Autor Tópico: Maneira facílima de instalar o kernel 3.8.x no Ubuntu 12.04 LTS  (Lida 57465 vezes)

Offline Denis Ferraz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
  • DEUS EXISTE E É PARA TODOS!
    • Ver perfil
    • Evangelho Quotidiano
Re: Maneira facílima de instalar o kernel 3.8.x no Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #75 Online: 28 de Maio de 2013, 23:04 »
Caro Renan Rischiotto;

Boa Tarde a Todos!

Caro pinduvoz;

Boa Tarde a Todos!

Caro Renan Rischiotto;

O que quer dizer "stable: 3.8.13 [EOL]" conforme o site https://www.kernel.org/?

EOL (End Of Life) Suporte de curto prazo e/ou Fim de suporte/desenvolvimento pela The Linux Foundation - Linux 3.8 is NOT a longterm kernel

Fique com Deus e obrigado!


Assim vc assusta o pessoal.

É EOL para a equipe de desenvolvimento do Kernel.org, que já partiu para o 3.9, mas não para receber patchs de segurança, que são fornecidos nos repositórios da Canonical tanto para o kernel original da versão, quanto para o "backported", ou seja, aquele da versão seguinte que foi "ajeitado" para funcionar na anterior.

Com o fim do suporte do 10.04 (não tenho certeza disso, pois talvez ele ainda tenha suporte para a versão "server"), acho que o Ubuntu têm vivos os kernels 3.2, 3.5 e 3.8, e todos eles vão receber as devidas atualizações de segurança. Aliás, é por conta da segurança que o Ubuntu atualiza seus kernels regularmente.

O que assusta, de fato, é o imbróglio entre o mantenedor oficial do Kernel, Greg KH, e o engenheiro do Ubuntu Kernel Team, Kamal Mostafa!

Destaco, abaixo, trechos onde os dois trocam farpas e ironias (cada citação é um link correspondente ao mesmo):

"Since Ubuntu 13.04 "Raring" uses the 3.8 kernel, the Ubuntu kernel team
will pick up stable maintenance where Greg KH left off[0] with 3.8.13
(thanks, Greg!)... Por Kamal Mostafa"


"NOTE, this is the LAST 3.8.y kernel release, please move to the 3.9.y
kernel series at this time.  It is end-of-life, dead, gone, buried, and
put way behind us never to be spoken of again.  Seriously, move on, it's
just not worth it anymore.

And for that specific two-letter hardware company that was insisting in
public that I would be maintaining the 3.8.y kernel as a long-term
kernel so that "you will do our maintenance work for us, for free,"
please see figure one. Por Greg KH"



Fiquem Todos com Deus e obrigado!

Você recomenda atualizar o kernel para a versão 3.9 ou é melhor ficar com a 3.8?

De acordo com a equipe Ubuntu Kernel Team (UKT), comandada por Kamal Mostafa, o fim do suporte dado pelo Ubuntu será em agosto de 2014.

Para utilizar o Kernel 3.9.x, só se você souber compilá-lo, pelo menos no presente momento em que o Ubuntu não venha a disponibilizá-lo oficialmente!

Acesse o link que te indico (veja a tabela Version Matrix) para maiores informações: https://wiki.ubuntu.com/Kernel/Dev/ExtendedStable

Fique com Deus e obrigado.
São Mateus 6,31.33-34

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Maneira facílima de instalar o kernel 3.8.x no Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #76 Online: 28 de Maio de 2013, 23:15 »
Hmm...mas então, eu acho que não precisa compilar o kernel para instalá-lo não é isso?
O site sempre update por exemplo disponibiliza scripts para a instalação automática dos novos kerneis, inclusive do 3.10! ^^

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Maneira facílima de instalar o kernel 3.8.x no Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #77 Online: 30 de Maio de 2013, 05:11 »
Caro Denis Ferraz.

Sim, o Kernel 3.8 vai ser mantido pelo Time do Kernel do Ubuntu, assim como o 3.2 vai ser mantido pelo Time do Kernel do Debian (o Wheezy usa o 3.2, que é o mesmo do Ubuntu LTS).

Como dito no primeiro link que vc passou, apenas os Kernels 3.0 e 3.4 são originalmente LTS, e isso é absolutamente normal e esperado, já que a única distro que conheço que "segue" os lançamentos de kernel é o Fedora, cujo suporte é sabidamente curto.

O que eu quis dizer, e acho que eu disse, é que alguém vai estar cuidando da segurança do kernel do Ubuntu, e isso é o que me importa.

Abraço,

pinduvoz (André L)

:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Samuel Ubuntu do Sur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • Um Caipira Apaixonado por Linux...
    • Ver perfil
Re: Maneira facílima de instalar o kernel 3.8.x no Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #78 Online: 01 de Junho de 2013, 11:32 »
Pessal, bom dia! Tenho acompanhado a discussão e, após o Tutorial do Galactus a respeito de desempenho de PCs/Notebooks (http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,105729.0.html) e dentre outras coias, instalei o kernel lowlatency. Praticamente não fiz muitas outras alterações. E, contudo, percebi uma importante melhora de performance (em cima do que já estava muito bom).

E, estou pensando em não mais utualizar o kernel pelo gerenciador de atualizações, a não ser de lowlatency para lowlatency.

O que pensam a respeito do assunto?

E outra coisa: lowlatency é a mesma coisa que realtime (kernel rt)?

Abraços!

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Maneira facílima de instalar o kernel 3.8.x no Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #80 Online: 03 de Junho de 2013, 11:28 »
Acabei de instalar o 3.8 até o momento tá funcionando apesar de aparecer um erro de sistema. Vou ver se fica estável.
« Última modificação: 09 de Junho de 2013, 11:21 por haereticus »
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Crazylinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Maneira facílima de instalar o kernel 3.8.x no Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #81 Online: 03 de Julho de 2013, 19:57 »
Pessoal, acabei de notar que existe uma maneira extremamente fácil e segura de obter o kernel 3.8.x no Ubuntu 12.04 LTS. Basta por isso no terminal:

sudo apt-get install linux-generic-lts-raring

Depois, reiniciar o computador. Prontinho  ;D

OBS.: Se quiser tirar o kernel antigo e manter apenas o 3.8.x, pode usar o Ubuntu Tweak pra tal. Pra isso, basta entrar no Ubuntu Tweak, clicar em "Iniciar limpeza", marcar "Versão antiga do kernel", escolher todos os itens à direita e clicar em "Limpar".

Oi Eliseu

Nessa maneira ele somete atualiza para a ultima versão (EOL) ou tem como ou ele atualiza para a ultima versão do Kernel que atualmente a Stable é a 3.9.9

Abraços



Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Maneira facílima de instalar o kernel 3.8.x no Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #82 Online: 03 de Julho de 2013, 19:58 »
E como anda a estabilidade desse Kernel?

Ainda estou no 3.5.0-34

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Maneira facílima de instalar o kernel 3.8.x no Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #83 Online: 04 de Julho de 2013, 15:56 »
Amigo Arthur, já pensou em usar o kernel 3.4 LTS?
Acho uma boa um kernel com suporte longo heim  ;)

Offline Crazylinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Maneira facílima de instalar o kernel 3.8.x no Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #84 Online: 29 de Agosto de 2013, 17:49 »
Oi pessoal

Meu Inglês não é la essa coisas, alguém sabe sobre a atualização do Kernel 3.8 para a versão 12.04.3 LTS , pelo menos foi isso foi o que eu entendi ?

Abraços

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Maneira facílima de instalar o kernel 3.8.x no Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #85 Online: 29 de Agosto de 2013, 19:19 »
Oi pessoal

Meu Inglês não é la essa coisas, alguém sabe sobre a atualização do Kernel 3.8 para a versão 12.04.3 LTS , pelo menos foi isso foi o que eu entendi ?

Abraços

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,108341.0.html

Offline Kadu_tbj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 226
  • Busque a DEUS enquanto se pode achar...
    • Ver perfil
    • Obedecendo ao Chamado do Mestre
Re: Maneira facílima de instalar o kernel 3.8.x no Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #86 Online: 30 de Agosto de 2013, 00:28 »
Mano tempos atras eu instalei, mas fiquei sem wifi (broadcom), dai tentei 1001 maneiras para faze-lo funcionar, e como estava  meio sem tempo e necessitando do wifi preferi voltar para o 3.4
Kadu_tbj!Efeito fogo no Ubuntu (compiz)
Notebook Satellite Toshiba L635, UBUNTU 12.04 Unity 64Bits LTS, CORE i5 480M 2.70ghz, HD640, 6G DDR3, HDMI,Bluetooth, Bateria de 6 celulas
Obedecendo ao Chamado do Mestre

Offline Kadu_tbj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 226
  • Busque a DEUS enquanto se pode achar...
    • Ver perfil
    • Obedecendo ao Chamado do Mestre
Re: Maneira facílima de instalar o kernel 3.8.x no Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #87 Online: 11 de Setembro de 2013, 11:44 »
Hoje eu consegui instalar os drivers atraves desse link https://launchpad.net/ubuntu/+source/bcmwl/6.30.223.30+bdcom-0ubuntu2/+build/4724924/+files/bcmwl-kernel-source_6.30.223.30%2Bbdcom-0ubuntu2_amd64.deb

Mas ainda não pude testar, estou no trabalho sem internet, essa semana vou fazer uns testes e volto com um feedback...
« Última modificação: 11 de Setembro de 2013, 11:54 por Kadu_tbj »
Kadu_tbj!Efeito fogo no Ubuntu (compiz)
Notebook Satellite Toshiba L635, UBUNTU 12.04 Unity 64Bits LTS, CORE i5 480M 2.70ghz, HD640, 6G DDR3, HDMI,Bluetooth, Bateria de 6 celulas
Obedecendo ao Chamado do Mestre