Autor Tópico: make, makefile, install, CMake, que isso?!  (Lida 2525 vezes)

Offline Stauricus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
make, makefile, install, CMake, que isso?!
« Online: 09 de Maio de 2013, 10:43 »
bom dia, Ubunteiros.

estou com dúvidas em relação a estes programas e comandos: CMake, make, makefile, install. basicamente sei que servem pra compilar o código fonte de alguns programas. mas queria mais detalhamento de cada uma das funções...

atualmente, criei o costume de tentar compilar todas as bibliotecas (de programação) que eu baixo, por questões de astronômica melhor compatibilidade com meu próprio compilador.
só que ultimamente todos os códigos fonte precisam de um programa em cima do outro pra compilar, e chega num ponto que eu nem sei o que tá acontecendo mais
 http://farm8.staticflickr.com/7111/7684668162_eae3ee3d73.jpg Imagem acima do permitido(40 kb), editada.

o Ogre3D, por exemplo, pede CMake, depois make, make install... pra que isso tudo?
e se alguém souber como mudo o diretórios onde serão instaladas as pastas qdo uso make install, agradeço muito. pq tá tudo ficando bagunçado por aqui...

obrigado.
« Última modificação: 09 de Maio de 2013, 11:55 por Ioca100 »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: make, makefile, install, CMake, que isso?!
« Resposta #1 Online: 09 de Maio de 2013, 11:57 »
estou com dúvidas em relação a estes programas e comandos: CMake, make, makefile, install. basicamente sei que servem pra compilar o código fonte de alguns programas. mas queria mais detalhamento de cada uma das funções...

Já tentou ler o manual deles? ($ man make, por exemplo)

Já tentou o google, yahoo, etc?

A sessão de suporte não é a mais apropriada a discussão de literatura, e esta é vastamente distribuída na rede.

[]'s


Offline Stauricus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: make, makefile, install, CMake, que isso?!
« Resposta #2 Online: 09 de Maio de 2013, 12:20 »
sim, já procurei.
nunca tentei esse comando man make... não dá pra adivinhar esse tipo de coisa.

e achei que essa seção fosse a mais adequada, já que a descrição da mesma é
Citar
Dúvidas e problemas com aplicativos, tanto na utilização quanto na instalação dos mesmos.

mas obrigado mesmo assim.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: make, makefile, install, CMake, que isso?!
« Resposta #3 Online: 09 de Maio de 2013, 12:41 »
sim, já procurei.
nunca tentei esse comando man make... não dá pra adivinhar esse tipo de coisa.

e achei que essa seção fosse a mais adequada, já que a descrição da mesma é
Citar
Dúvidas e problemas com aplicativos, tanto na utilização quanto na instalação dos mesmos.

mas obrigado mesmo assim.

A grande maioria dos pacotes no GNU/Linux vêm com uma sinopse do manual junto ao pacote.

Para o make, o man-page oficial é em => http://www.gnu.org/software/make/manual/

Deve ter tudo o que precisa lá.

[]'s