Autor Tópico: Maneira facílima de instalar o kernel 3.8.x no Ubuntu 12.04 LTS  (Lida 57449 vezes)

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Maneira facílima de instalar o kernel 3.8.x no Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #30 Online: 06 de Maio de 2013, 12:25 »
Deu problema aqui cara com esse kernel! Bugou muito o sistema, tive que reinstalar o Ubuntu :(
Não recomendo.

Que tipo de problema?

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Maneira facílima de instalar o kernel 3.8.x no Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #31 Online: 06 de Maio de 2013, 13:07 »
Estou testando esse kernel 3.8, acho q foi impressão minha ele estar esquentando mais do que o normal... Até agora está tudo bem aqui. Não notei aumento de desempenho.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Maneira facílima de instalar o kernel 3.8.x no Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #32 Online: 06 de Maio de 2013, 13:26 »
Deu problema aqui cara com esse kernel! Bugou muito o sistema, tive que reinstalar o Ubuntu :(
Não recomendo.

Que tipo de problema?

Navegador Chromium dava infinitos erros de aplicativo (aparecia sempre aquela janelinha pra enviar relatório de erros e talz...)
Depois que reinicei o sistema uma hora lá , não queria fazer login, nem reiniciar, nem desligar, nem suspender (não lembro se era com o kernel 3.5 ou o 3.8 ).
Depois entrei no sistema com o kernel 3.5 e dava o mesmo erro do navegador. Daí já removi (reinstalei o Ubuntu) porque bugou tudo!, nem pensei duas vezes, o kernel 3.5 não da erro algum.
« Última modificação: 06 de Maio de 2013, 13:32 por Renan Rischiotto »

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Maneira facílima de instalar o kernel 3.8.x no Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #33 Online: 06 de Maio de 2013, 14:46 »
Navegador Chromium dava infinitos erros de aplicativo (aparecia sempre aquela janelinha pra enviar relatório de erros e talz...)
Depois que reinicei o sistema uma hora lá , não queria fazer login, nem reiniciar, nem desligar, nem suspender (não lembro se era com o kernel 3.5 ou o 3.8 ).
Depois entrei no sistema com o kernel 3.5 e dava o mesmo erro do navegador. Daí já removi (reinstalei o Ubuntu) porque bugou tudo!, nem pensei duas vezes, o kernel 3.5 não da erro algum.

Esquisito... Comigo não deu nada disso. Não seria incompatibilidade de algum item de hardware?

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Maneira facílima de instalar o kernel 3.8.x no Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #34 Online: 06 de Maio de 2013, 17:48 »
Sei lá :-\

Offline Homem_da_selva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 211
    • Ver perfil
Re: Maneira facílima de instalar o kernel 3.8.x no Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #35 Online: 07 de Maio de 2013, 15:49 »
Boa tarde!...

Instalei o kernet 3.8 ontem a noite e ate agora não tive nenhum tipo de problema.


Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Maneira facílima de instalar o kernel 3.8.x no Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #36 Online: 07 de Maio de 2013, 15:55 »
ola

fiz um pequeno teste com o kernel 3.8 compilado e este da canonical

a diferença era que o kernel puro era mais rapido mas apresentava instabilidades na rede

o kernel 3.8 da canonical era um pouco mais lento que o compilado mas não apresentava estas instabilidades

enfim o kernel compilado vale bem mais apena.
ubuntu 12.04

Offline Samuel Ubuntu do Sur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • Um Caipira Apaixonado por Linux...
    • Ver perfil
Re: Maneira facílima de instalar o kernel 3.8.x no Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #37 Online: 07 de Maio de 2013, 21:44 »

Boa Noite!

Também não recomendo instalar o kernel de outra versão: kernel panic, travamentos, problemas com virtualbox... tudo se resolvia com o uso do kernel antigo. Reforço o coro daqueles que acham que não vale a pena (se estiver funfando bem, não precisa mexer).

Abraços!

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Maneira facílima de instalar o kernel 3.8.x no Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #38 Online: 07 de Maio de 2013, 23:48 »
Aos que estão tendo problemas com o kernel 3.8.x:

1) Reiniciar o computador;
2) Entrar no menu do GRUB;
3) Escolher o kernel antigo;
4) Depois do sistema iniciado, remover o kernel 3.8.x - tem várias formas de se fazer isso.

Pelo visto esse novo kernel não é pra todos os PCs. Em alguns (os dois meus e o do Sérgio Benjamin, por exemplo), funciona perfeitamente; em outros, ocorrem problemas diversos; e em alguns casos mais extremos ele nem chega a funcionar. Talvez haja alguma influência do hardware nisso, não sei.
Quando postei a dica, esqueci de avisar que o processo de instalação do novo kernel deveria ser feito por conta e risco do usuário e, de preferência, sem apagar a versão antiga, justamente em caso de problemas. Quem não se sente seguro com upgrade de kernel ou já passou por más experiências com isso, sugiro que não siga essa dica.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Maneira facílima de instalar o kernel 3.8.x no Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #39 Online: 08 de Maio de 2013, 00:05 »
Aos que estão tendo problemas com o kernel 3.8.x:

1) Reiniciar o computador;
2) Entrar no menu do GRUB;
3) Escolher o kernel antigo;
4) Depois do sistema iniciado, remover o kernel 3.8.x - tem várias formas de se fazer isso.

Pelo visto esse novo kernel não é pra todos os PCs. Em alguns (os dois meus e o do Sérgio Benjamin, por exemplo), funciona perfeitamente; em outros, ocorrem problemas diversos; e em alguns casos mais extremos ele nem chega a funcionar. Talvez haja alguma influência do hardware nisso, não sei.
Quando postei a dica, esqueci de avisar que o processo de instalação do novo kernel deveria ser feito por conta e risco do usuário e, de preferência, sem apagar a versão antiga, justamente em caso de problemas. Quem não se sente seguro com upgrade de kernel ou já passou por más experiências com isso, sugiro que não siga essa dica.

Como este kernel ainda está no repositório proposed, seria interessante quem estiver tendo problema reportar isso lá no launchpad, de modo que seja corrigido quando sair oficialmente para o ubuntu 12.04. Ajudem o desenvolvimento do nosso Linux e nossa distro!
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Junior_Sampa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 382
  • Ubuntu 12.04 64bits - Unity 3D
    • Ver perfil
Re: Maneira facílima de instalar o kernel 3.8.x no Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #40 Online: 09 de Maio de 2013, 23:11 »
Colegas, boa noite.

Descobri o motivo de meu notebook estar apresentando kernel panic após a atualização para o 3.8. Na verdade o problema está relacionado a versão do driver wireless broadcom bcmwl-kernel-source. A versão do respositório precise não é compatível por isso estava instalando a versão do raring (6.20.155.xxxxx).

No entanto, há problema de falta de patch no driver para uso no kernel 3.8 do precise. Vejam o historico no launchpad:
https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/bcmwl/+bug/1124390

Há um ppa que disponibiliza uma versão de testes da versão 6.30 e até agora parece ter corrigido o problema.

Está funcionando porém conforme relatos acima, parece estar esquentando um pouquinho mais...

Vou continuar insistindo hehe.

Abrs.
Junior

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Maneira facílima de instalar o kernel 3.8.x no Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #41 Online: 09 de Maio de 2013, 23:15 »
Quando sairá a versão 3.9 estável do kernel e disponível pro 12.04?
« Última modificação: 09 de Maio de 2013, 23:29 por Renan Rischiotto »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Maneira facílima de instalar o kernel 3.8.x no Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #42 Online: 10 de Maio de 2013, 00:34 »
Colegas, boa noite.

Descobri o motivo de meu notebook estar apresentando kernel panic após a atualização para o 3.8. Na verdade o problema está relacionado a versão do driver wireless broadcom bcmwl-kernel-source. A versão do respositório precise não é compatível por isso estava instalando a versão do raring (6.20.155.xxxxx).

No entanto, há problema de falta de patch no driver para uso no kernel 3.8 do precise. Vejam o historico no launchpad:
https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/bcmwl/+bug/1124390

Há um ppa que disponibiliza uma versão de testes da versão 6.30 e até agora parece ter corrigido o problema.

Está funcionando porém conforme relatos acima, parece estar esquentando um pouquinho mais...

Vou continuar insistindo hehe.

Abrs.
Junior

Eu tive problema também com uma placa broadcom, BCM4312, só consegui instalar ela seguindo os passos deste link, mas só deu certo com o kernel 3.5 que vem com o Ubuntu 12.04.2. Atualizei para o kernel 3.8 e a placa broadcom nem deu sinal de vida. Acho q esse kernel 3.8 não é compatível com o firmware dessas placas mesmo.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Maneira facílima de instalar o kernel 3.8.x no Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #43 Online: 11 de Maio de 2013, 01:03 »
Acho que quem tem wifi Broadcom deve esperar o Ubuntu 12.04.3, que muito provavelmente já virá com o kernel 3.8.x por padrão. Quem sabe assim a placa funcione direito.

------------------------------------

Estou usando o kernel 3.8.x desde o dia em que postei este tópico. Posso dizer que ele vem sendo simplesmente o melhor kernel pro meu notebook. A bateria tem durado cerca de uma hora a mais (!!!) e a temperatura do processador ficou na casa dos 38ºC, contra 42ºC do kernel 3.5.x. Quanto ao PC de mesa, notei uma melhora na velocidade.

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Maneira facílima de instalar o kernel 3.8.x no Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #44 Online: 11 de Maio de 2013, 11:26 »
ola

eu compilei o kernel 3.8 no meu laptop o resultado foi bom mas podia ter sido melhor

a bateria no meu note dura agora 30 min a mais do que no kernel 3.5

a temperatura do note fica entre 45 e 38 mas tambem com este kernel

minha wi-fi começou a se comportar mau

como por exemplo do nada a internet cai e ai eu tenho que reiniciar o note coisa que não acontecia no kernel 3.5.
ubuntu 12.04