Autor Tópico: Virus no Linux  (Lida 6909 vezes)

Offline Mercury82

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Virus no Linux
« Online: 13 de Maio de 2013, 14:55 »
Existe ameaças de vírus no ambiente Linux?

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Virus no Linux
« Resposta #1 Online: 13 de Maio de 2013, 16:03 »
não
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Virus no Linux
« Resposta #2 Online: 13 de Maio de 2013, 16:42 »
'Não' porque é o sistema menos usado ou porque é díficil fazer vírus pra Linux?

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Virus no Linux
« Resposta #3 Online: 13 de Maio de 2013, 16:46 »
'Não' porque é o sistema menos usado ou porque é díficil fazer vírus pra Linux?

Não porque é bem mais difícil fazer virus pra Linux, pois pra poder funcionar, tem que ter permissão de execução e o usuário tem que dar acesso root a ele. O que obviamente nenhum usuário sensato de Linux fará.

Offline NBPX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 179
    • Ver perfil
Re: Virus no Linux
« Resposta #4 Online: 13 de Maio de 2013, 16:48 »
'Não' porque é o sistema menos usado ou porque é díficil fazer vírus pra Linux?

Não porque é bem mais difícil fazer virus pra Linux, pois pra poder funcionar, tem que ter permissão de execução e o usuário tem que dar acesso root a ele. O que obviamente nenhum usuário sensato de Linux fará.

O usuário comum não é "sensato" e não sabe se um programa contém um vírus.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Virus no Linux
« Resposta #5 Online: 13 de Maio de 2013, 16:50 »
Mas eu creio que um hacker com muito conhecimento em Linux saberia driblar a segurança do mesmo, não? Afinal, na informática, tudo é possível rsrs

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Virus no Linux
« Resposta #6 Online: 13 de Maio de 2013, 16:58 »
Mas eu creio que um hacker com muito conhecimento em Linux saberia driblar a segurança do mesmo, não? Afinal, na informática, tudo é possível rsrs

Quem usa Linux é naturalmente mais consciente do que está fazendo e não vai bancar o bobo. Mas 90% da segurança de um PC vem do próprio usuário.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Virus no Linux
« Resposta #7 Online: 13 de Maio de 2013, 17:02 »
Mas eu creio que um hacker com muito conhecimento em Linux saberia driblar a segurança do mesmo, não? Afinal, na informática, tudo é possível rsrs

Por que um "hacker" teria esse trabalho todo de burlar um sistema que é pouco usado no desktop? Não que eu duvide, deve haver loucos por aí com essa pretensão, mas creio que não valha esse trabalho todo. Se eu fosse hacker, iria mirar em sistemas mais populares e mais vulneráveis como Windows, OS X e Android.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Re: Virus no Linux
« Resposta #8 Online: 13 de Maio de 2013, 17:55 »
Não confunda cracker com hacker. Hackers são movidos por desafio, e não por interesses como dinheiro ou fama, com certeza deve haver hacker tentando burlar o linux. Mas se eles tem dificuldades então é porque o linux realmente deve ser muito seguro.
« Última modificação: 13 de Maio de 2013, 18:02 por Cleiton Nunes »
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: Virus no Linux
« Resposta #9 Online: 13 de Maio de 2013, 17:57 »
Bom, ao meu ver, não é o fato de um sistema ser mais vulnerável que faz com que hackers desenvolvam pragas virtuais para infectar computadores. Tem outro fator crucial a se levar em conta também: A popularidade do S.O.

Acredito que quão mais popular um SO for, maior são as chances de criarem vírus para ele. Embora o Ubuntu esteja caminhando para a popularidade, ele ainda não é popular o bastante, quando comparado com o Windows em Desktops, e o Android em celulares/tablets. Peguemos o caso do Android por exemplo: É um SO baseado em Linux sem sombra de dúvida, mas que devido à sua popularidade, já criaram um monte de vírus na forma de APKs instalados à parte, ou mesmo aplicativos baixados a partir da Google Play (que tem um histórico de aceitar aplicativos bastante suspeitos). Por isso tem um monte de software de antivírus no Google Play pra baixar.

Mas eu não me preocupo com isso, pois a maioria desses vírus não passam de pequenos parasitas, que se você souber evitar, não tem precisão nenhuma de usar anti-vírus (a única exceção são os vírus de pendrive, que são um saco, mas que graças a Deus só funcionam em Windows). É só não ir instalando qualquer coisa, e sempre ao instalar aplicativos gratuitos, verificar se ele não lhe engana para instalar toolbars (pra mim esses são os aplicativos mais suspeitos, tanto que eu tiro logo é tudo).

O meu ponto sobre isso tudo é: Pode não haver vírus para Ubuntu agora, mas se por ventura ele chegar a ser popular a um certo ponto, pode acabar surgindo vírus para ele (tal como aconteceu com o Android, embora em menor escala, quando comparado ao Windows).

Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Re: Virus no Linux
« Resposta #10 Online: 13 de Maio de 2013, 18:06 »
Bom, ao meu ver, não é o fato de um sistema ser mais vulnerável que faz com que hackers desenvolvam pragas virtuais para infectar computadores. Tem outro fator crucial a se levar em conta também: A popularidade do S.O.

Acredito que quão mais popular um SO for, maior são as chances de criarem vírus para ele. Embora o Ubuntu esteja caminhando para a popularidade, ele ainda não é popular o bastante, quando comparado com o Windows em Desktops, e o Android em celulares/tablets. Peguemos o caso do Android por exemplo: É um SO baseado em Linux sem sombra de dúvida, mas que devido à sua popularidade, já criaram um monte de vírus na forma de APKs instalados à parte, ou mesmo aplicativos baixados a partir da Google Play (que tem um histórico de aceitar aplicativos bastante suspeitos). Por isso tem um monte de software de antivírus no Google Play pra baixar.

Mas eu não me preocupo com isso, pois a maioria desses vírus não passam de pequenos parasitas, que se você souber evitar, não tem precisão nenhuma de usar anti-vírus (a única exceção são os vírus de pendrive, que são um saco, mas que graças a Deus só funcionam em Windows). É só não ir instalando qualquer coisa, e sempre ao instalar aplicativos gratuitos, verificar se ele não lhe engana para instalar toolbars (pra mim esses são os aplicativos mais suspeitos, tanto que eu tiro logo é tudo).

O meu ponto sobre isso tudo é: Pode não haver vírus para Ubuntu agora, mas se por ventura ele chegar a ser popular a um certo ponto, pode acabar surgindo vírus para ele (tal como aconteceu com o Android, embora em menor escala, quando comparado ao Windows)

Uma outra questão é que a maioria dos dos fabricantes de celulares não costumam atualizar o sistema de seus aparelhos ,diferente das distribuições linux que geralmente são atualizados regularmente, o que ajuda a corrigir e prevenir falhas de segurança.
« Última modificação: 18 de Setembro de 2014, 23:10 por Cleiton Nunes »
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Virus no Linux
« Resposta #11 Online: 13 de Maio de 2013, 21:32 »
Aqui está um artigo bastante interessante sobre o tema (em inglês):
http://www.unixmen.com/meet-linux-viruses/
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

clodoaldops

  • Visitante
Re: Virus no Linux
« Resposta #12 Online: 13 de Maio de 2013, 22:54 »
Virus no linux é como enterro de anão.
Todo mundo sabe que tem , mas ninguem nunca viu um!
 :D :D :D

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Virus no Linux
« Resposta #13 Online: 14 de Maio de 2013, 09:43 »
O mais fácil de acontecer é se programar em JAVA usando das vulnerabilidades dos navegadores. Mas ainda assim, seria necessária a liberação do root para tal fazer efeito...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Virus no Linux
« Resposta #14 Online: 14 de Maio de 2013, 10:51 »
Nada é invulnerável. Basta lembrar da sabotagem das centrífugas de uma usina nuclear iraniana pela inteligência israelense (Seria ridículo imaginar que o Irã usaria Windows nos computadores do seu programa nuclear). No entanto, no caso do GNU/Linux é preciso uma certa dose de colaboração do usuário, ainda que não intencional.

A principal preocupação que devemos ter é com a utilização indiscriminada de scripts para automatizar processos de instalação de pacotes ou de configuração. Dependendo da fonte desses scripsts e do interesse dos desenvolvedores, poderiam existir linhas com comandos maliciosas no conteúdo do script e nessa situação, como o usuário o aplica com privilégios de root, a segurança pode ser burlada.

Conhecimento é a essência do progresso e do desenvolvimento. Devemos procurar conhecer o que estamos fazendo e quem são os responsáveis pelo aplicativo, script ou pacote que queremos. Na dúvida, devemos dar preferência aos repositórios oficiais e aos desenvolvedores conhecidos.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS