Autor Tópico: [Ubuntu 13.04] Criando atalho de pastas no desktop  (Lida 4175 vezes)

Offline guilherme vinche

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
[Ubuntu 13.04] Criando atalho de pastas no desktop
« Online: 06 de Maio de 2013, 18:49 »
Pessoal boa noite,

Tenho instalado em meu notebook o Ubuntu e Windows 7, meu HD está dividido em 3 partições, C:/, D:/ (Windows) e uma outra partição com o Ubuntu. Eu criei um atalho de uma pasta que está no meu D:/ no desktop do Ubuntu e sempre que iniciava o sistema precisava primeiramente montar a partição para utilizar o atalho. Porém após a atualização da versão 12.10 para a 13.04, mesmo montando a partição o atalho fica ¨quebrado¨. Para ajustar o atalho preciso entrar nas Propriedades do atalho e fazer alguma alteração seja no nome do atalho, ou qualquer coisa.

Alguem tem idéia se é possível fazer o atalho ficar correto apenas montando a partição? Ou até mesmo fazer a partição ser montada automaticamente ao iniciar.

Obrigado a todos pela ajuda

Att,

Guilherme Vinche

Offline Teeckot

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: [Ubuntu 13.04] Criando atalho de pastas no desktop
« Resposta #1 Online: 06 de Maio de 2013, 22:29 »
Para montar as partições automaticamente ao iniciar, você tem que editar o arquivo fstab tem um post aqui sobre isso:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,63103.0/topicseen.html

Já quanto ao atalho:
Como ele foi criado?
Se for um arquivo.desktop, você pode abrir ele com um editor de texto e alterar o que necessita.

Testei aqui no meu Xubuntu este método funcionou:
 clique com o direito em cima da pasta que deseje criar o atalho
 escolha enviar para e área de trabalho (criar link)
 o sistema coloca um link para a pasta na área de trabalho.

Não sei se no Ubuntu isto está funcionando desta forma, mas você pode procurar opções para criar url, ou links