Autor Tópico: [Resolvido] Mudar a cor das fontes para melhorar o contraste  (Lida 4269 vezes)

Offline rihoem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
[Resolvido] Mudar a cor das fontes para melhorar o contraste
« Online: 06 de Maio de 2013, 21:20 »
Olá pessoal. Gostaria de saber se há alguma maneira de ajustar a cor das fontes no Ubuntu, ou no ambiente gnome. Não sei quem teve essa brilhante idéia, mas no thema Ambience (e até no Radiance), a cor da maioria das fontes é um tom de cinza escura, enquanto o fundo é um cinza claro. Fazendo as contas, dá pra perceber que o contraste entre elas é menor do que se fosse um simples preto no branco.

Eu tenho um problema de visão que diminui um pouco minha acuidade visual, porém é facilmente contornável com um contraste decente nas fontes no caso de uma tela de computador. Eu venho contornando esse problema ajustando a gama da tela (com o comando xgamma) ou o brilho e contraste (com o comando xcalib), porém a falta de uma ferramenta correta (como o painel de configuração para o driver intel, no caso do windows) deixam tudo ainda incômodo. Em outras palavras, no windows eu consigo ajustar o contraste para um nível confortável facilmente, enquanto no Ubuntu estou penando.

Para complicar o fato de terem usado cores praticamente idênticas na fonte e no fundo do gnome, não consigo utilizar nenhum tema que eu baixo pela internet. Eu sempre procuro por temas GTK3, mas qualquer um que eu baixo apresenta anomalias em algum lugar, como menus com fontes transparentes no Libreoffice ou fontes fora do lugar no firefox.

Gostaria de saber se alguém tem como sugerir um tema com um bom contraste de cores, e que funcione no Ubuntu 13.04, ou pelo menos como especificar a cor das fontes. Por enquanto eu uso o tema de alto contraste disponível no Ubuntu, porém ele também não se encaixa perfeitamente em todos os programas =/

Atualização

Consegui resolver parcialmente o problema utilizando o tema "numix-dark" e usando o comando "xgamma -gamma 0.75" para diminuir o brilho da tela. Consegui com isso aumentar razoavelmente o contraste.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2013, 21:33 por rihoem »

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Mudar a cor das fontes para melhorar o contraste
« Resposta #1 Online: 06 de Maio de 2013, 21:26 »
Se eu não me engano a interface GNOME-Shell tem um esquema de alto contraste bem eficiente. Seria o caso de tentar.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Mudar a cor das fontes para melhorar o contraste
« Resposta #2 Online: 07 de Maio de 2013, 09:40 »
Alto contraste não é uma característica da área de Acessibilidade do GNOME? Pois se for essa que você se refere Eliseu ela é utilizada para quem tem baixa capacidade visual de um usuário com problemas oftalmológicos.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline rihoem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Mudar a cor das fontes para melhorar o contraste
« Resposta #3 Online: 07 de Maio de 2013, 10:13 »
Eu estou usando o esquema de alto contraste no Unity, mas alguns programas não se adaptam bem (como o Libreoffice, o empathy, entre outros). Mas vou testar o gnome-shell para verificar se ele é mais eficiente.

O meu problema de visão não é muito grave. Em programas de terceiros, as fontes tem um bom contraste e não me incomodam. Porém no gnome em si e programas gtk, no tema padrão do ubuntu, as fontes tem uma cor mais fraca. O que eu gostaria mesmo era alterar a cor da fonte no próprio tema, mas não encontrei essa opção em lugar algum. Os ícones e cores das janelas e enfeites não me causam problema, é só a fonte mesmo.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Mudar a cor das fontes para melhorar o contraste
« Resposta #4 Online: 07 de Maio de 2013, 11:02 »
Gostaria de saber se alguém tem como sugerir um tema com um bom contraste de cores, e que funcione no Ubuntu 13.04, ou pelo menos como especificar a cor das fontes. Por enquanto eu uso o tema de alto contraste disponível no Ubuntu, porém ele também não se encaixa perfeitamente em todos os programas =/

Ola,

Dê uma olhada no gnome-look.org

Escolha um tema para gtk3 / gnome 3.4

Com certeza um deles poderá servir para seu uso.

[]'s