Autor Tópico: Sessão Remota  (Lida 1765 vezes)

Offline Adonay

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Sessão Remota
« Online: 10 de Maio de 2013, 11:44 »
Bom dia,

Estou a procura de um mecanismo de acesso remoto à computador que atenda aos seguintes requisitos:

1. O acesso remoto é transparente (imperceptível) ao usuário físico. Isto é, o acesso remoto não impede nem interfere (exceto possivelmente no quesito desempenho) o uso físico (local) da máquina mesmo que ambos os acessos ocorram simultaneamente.
2. Se a conexão remota for interrompida por qualquer motivo, é possível continuar o trabalho na próxima sessão independente dela ser física ou remota. Exemplo se o usuário remoto estava editando um texto e sua conexão caiu abruptamente, ele poderá acessar a máquina fisicamente e esta se comportará como se estivesse em modo de suspensão ou hibernação permitindo que o usuário continue editando seu texto.

Em outras palavras, não haveria distinção entre acesso remoto e físico. Em ambos os casos estaria disponível o mesmo OS, aplicativos, ferramentas, etc. Ouvi dizer que o Linux permite multi-sessão, é quase isso que procuro, mas uma sessão seria física e outra(s) remota, com gráfico.

Alguma sugestão?

Grato

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Sessão Remota
« Resposta #1 Online: 10 de Maio de 2013, 13:11 »
Citar
Em outras palavras, não haveria distinção entre acesso remoto e físico.
Você sabe que isso não existe, não? Sempre há diferenças, pois o acesso remoto depende da qualidade da rede subjacente. Rede lenta, acesso lento.

De qualquer forma, o acesso VNC é quase da forma que você deseja. Melhor do que isso, só com uma placa supervisora remota como as oferecidas pelos servidores IBM, Dell e HP.

Citar
Se a conexão remota for interrompida por qualquer motivo, é possível continuar o trabalho na próxima sessão independente dela ser física ou remota.
Isso, o VNC não faz. O único sistema que faz isso, até onde eu sei, é o FreeNX.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Adonay

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Sessão Remota
« Resposta #2 Online: 13 de Maio de 2013, 12:24 »
Zekkerj,

Desculpe o vacilo, de fato a qualidade da rede afeta o desempenho na conexão.O que quis dizer é o que está explícito na frase seguinte

Em ambos os casos estaria disponível o mesmo OS, aplicativos, ferramentas, etc.

Procurei na web sobre VNC e encontrei as opções RealVNC, UltraVNC e TightVNC. Você poderia sugerir ou indicar (mais) algum?

Meu tablet veio com Citrix Receiver. Existe alguma opção que possa ser usada em conjunto com esse aplicativo?

Grato

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Sessão Remota
« Resposta #3 Online: 13 de Maio de 2013, 12:49 »
RealVNC, UltraVNC e TightVNC são aplicativos Windows. No Ubuntu, se me recordo bem, o pacote nativo de cliente é o Vinagre (http://packages.ubuntu.com/search?keywords=vinagre).

Seu tablet usa qual SO?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Adonay

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Sessão Remota
« Resposta #4 Online: 14 de Maio de 2013, 10:53 »
Bom dia,

RealVNC, UltraVNC e TightVNC são aplicativos Windows.

Pelo que vi nos sites desses aplicativos, eles são "plataforma cruzada" também disponíveis para Linux, Mac e o RealVNC tem para Android também.
www.realvnc.com/
www.uvnc.com/
www.tightvnc.com/

Meu tablet roda Android 4.0.4 Se for possível este tipo de conexão remota usando o Citrix Receiver que veio nele seria ótimo.