Autor Tópico: Tentando mais uma vez...  (Lida 18969 vezes)

Offline carlos.bagiston

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Tentando mais uma vez...
« Online: 09 de Maio de 2013, 09:59 »
Bom minha história começou com o Kurumim, na época achei legal, sempre me interessei por coisas novas, mas por questões de usabilidade voltei para o wxp, mais tarde instalei o Ubuntu 9.x mas de novo vim a desistir.
Agora comprei um netbook ficara mais fácil aprender a usa-lo de verdade o Ubuntu 12.04, já que a questão de usabilidade de um netbook é meio restrita a net e a programas que não envolve muito hardware.
Fiquei de boca aberta com o Ubuntu 12.04, mas antes tentei o 13.04 mas ficou muito lento, e então pesquisando peguei a 12.04. Na verdade não tive maiores problemas em configurar o hardware, só a placa de vídeo que aparentemente não reconheceu, relatado em outro tópico, mas fora isso, me surpreendi com tamanha evolução, acredito que o Kurumim, era la pelos anos de 2007/08, hoje está tudo fácil e prático, tudo funciona.
É obvio que infelizmente no meu desktop vou deixar o windows, pois a minha usabilidade maior é jogos, e as fabricantes de jogos ainda não veem o linux como investimento, mas tudo bem, quem sabe um dia.
Mas estou pensando em fazer um tripleboot, não sei se é o termo, no desktop pois estou com dual-boot winxp e win7, para ver como se comporta.
No mais em termos de economia é muita diferença, pois só com o antivirus da pra economizar uns 70 reais.
Parabéns a vocês usuários mais antigos, pois foram vocês que ajudaram a melhorar o sistema.
Acredito também que o Linux a cada ano ganha mais espaço pela segurança e economia, principalmente nas grandes empresas que precisam de vários pcs, imagina a economia de direitos proprietários.
PC Intel® Core i3 2100 @ 3.10GHz × 2; Radeon R7 250; 8 GB ram; 2,5 T B HD, rodando: Windows 7, Ubuntu 14.04.

Offline kenner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Xubutnu 14.04
    • Ver perfil
Re: Tentando mais uma vez...
« Resposta #1 Online: 09 de Maio de 2013, 22:41 »
Esse aspecto de jogos está começando a ver mudanças, é crescente o número de developers vindo para o linux, já possuímos cliente Steam, e sem contar o Humble bundle, que quase sempre tem versões para Linux.
Tem um em andamento agora: http://www.humblebundle.com/

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Tentando mais uma vez...
« Resposta #2 Online: 09 de Maio de 2013, 22:55 »
Citar
No mais em termos de economia é muita diferença, pois só com o antivirus da pra economizar uns 70 reais.

Você paga(va) por antivírus?  :o
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline carlos.bagiston

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Tentando mais uma vez...
« Resposta #3 Online: 11 de Maio de 2013, 10:29 »
Citar
No mais em termos de economia é muita diferença, pois só com o antivirus da pra economizar uns 70 reais.

Você paga(va) por antivírus?  :o

Na verdade não pago, mas empresas que podem pagar seria uma grande economia.
Instalei no meu desktop e o Ubuntu 12.04 LTS e ficou muito rápido, um pouco de problema com o  drive da placa de video ATI, mas foi fácil de resolver, parece que é uma perseguição as placas de video pra mim, já que no net ainda não consegui. Mas com tudo está muito bom o sistema, e é bom saber que os jogos estão migrando aos poucos para o /SO.
Outra questão, é bom baixar programas instalar e pronto, sem a necessidades de burlar o dirito proprietario.
Abraços
PC Intel® Core i3 2100 @ 3.10GHz × 2; Radeon R7 250; 8 GB ram; 2,5 T B HD, rodando: Windows 7, Ubuntu 14.04.

Offline kenner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Xubutnu 14.04
    • Ver perfil
Re: Tentando mais uma vez...
« Resposta #4 Online: 11 de Maio de 2013, 11:06 »
Em relação aos dirvers da ATI/AMD, estou usando o opensource.
Infelizmente não consegui configurar o som HDMI ainda, mas o desempenho dos jogos, por incível que pareça, ficou melhor do que o driver proprietário.

Offline carlos.bagiston

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Tentando mais uma vez...
« Resposta #5 Online: 13 de Maio de 2013, 11:19 »
Só mais umas coisas, ao usar mais o Ubuntu/Linux, se percebe uma vasta quantidade de aplicativos quase todos de forma gratuita, é óbvio que meio diferentes do windows, mas que se tiver vontade de aprender é muito fácil.
Outra coisa que todos tem medo do terminal, mas é muito mais intuitivo do que o cmd/terminal do windows, até o colar funciona e portanto se quiser não precisa digitar só colar. E ao instalar programas na verdade é muito mais fácil. Senti e sinto dificuldades no "explorer do Linux" já que o não achei o recortar das pastas e/ou arquivos, mas é questão de achar os esquemas e aprender. No mais difgo mais uma vez, me surpreendi com o SO, que hoje está bem diferente que nos tempos do Kurumim 7, ah, e por sinal o Unity é uma interface muito bonita e intuitiva também.
Abraços a todos
PC Intel® Core i3 2100 @ 3.10GHz × 2; Radeon R7 250; 8 GB ram; 2,5 T B HD, rodando: Windows 7, Ubuntu 14.04.

Offline kenner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Xubutnu 14.04
    • Ver perfil
Re: Tentando mais uma vez...
« Resposta #6 Online: 13 de Maio de 2013, 13:54 »
Só mais umas coisas, ao usar mais o Ubuntu/Linux, se percebe uma vasta quantidade de aplicativos quase todos de forma gratuita, é óbvio que meio diferentes do windows, mas que se tiver vontade de aprender é muito fácil.
Outra coisa que todos tem medo do terminal, mas é muito mais intuitivo do que o cmd/terminal do windows, até o colar funciona e portanto se quiser não precisa digitar só colar. E ao instalar programas na verdade é muito mais fácil. Senti e sinto dificuldades no "explorer do Linux" já que o não achei o recortar das pastas e/ou arquivos, mas é questão de achar os esquemas e aprender. No mais difgo mais uma vez, me surpreendi com o SO, que hoje está bem diferente que nos tempos do Kurumim 7, ah, e por sinal o Unity é uma interface muito bonita e intuitiva também.
Abraços a todos

O "CMD" aceita sim copy/paste, só que não através de atalhos do teclado (tem que clicar com o direito na barra e localizar a opção em editar).
Em relação ao Unity, a princípio também estranhei mas depois de um tempo você percebe que a interface é extremamente funcional, os "mais das antigas" não gostam muito por causa da falta de customização, se comparado ao gnome 2 ou KDE, mas tirando isso a interface é show. Pena ainda ser um pouco pesada na versão 12.04, a do 12.10 e 13.04 estão muito mais leves.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Tentando mais uma vez...
« Resposta #7 Online: 13 de Maio de 2013, 14:14 »
O "CMD" aceita sim copy/paste, só que não através de atalhos do teclado (tem que clicar com o direito na barra e localizar a opção em editar).

Ola,  O que é CMD?

Não conheço este pacote, ele faz o quê especificamente?

Se CMD é o gnome-terminal, experimente <shift>+<ctrl>+<c> para copiar algo.

[]'s

Offline carlos.bagiston

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Tentando mais uma vez...
« Resposta #8 Online: 13 de Maio de 2013, 14:42 »
O "CMD" aceita sim copy/paste, só que não através de atalhos do teclado (tem que clicar com o direito na barra e localizar a opção em editar).

Ola,  O que é CMD?

Não conheço este pacote, ele faz o quê especificamente?

Se CMD é o gnome-terminal, experimente <shift>+<ctrl>+<c> para copiar algo.

[]'s

talvez me expressei mal Tota, o cmd é o terminal do windows, ou o MS-Dos, cmd seria o comando para chama-lo no executar cmd.exe. A minha comparação com ele é que no do windows não aceita o colar, mas no do Linux/Ubuntu achei legal justamente por poder colar os comando nele sem ter que digitar.
PC Intel® Core i3 2100 @ 3.10GHz × 2; Radeon R7 250; 8 GB ram; 2,5 T B HD, rodando: Windows 7, Ubuntu 14.04.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Tentando mais uma vez...
« Resposta #9 Online: 13 de Maio de 2013, 16:47 »
No Nautilius não achei a opção de recortar e colar para arquivos e pastas, como ocorre no Windows Explorer.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Tentando mais uma vez...
« Resposta #10 Online: 14 de Maio de 2013, 21:18 »
No Nautilius não achei a opção de recortar e colar para arquivos e pastas, como ocorre no Windows Explorer.

Não entendi muito bem a dúvida, mas aqui no meu Ubuntu 12.04 32bits o nautilus tem sim a opção recortar tanto clicando no arquivo/pasta com o botão direito do mouse e escolhendo a opção no menu suspenso que aparece como indo no menu Editar da janela do naulilus. Aliás no nautilus você pode usar o já famoso Ctrl+x e Ctrl+v para recortar e colar respectivamente.

No terminal é que não dá para usar os atalhos, mas basta clicar nele com o botão direito do mouse e escolher a opção (copiar ou colar) no menu suspenso que é mostrado.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline kenner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Xubutnu 14.04
    • Ver perfil
Re: Tentando mais uma vez...
« Resposta #11 Online: 14 de Maio de 2013, 22:57 »
No Nautilius não achei a opção de recortar e colar para arquivos e pastas, como ocorre no Windows Explorer.

Não entendi muito bem a dúvida, mas aqui no meu Ubuntu 12.04 32bits o nautilus tem sim a opção recortar tanto clicando no arquivo/pasta com o botão direito do mouse e escolhendo a opção no menu suspenso que aparece como indo no menu Editar da janela do naulilus. Aliás no nautilus você pode usar o já famoso Ctrl+x e Ctrl+v para recortar e colar respectivamente.

No terminal é que não dá para usar os atalhos, mas basta clicar nele com o botão direito do mouse e escolher a opção (copiar ou colar) no menu suspenso que é mostrado.

Completando, ao utilizar o shift o atalho e aceito no terminal.

Offline carlos.bagiston

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Tentando mais uma vez...
« Resposta #12 Online: 16 de Maio de 2013, 14:48 »
Estou quase transformando esse tópico em um diário de minha experiência com o Ubuntu 12.04.
Estou tentando aprender sobre, pra mim, esse novo SO, é um mundo totalmente diferente do que estava acostumado.
Antes de ontem, estava a configurar um smartcard do Banco Banrisul, e instalei alguns programas que eu vi num tutorial por ai, ele não funcionou e desistalei, resultado perdi meu network e não conseguia acessar mais a internet pelo meu netbook, formatei, mas até então não sabia o porque tinha "ido em bora minha net", depois de formatar tentei de novo, mas ai não funcionou novamente e vim a desinstalar de novo, agora com mais cuidado, e percebi que tinha ficado novamente sem meu network.
o que fiz:
 $ sudo apt-get -purge o nome do programa.
Percebi que o -purge desinstala todas as dependências criadas pelo programa.
Então aprendi que -remove seria melhor neste caso.
Pra resolver a segunda vez o meu network pesquisei pelo meu desktop, e achei o aptitude.
vi as dependências do network depois fiz o seguinte:
 $ sudo aptitude download network
ou coisa assim, e com todas suas dependências também, então por este meio fiz o download de todos os programinhas necessários no meu desktop e instalei no meu netbook, resultado voltou a funcionar.
 Bom o smatcard da Vasco não funcionou ainda, estou a utilizar no velho windows, mas tudo bem. Com o tempo pesquisando melhor vou descobrir meu erro já que no site oficial diz que nem precisaria instalar nada no Ubuntu para ele funcionar.
O que quis dizer é que errando conseguimos aprender.
Pra quem está começando como eu, tudo é um pouco difícil, pois não encontramos as coisas, mas elas estão em algum lugar basta encontrar.
Exemplo: o ms-config do windows, que controla os serviços e programas que iniciam com o boot, isso está em algum lugar no Ubuntu, que achei Aplicativos de Sessão.
No meu desktop em triple-boot, agora está dando raiva até, no Ubuntu 12,04 32 bits demora para dar  boot menos de um minuto, no win7 64 bits, leva mais que 2 min pra se tornar tranquilo pra mexer, e isso que tem uns 2 meses que fiz a instalação.
Reforço a minha boa impressão que tive, e tenho com esse SO.

Abraços a todos!

PS: Não sei fazer aquele retângulo dos comandos que vi em outros posts.
Se estiver errado em algum comando me corrijam.
« Última modificação: 16 de Maio de 2013, 14:51 por carlos.bagiston »
PC Intel® Core i3 2100 @ 3.10GHz × 2; Radeon R7 250; 8 GB ram; 2,5 T B HD, rodando: Windows 7, Ubuntu 14.04.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Tentando mais uma vez...
« Resposta #13 Online: 16 de Maio de 2013, 20:07 »
"PS: Não sei fazer aquele retângulo dos comandos que vi em outros posts."
Acho que seja o ícone que tem a tralha para inserir o código.
É assim mesmo colega, o Linux/Ubuntu é diferente, mas em se esforçando a aprender, a gente consegue ser bem sucedido.
Boa sorte e bons estudos.
Usuário Linux- 449417

Offline carlos.bagiston

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Tentando mais uma vez...
« Resposta #14 Online: 29 de Maio de 2013, 22:09 »
Hoje decidi tentar o Lubuntu em meu netbook e me surpreendi com a performasse do mesmo. O que o Ubuntu não conseguiu fazer, o Lubuntu fez, configurar direito a minha placa de vídeo on board, talvez porque o Lubuntu é uma versão mais recente a 13.04, mas independente disso muito mais velocidade, mais simplista é verdade, mas o fator beneficio foi maior.
Nós usuários do windows, até então, ficamos muito acostumados com uma interface "agradável", pelo menos achávamos, e quando olhávamos qualquer distro do Linux achávamos sem graça. Bobeira nossa, e um certo pré conceito.
Faz quase um mês que instalei o Ubuntu, e desde então venho aprendendo muita coisa, e mudando, verdadeiramente, meus conceitos. Quase não usei o Windows neste mês, na verdade quem usou foi meu filho para jogar.
Estou me aperfeiçoando no sistema, ainda em algumas coisas tenho dificuldades, mas com o tempo serão sanadas como tudo na vida. O Gimp é um ótimo programa, assim como vários que testei.
Muito bem espero voltar inúmeras vezes neste post e dizer a minha curva de aprendizado.
PC Intel® Core i3 2100 @ 3.10GHz × 2; Radeon R7 250; 8 GB ram; 2,5 T B HD, rodando: Windows 7, Ubuntu 14.04.