Autor Tópico: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!  (Lida 59070 vezes)

Creto

  • Visitante
Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
« Resposta #15 Online: 19 de Julho de 2013, 20:13 »
Olha pesado, lento e etc., e tal o atual KDE, como disse o bmota depende do hardware, mas ainda assim entre ele (KDE) e o atual Gnome... hum... só enfeite, dificuldades e um peso enorme, isso sim

E volto a lembrar jamais tive um Linux em PCs parrudos em casa e o kde sempre rodou muito bem, mas desculpem ai, mas comparar o kubuntu de outras distros com kde seria difícil para o kubuntu, experimenta ai a da minha assinatura e vejam se é lenta...

T+

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
« Resposta #16 Online: 19 de Julho de 2013, 21:44 »
Citar
mas comparar o kubuntu de outras distros com kde seria difícil para o kubuntu, experimenta ai a da minha assinatura e vejam se é lenta...

Sim, porque o ambiente gráfico padrão do Mageia é o KDE, então os desenvolvedores projetam a distro focando nesse ambiente, por isso é mais rápido que o Kubuntu e demais distros que não possuem o KDE por padrão.

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
« Resposta #17 Online: 19 de Julho de 2013, 21:50 »
Citar
mas comparar o kubuntu de outras distros com kde seria difícil para o kubuntu, experimenta ai a da minha assinatura e vejam se é lenta...

Sim, porque o ambiente gráfico padrão do Mageia é o KDE, então os desenvolvedores projetam a distro focando nesse ambiente, por isso é mais rápido que o Kubuntu e demais distros que não possuem o KDE por padrão.

Essa não entendi?  ???

Se o KDE não é o ambiente padrão do Kubuntu, então qual é?

Outra coisa: A Mageia não possui 1, mas 2 ambientes gráficos "padrões": O Gnome e o KDE. Sendo assim, não faz sentido afirmar que os devs desenvolvem a distro com foco exclusivamente no KDE.
« Última modificação: 19 de Julho de 2013, 21:54 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
« Resposta #18 Online: 20 de Julho de 2013, 00:50 »
prefiro o kde sem modificações, sempre me pareceu mais fluido.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
« Resposta #19 Online: 20 de Julho de 2013, 01:19 »
Citar
Essa não entendi?  Hein?

Se o KDE não é o ambiente padrão do Kubuntu, então qual é?

Outra coisa: A Mageia não possui 1, mas 2 ambientes gráficos "padrões": O Gnome e o KDE. Sendo assim, não faz sentido afirmar que os devs desenvolvem a distro com foco exclusivamente no KDE.

http://www.youtube.com/watch?v=9bI0GWuUFhw

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
« Resposta #20 Online: 20 de Julho de 2013, 10:25 »
Citar
Essa não entendi?  Hein?

Se o KDE não é o ambiente padrão do Kubuntu, então qual é?

Outra coisa: A Mageia não possui 1, mas 2 ambientes gráficos "padrões": O Gnome e o KDE. Sendo assim, não faz sentido afirmar que os devs desenvolvem a distro com foco exclusivamente no KDE.

http://www.youtube.com/watch?v=9bI0GWuUFhw

Como eu disse antes, a Mageia possui dois (não 1) ambientes gráficos padrões. Logo, não há por que se falar em desenvolvimento com foco no KDE. Se o KDE é melhor ou mais leve na Mageia que no Kubuntu é porque os desenvolvedores de lá vêm realizando um melhor trabalho nesta área, mas não porque estão focando exclusivamente neste ambiente.

Já no Kubuntu é o inverso, a distro é focada exclusivamente no KDE, sendo assim seus devs desenvolvem a distro com foco exclusivo neste ambiente.

Já utilizei ambas as distros (Mageia e Kubuntu) em PCs robustos e mais "fracos". A questão do desempenho de fato é perceptível em PCs mais antigos, apesar de não ser uma diferença tão grande. Ressalto que com alguns ajustes o Kubuntu pode ficar tão leve quanto a Mageia. Quando instaladas em PCs mais recentes, não há diferença perceptível.

Agora, penso que a vantagem mais relevante da Mageia é que ela já vem com um pacote de plugins, codecs, ferramentas e aplicativos mais completo na instalação padrão. A ferramenta MCC também é um belo diferencial da distro. Sua "desvantagem" é que ela utiliza o sistema de pacotes RPM, e como a maioria dos companheiros daqui está mais acostumado com os pacotes .deb (e a ferramenta apt-get), pode haver um pouco de dificuldade de adaptação no início (mas nada que não possa ser superado sem maiores dificuldades). Para aqueles que já conhecem este sistema de pacotes, esse fato é totalmente irrelevante, por motivos óbvios.

Em resumo, em minha opinião são duas belas distros, a escolha sobre qual utilizar vai de cada um.

Aliás, paro por aqui, pois a coisa começa a fugir do assunto que é abordado no tópico.

Abraço.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Creto

  • Visitante
Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
« Resposta #21 Online: 20 de Julho de 2013, 10:34 »
Bem, como sou ruim mesmo em explicações, faço minhas as palavras do Hugoleal85

E sim também, com alguns ajustes o kubuntu pode ficar excelente como o ubuntu, sabem porque sei disso? Usei e ainda tenho a derradeira versão do BigLinux 12.04 LTS; o kubuntu melhorado pelas mãos de um tupiniquim...

T+
« Última modificação: 20 de Julho de 2013, 10:39 por Creto »

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
« Resposta #22 Online: 22 de Julho de 2013, 15:14 »
quem já testou o pacote kubuntu-settings-low-fat, li por ai que o ganho de desempenho pode chegar a 30% ::)

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
« Resposta #23 Online: 22 de Julho de 2013, 16:22 »
Uma dica legal e que reduz bastante o consumo de memória (além de deixar o boot do sistema mais rápido) é desativar o Akonadi.

Para isso, basta editar o arquivo ~/.config/akonadi/akonadiserverrc , modificando a opção StartServer=true  para  StartServer=false.

"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
« Resposta #24 Online: 22 de Julho de 2013, 17:09 »
Uma dica legal e que reduz bastante o consumo de memória (além de deixar o boot do sistema mais rápido) é desativar o Akonadi.

Para isso, basta editar o arquivo ~/.config/akonadi/akonadiserverrc , modificando a opção StartServer=true  para  StartServer=false.


Obrigado pela dica Hugo. Vou adicionar ao tutorial.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
« Resposta #25 Online: 22 de Julho de 2013, 17:23 »
Já adicionei a sua dica hugo. Mais uma vez obrigado por compartilhar essa dica.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
« Resposta #26 Online: 22 de Julho de 2013, 17:44 »
Já adicionei a sua dica hugo. Mais uma vez obrigado por compartilhar essa dica.

Disponha, companheiro.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Creto

  • Visitante
Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
« Resposta #27 Online: 22 de Julho de 2013, 23:04 »
Parabéns Hugo por ter uma dica na dica do mestre Galactus ;)

Bem li com calma irei dar uma sugestão nada magnífica como a do Hugo, até porque sou bem ruim ainda em Linux, mas uma coisa que pode te causar dores de cabeça principalmente em maquinas modestas é o efeito:

blur ou borrar

Reparem como desativado nota-se um certo ganho de desempenho.

T+

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
« Resposta #28 Online: 23 de Julho de 2013, 12:07 »
Obrigado pela dica Creto. Alterei aqui e vou ver se muda muito.


Hugo, no meu caso, que nunca usei e ativei o Akonadi, não existe essa pasta do akonadi em canto nenhum. Você tem essa pasta no seu sistema?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
« Resposta #29 Online: 23 de Julho de 2013, 14:15 »
Obrigado pela dica Creto. Alterei aqui e vou ver se muda muito.


Hugo, no meu caso, que nunca usei e ativei o Akonadi, não existe essa pasta do akonadi em canto nenhum. Você tem essa pasta no seu sistema?

Pelo que sei o Akonado já vem ativado por padrão. Tanto é assim que eu fiz a alteração no meu Mint 13 KDE, o qual está utilizando a versão original do ambiente (4.8.5), e a pasta estava lá.

Observe que a pasta .config é uma pasta oculta do sistema, talvez por isso não a tenha achado (é preciso ativar a exibição de pastas ocultas no Dolphin). Acredito que foi isso que ocorreu.

Abre o monitor de sistema e veja se entre os processos ativos não há alguns identificados como Akonadi.




« Última modificação: 23 de Julho de 2013, 14:18 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog