Autor Tópico: Virus no Linux  (Lida 6910 vezes)

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Virus no Linux
« Resposta #15 Online: 14 de Maio de 2013, 13:13 »
Usuários Linux não baixam programas de sites como baixaki e superdownloads, eles usam o repositório e em raras ocasiões baixa do site do fabricante do software, mas são raros os casos. Ou seja, um hacker além de ter que invadir o servidor do repositório da distro Linux (que não é feito por bocós é feito por hackers também), ele teria que disfarçar o virus em um dos aplicativos do repositório, alguma lib... só que isso iria causar um erro que rapidamente seria corrigido pelos mantenedores do repositório... ou seja, não daria certo.
Fazer vírus para linux é uma perda de tempo... sem contar que hackers usam Linux, em geral... criar vírus para o sistema que eles usam seria um conflito de interesses... no mínimo; para não dizer uma burrice...
« Última modificação: 14 de Maio de 2013, 13:16 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

AntonioSantos

  • Visitante
Re: Virus no Linux
« Resposta #16 Online: 15 de Maio de 2013, 19:46 »
90% da segurança de um PC vem do próprio usuário.
Concordo Plenamente, um simples exemplo eu usava o windows a mais de 3 anos e todos os dias eu baixava milhares e milhares de arquivo e programas e nunca fui infectado por um virus o e como eu conseguia isso simples eu tinha controle total sobre o sistema.
obs: Nunca Usei Anti Vírus 

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Virus no Linux
« Resposta #17 Online: 15 de Maio de 2013, 19:55 »
90% da segurança de um PC vem do próprio usuário.
Concordo Plenamente, um simples exemplo eu usava o windows a mais de 3 anos e todos os dias eu baixava milhares e milhares de arquivo e programas e nunca fui infectado por um virus o e como eu conseguia isso simples eu tinha controle total sobre o sistema.
obs: Nunca Usei Anti Vírus 
Iron man mode on...
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Lucimgr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Re: Virus no Linux
« Resposta #18 Online: 16 de Maio de 2013, 15:05 »
90% da segurança de um PC vem do próprio usuário.
Concordo Plenamente, um simples exemplo eu usava o windows a mais de 3 anos e todos os dias eu baixava milhares e milhares de arquivo e programas e nunca fui infectado por um virus o e como eu conseguia isso simples eu tinha controle total sobre o sistema.
obs: Nunca Usei Anti Vírus 

Se nunca usou anti-virus, como sabe que nunca foi infectado?

Usuários Linux não baixam programas de sites como baixaki e superdownloads, eles usam o repositório ....


Acho que está equivocado, hoje existe no baixaki um página só para linux com pacote .deb e.rpm que podem ser baixados! "eu ganhei um computador e veio com linux, mas eu sempre usei Windows", como será que vou tentar instalar aquele player de música mesmo?
Se niguem usasse não estaria disponível no site de baixaki!

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Virus no Linux
« Resposta #19 Online: 16 de Maio de 2013, 17:26 »
90% da segurança de um PC vem do próprio usuário.
Concordo Plenamente, um simples exemplo eu usava o windows a mais de 3 anos e todos os dias eu baixava milhares e milhares de arquivo e programas e nunca fui infectado por um virus o e como eu conseguia isso simples eu tinha controle total sobre o sistema.
obs: Nunca Usei Anti Vírus  

Se nunca usou anti-virus, como sabe que nunca foi infectado?

Bem observado.

Usuários Linux não baixam programas de sites como baixaki e superdownloads, eles usam o repositório ....
Acho que está equivocado, hoje existe no baixaki um página só para linux com pacote .deb e.rpm que podem ser baixados! "eu ganhei um computador e veio com linux, mas eu sempre usei Windows", como será que vou tentar instalar aquele player de música mesmo?
Se niguem usasse não estaria disponível no site de baixaki!

É verdade. Porém, em geral, pouquíssimos usuários Linux utilizam esta página. Existem outras fontes muito mais completas  e seguras, como o site pkgs.org, que podem ser utilizadas para esse fim (as quais são bem mais usadas por Linux Users). Quando o colega fez a referência em relação ao Baixaki, acho que foi neste sentido.

"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Virus no Linux
« Resposta #20 Online: 18 de Maio de 2013, 00:36 »
90% da segurança de um PC vem do próprio usuário.
Concordo Plenamente, um simples exemplo eu usava o windows a mais de 3 anos e todos os dias eu baixava milhares e milhares de arquivo e programas e nunca fui infectado por um virus o e como eu conseguia isso simples eu tinha controle total sobre o sistema.
obs: Nunca Usei Anti Vírus  

Se nunca usou anti-virus, como sabe que nunca foi infectado?

Citação de: nomade link=topic=105756.msg583123#msg583123 date=136854800http://www.guiafoca.org/?page_id=14
4
Usuários Linux não baixam programas de sites como baixaki e superdownloads, eles usam o repositório ....


Acho que está equivocado, hoje existe no baixaki um página só para linux com pacote .deb e.rpm que podem ser baixados! "eu ganhei um computador e veio com linux, mas eu sempre usei Windows", como será que vou tentar instalar aquele player de música mesmo?
Se niguem usasse não estaria disponível no site de baixaki!

Hoje não, existe a muitos anos uma área para Linux no baixaki. Mas observe a quantidade de pessoas que comentam sobre os softwares para Linux no baixaki e olhe na central de programas do Ubuntu e compare onde existem mais comentários... no baixaki nem tem comentários para muitos dos softwares lá. Mas até é um bom meio de conhecer softwares que não estão nos repositórios (que não são em tão grande número assim).

Outra coisa... quando você baixa um software que tem no repositório em outro lugar e vai instalar qual é a mensagem exibida? Mais ou menos assim: _O mesmo software se encontra no repositório é mais seguro que utilize softwares do repositório. O que você acha que o usuário deve fazer?
Obrigado

Sobre a questão de nunca ter usado um ativirus, basta você usar um para ver. No repositório tem o ClamAV e os principais fabricantes de antivirus, AVG, AVAST, AVIRA, PANDA e etc tem versões para Linux. Isso mais por conta da troca de arquivos com computadores windows (já que o linux não "pega" virus, mas pode contaminar um windows na troca de aqruivos). Se vocês compreenderem o processo de instalação dos programas no Linux vão compreender porquê é difícil fazer um vírus para Linux funcionar. O usuário teria que instalar ele de propósito, pois isso não ocorre ao acaso no Linux. Os poucos casos de virus em linux foram em empresas e os virus foram, em todos os casos, instalados de propósito por funcionários para danificar o sistema da empresa em que trabalhavam. Fora a dificuldade de cada distro usar um tipo de empacotamento, como rpm ou deb, um arquivo binário (bin) qualquer que possa ser executado em qualquer distro Linux, quando baixado ou transferido para o sistema automaticamente perde a autorização e execução, você precisa dar essa permissão ao arquivo para poder executar ele. Como burlar isso? Essa é só a ponta do iceberg, existem outros poréns a serem vencidos ao fazer um virus para Linux. Tem que ter muita vontade mesmo... muito ódio a pingüins para perder tempo nessa empreitada.

Uma dica que já dei antes, leiam o Guia Foca GNU/Linux  para compreenderem o funcionamento do sistema se querem tanto saber esses porquês. http://www.guiafoca.org/
« Última modificação: 18 de Maio de 2013, 00:55 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Teeckot

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Virus no Linux
« Resposta #21 Online: 18 de Maio de 2013, 02:06 »
Virus no linux é como enterro de anão.
Todo mundo sabe que tem , mas ninguem nunca viu um!
 :D :D :D

Tirou as palavras da minha boca, ou do teclado !!!

Mas estive pensando: o "mercado" para "fabricantes" de vírus no linux vem crescendo.

Temos distribuições cada vez mais preocupadas com a "facilidade" de uso, o que é bom, mas na prática para se obter essas facilidades sempre se sacrifica um pouco a segurança, hoje justamente por isso, temos mais usuários que usam o sistema sem saber o que estão fazendo, e esses seriam os principais "clientes" que aumentam a "demanda" por vírus no linux.

Quando entrei no mundo linux através do Kurumim, lembro que tinha que criar duas senhas obrigatoriamente, uma para o usuário normal, e outra para o root, confesso que era muito chato ter que memorizar as duas, e confesso também que várias vezes reinstalei tudo e perdi arquivos por usar o superusuário de forma irresponsável, mas estava aprendendo e essas coisas acontecem.

Claro que todas as "vulnerabilidades" trazidas pela facilidade de uso do sistema são facilmente evitadas se tivermos um usuário sensato e com um mínimo de conhecimento.

Mas o número de usuários insensatos vem crescendo, já vi tópicos em fóruns pedindo como se colocar a senha do sudo em um script, para deixar o processo mais automatizado, e muitos usuários não se preocupam em usar uma senha com o mínimo de segurança, se alguém criar um script malicioso que use o sudo com a senha 123456 garanto que conseguirá executá-lo em um bom número de máquinas por ai.

Outro caso é o do Linux Educacional, que o MEC instalou nos laboratórios das escolas de todo o Brasil, vem com usuários e senhas (a senha é o nome do usuário, e o root é qwe123 se não me engano) padrões e nunca são alterados pelos "administradores", para "facilitar" o suporte. Muitos professores e funcionários da escola acabam instalando esse mesmo Linux em suas máquinas particulares, para se adaptarem ou mesmo participarem de cursos para aprender a usar o Linux.

Temos aí um grupo considerável "consumidores" para vírus-linux.

É claro que um indivíduo desses até merece ter seu sistema comprometido, mas são esses mesmos os mais infectados em outros sistemas.

Realmente é mais difícil se contrair um vírus no linux, mas usuários irresponsáveis temos aos montes por ai, e cada dia chega mais deles ao universo linux, justamente devido as facilidades do sistema.

Entendam por favor que não sou contra a praticidade, apenas quero mostrar o que considero um fato.

Quanto a não existir vírus no Linux, repito a pergunta que foi feita ao usuário Windows anteriormente:


Se nunca usou anti-virus, como sabe que nunca foi infectado?
(espero ter citado corretamente)

Voltamos ao caso do Enterro do anão, como saber se estamos infectados se um aplicativo anti-vírus não nos informar isso?

Será que não é vírus alguns daqueles erros, que ocorreram com um ou outro usuário e que não se encontrou solução nos fóruns ou as soluções apresentadas deveriam ter funcionado mas não funcionaram?

Sei que na maioria dos casos é o usuário que não soube descrever o problema ou seguir as instruções, mas a possibilidade existe, e talvez já vimos "enterros de anões" por ai e nem nos demos conta.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Virus no Linux
« Resposta #22 Online: 19 de Maio de 2013, 20:19 »
Citar
Será que não é vírus alguns daqueles erros, que ocorreram com um ou outro usuário e que não se encontrou solução nos fóruns ou as soluções apresentadas deveriam ter funcionado mas não funcionaram?

Realmente é mais provável ser inabilidade do usuário que está com erro no PC. Como eu já disse, estudem mais sobre o sistema, ou pelo menos sobre programação, ao invés de ficarem levantando conjunturas e possibilidades.
As pessoas devem, então, começar a levantar conjunturas sobre a bolça de valores, e especular sobre isso, quando não sabem nada sobre o assunto, ou sobre economia? Ou devem ler e se inteirar disso antes.
Fizeram uma pergunta e ela foi respondida... o que mais vocês querem?
« Última modificação: 19 de Maio de 2013, 20:25 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Denis Ferraz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
  • DEUS EXISTE E É PARA TODOS!
    • Ver perfil
    • Evangelho Quotidiano
Re: Virus no Linux
« Resposta #23 Online: 03 de Junho de 2013, 04:10 »
Bom dia a Todos 8) ::) :P!

Vejam esse vídeo no youtube: Movies vs Life

A primeira parte do vídeo ilustra um sistema operacional que utiliza antivírus... Divirtam-se! É só uma piada!
 
Fiquem Todos com Deus e obrigado!
São Mateus 6,31.33-34

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Virus no Linux
« Resposta #24 Online: 03 de Junho de 2013, 08:40 »
Nada é invulnerável. Basta lembrar da sabotagem das centrífugas de uma usina nuclear iraniana pela inteligência israelense (Seria ridículo imaginar que o Irã usaria Windows nos computadores do seu programa nuclear). No entanto, no caso do GNU/Linux é preciso uma certa dose de colaboração do usuário, ainda que não intencional.

A principal preocupação que devemos ter é com a utilização indiscriminada de scripts para automatizar processos de instalação de pacotes ou de configuração. Dependendo da fonte desses scripsts e do interesse dos desenvolvedores, poderiam existir linhas com comandos maliciosas no conteúdo do script e nessa situação, como o usuário o aplica com privilégios de root, a segurança pode ser burlada.

Conhecimento é a essência do progresso e do desenvolvimento. Devemos procurar conhecer o que estamos fazendo e quem são os responsáveis pelo aplicativo, script ou pacote que queremos. Na dúvida, devemos dar preferência aos repositórios oficiais e aos desenvolvedores conhecidos.

A NASA migrou os computadores para linux (Debian) este ano. Imagino que estas outras instituições sejam ainda pior a situação.

---

Sobre os virus não tem nada haver popularidade SO com quantidade dos mesmos.
Eles são feitos para o windows por simples motivos além de vulnerabilidades que levam anos para serem corrigidas por service packs os próprios programas "grátis" já vem carregados de dezenas de trojans e spywares.

Qual cidadão vai perder horas de programação tentando burlar um sistema linux e quando for descoberto lançam uma correção quase de imediato ?

No linux as atualizações logo quando se descobre uma vulnerabilidade é lançada quase que na mesma semana. Enquanto que no windows pode levar anos ou até nunca ser corrigida a vulnerabilidade, pontos de exploração.

---

Sobre anti-virus de windows, nunca usei.
« Última modificação: 03 de Junho de 2013, 08:49 por haereticus »
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Virus no Linux
« Resposta #25 Online: 03 de Junho de 2013, 08:45 »
Bom dia a Todos 8) ::) :P!

Vejam esse vídeo no youtube: Movies vs Life

A primeira parte do vídeo ilustra um sistema operacional que utiliza antivírus... Divirtam-se! É só uma piada!
 
Fiquem Todos com Deus e obrigado!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk