Autor Tópico: Definição de Gateway  (Lida 1531 vezes)

Offline Eisenheim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Definição de Gateway
« Online: 26 de Abril de 2013, 08:43 »
Olá amigos.

Instalei em uma máquina virtual a versão Server 12.04 do ubuntu. Defini duas placas de rede para o sistema, onde:

A Placa 1 = nat
A Placa 2 = Rede interna

Estou com dúvida na configuração do gateway para a minha interface eth1. Como a internet está entrando pela interface eth0, eu tenho que definir no gateway da eth1 o ip que está vindo da interface eth0?

Exemplo:

Na interface eth0 o ip está vindo como 10.0.2.2

Na interface eth1 eu tenho que passar assim? gateway=10.0.2.2

Obrigado amigos!

Atenciosamente:
Jeferson Rodrigo Stefani

Offline digogarcia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
    • ::Unix for Life::
Re: Definição de Gateway
« Resposta #1 Online: 26 de Abril de 2013, 10:18 »

Estou com dúvida na configuração do gateway para a minha interface eth1. Como a internet está entrando pela interface eth0, eu tenho que definir no gateway da eth1 o ip que está vindo da interface eth0?


Na verdade não há necessidade de definir gateway para a placa de rede interna. Se você quer criar uma rede virtual, eu recomendo que você crie a placa externa em bridge ao invés de NAT, pois assim você vai receber um IP exclusivo para a placa, e a máquina virtual vai se comportar como qualquer outra máquina da sua rede.

Offline Eisenheim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Definição de Gateway
« Resposta #2 Online: 26 de Abril de 2013, 10:48 »
Olá amigo digogarcia

Entendi! mas no meu caso, como não quero que meu servidor enxergue minha rede física, por isso defini como sendo nat.

Meu cenário de estudo com virtualbox

> Tenho o Servidor

Meu servidor possui duas placas de rede: eth0 e eth1;
A eth0 está pegando as definições automática por ter deixado como "nat" nas propriedades da placa de rede do virtualbox;
A eth1 estou configurando para poder trabalhar com a rede virtual, lembrando que nas propriedades da placa eu defini como rede interna;

Segue minha configuração:

/etc/network/interfaces

auto eth0
iface eth0 inet dhcp

auto eth1
iface eth1 net static
address=192.168.1.1
netmask=255.255.255.0
nameserver 8.8.8.8
nameserver 8.8.8.4

> Tenho um WINXP

Digamos que vou configurar um IP manualmente, sem utilizar o recurso dhcp no servidor pelo menos por hora;
A grosso modo, se eu quiser que meu winxp receba internet do meu servidor, vou definir o gateway dele com o IP que eu defini na interface eth1 do meu servidor?

Ficaria algo semelhante a isso:
IP=192.168.1.2
Mascara=255.255.255.0
Gateway=192.168.1.1
DNS=192.168.1.1

Até a próxima pessoal!
« Última modificação: 26 de Abril de 2013, 10:49 por Eisenheim »
Atenciosamente:
Jeferson Rodrigo Stefani

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Definição de Gateway
« Resposta #3 Online: 26 de Abril de 2013, 11:47 »
Na verdade... não  é q não precise ou  não seja necessário  definir o gateeway na placa auxiliar. Você não pode  definir o gateway na placa auxiliar, ou o sistema vai pensar que também pode alcançar outras redes por essa placa, fazendo sua comunicação com a internet falhar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline digogarcia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
    • ::Unix for Life::
Re: Definição de Gateway
« Resposta #4 Online: 27 de Abril de 2013, 17:45 »

Digamos que vou configurar um IP manualmente, sem utilizar o recurso dhcp no servidor pelo menos por hora;
A grosso modo, se eu quiser que meu winxp receba internet do meu servidor, vou definir o gateway dele com o IP que eu defini na interface eth1 do meu servidor?

Ficaria algo semelhante a isso:
IP=192.168.1.2
Mascara=255.255.255.0
Gateway=192.168.1.1
DNS=192.168.1.1


Tirando o DNS está correto!

Mas para isso você deve ativar o roteamento no seu servidor. Procure no arquivo /etc/sysctl.conf e procure a linha que diz:

# net.ipv4.ip_forward=1

E descomente-a, salve o arquivo e digite:

sudo sysctl -p /etc/sysctl.conf

Use o OpenDNS

208.67.222.222
208.67.220.220

Ou o DNS do Google

8.8.8.8
8.8.4.4

E pronto!
« Última modificação: 27 de Abril de 2013, 19:40 por digogarcia »