tem envolvimento com esses recursos, os textos eles escritos no word por exemplo, são péssimos, não tem formatação nenhuma. Eles não sabem quase nada. Daí minha função nessa história é corrigir essas formatação e depois disponibilizar o material para todos os alunos (só que no formato PDF). Agora, imagine o seguinte, eu ter que converter/ajeitar o material enviado por 7 professores 8... e eventualmente pode ser bem mais que isso... ou seja, é dureza, porém, se eles não querem aprender ao menos ganho meus trocados nessa história.. rsrs...

Nessa situação, o melhor é pedir que mandem em txt puro. Daí é muito mais fácil você aplicar um estilo.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Converter PPT em PDF.
« Resposta #10 Online: 30 de Abril de 2013, 11:26 »
nunca testei uma exportação do libreoffice impress para pdf ou mesmo dar uma saída em pré-impressão gerando um arquivo pdf.
mas acho que de um jeito ou de outro é possível.
agora o que chamou atenção é assunto desse tópico, como voltei a estudar tenho sentido tudo isso na pele que os colegas falaram por aqui.
mas acho que um dos fatores é a falta da suporte dos estabelecimentos e órgãos de ensino ao professor, que não é obrigado a ser expert em informática.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Converter PPT em PDF.
« Resposta #11 Online: 30 de Abril de 2013, 12:24 »
"Suporte"...eis aí uma palavra que as instituições de ensino/pesquisa desconhecem completamente. Até creio que não o fazem por mal, porém, apenas não fazem. Ministrei algumas aulas sobre o Ubuntu (instalei em várias máquinas) e depois ensinei o pessoal a escrever textos usando o LaTex. Passados uns dois anos, encontrei grande parte desse pessoal e... nenhum usa o LaTex pra nada (preferem o Word) e com relação ao Ubuntu, está la, instalado nas máquinas deles (ocupando espaço no HD), pois tem deles que não o acessa há quase dois anos.

Agora, por que isso ocorre? Bem, posso até arriscar responder isso, porém, como não é o objeto central do tópico, deixo pra uma outra postagem sobre esse tema, que por sinal muito tem sido do meu interesse estudar esses temas tipo "migração Windows/Ubuntu".


Valeu (e mais uma vez obrigado pelas muitas respostas. Logo mais receberei alguns arquivos ppt e verei suas dicas de conversão para pdf).

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Converter PPT em PDF.
« Resposta #12 Online: 30 de Abril de 2013, 13:05 »
Rapaz, Sérgio, o pior é que não. São professores de um centro universitário e ele não tem envolvimento com esses recursos, os textos eles escritos no word por exemplo, são péssimos, não tem formatação nenhuma. Eles não sabem quase nada. Daí minha função nessa história é corrigir essas formatação e depois disponibilizar o material para todos os alunos (só que no formato PDF). Agora, imagine o seguinte, eu ter que converter/ajeitar o material enviado por 7 professores 8... e eventualmente pode ser bem mais que isso... ou seja, é dureza, porém, se eles não querem aprender ao menos ganho meus trocados nessa história.. rsrs...

Manda eles fazerem um curso, ou traga algum curso para essa sua faculdade. O LibreOffice tem bastante recurso que ajuda na hora da formatação, como a utilização de Estilos. Vc configura os estilos para a norma da ABNT por exemplo, e seu texto fica todo padronizado. E eles aprendendo a exportar para PDF, no Libre, é tão fácil, mais fácil do que ficar uma pessoa só responsável por isso. É questão de conscientização. Tenta mexer com o ego deles, fala que processador de texto (como o Writer ou Word) não é máquina de escrever.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.175
    • Ver perfil
Re: Converter PPT em PDF.
« Resposta #13 Online: 30 de Abril de 2013, 16:31 »
...fala que processador de texto (como o Writer ou Word) não é máquina de escrever.

O problema é que quando precisam de uma (ou de algo como uma), utilizam o Word. Por exemplo, precisa mandar um recado com alguns dados, por e-mail; o que fazem? Criam um .doc com o texto enorme, em negrito, com tabelas e anexam no e-mail. Daí, lá vamos nós abrir um anexo só pra p-doer ler uns dados de texto puro...

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Converter PPT em PDF.
« Resposta #14 Online: 30 de Abril de 2013, 22:52 »
Caramba, tô achando que o "sigur" anda fazendo o mesmo serviço que eu... rs... É bem isso mesmo sigur, é cada uma. Sérgio o que você está sugerindo é o que eu faço o tempo todo, porém, esbarro na apatia, na mais pura falta de ação, de iniciativa... Já falei 300 vezes em como formatar (e foi no Word mesmo), já falei em optarem por salvar os PowerPoints e os .doc em PDF (para que não percam a formatação básica), etc... porém...