Autor Tópico: Emulador de Nintendo 64  (Lida 19834 vezes)

Offline yureee123

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re: Emulador de Nintendo 64
« Resposta #15 Online: 09 de Outubro de 2013, 11:09 »
É. Deu no mesmo. Reparei que o plugin blight_input.so vem por padrão mesmo, mas ele não é reconhecido pelo Mupen. quando vou lá na configuração de plugins ele só mostra um outro plugin (mupen64_input.so), que é o que não abre as configurações. Se eu deletar o mupen64_input.so e deixar só o blight original o mupen não mostra nenhum plugin de input na hora de configurar. Foi preciso deletar os dois plugins de input e colocar um novo blight_input.so (de outra versão do mupen) dentro da pasta pra ele ser reconhecido pelo emulador.

Neste já consigo abrir as configurações de joystick, porém ele não reconhece meu controle. =x
ô vida difícil. hahah

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: Emulador de Nintendo 64
« Resposta #16 Online: 09 de Outubro de 2013, 14:52 »
É. Deu no mesmo. Reparei que o plugin blight_input.so vem por padrão mesmo, mas ele não é reconhecido pelo Mupen. quando vou lá na configuração de plugins ele só mostra um outro plugin (mupen64_input.so), que é o que não abre as configurações. Se eu deletar o mupen64_input.so e deixar só o blight original o mupen não mostra nenhum plugin de input na hora de configurar. Foi preciso deletar os dois plugins de input e colocar um novo blight_input.so (de outra versão do mupen) dentro da pasta pra ele ser reconhecido pelo emulador.

Neste já consigo abrir as configurações de joystick, porém ele não reconhece meu controle. =x
ô vida difícil. hahah

Está usando o Mupen64Plus em 32-bits ou 64-bits? E qual a versão do Ubuntu que está utilizando mesmo?

Quanto ao controle não reconhecido, ele funciona em outros emuladores? Porque aqui ele reconhece meus controles de boa. Basta você selecionar o seu controle no botão "Device" do plug-in de mapeamento de botões, e mapear os comandos em seguida.

Offline yureee123

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re: Emulador de Nintendo 64
« Resposta #17 Online: 09 de Outubro de 2013, 16:10 »
É. Deu no mesmo. Reparei que o plugin blight_input.so vem por padrão mesmo, mas ele não é reconhecido pelo Mupen. quando vou lá na configuração de plugins ele só mostra um outro plugin (mupen64_input.so), que é o que não abre as configurações. Se eu deletar o mupen64_input.so e deixar só o blight original o mupen não mostra nenhum plugin de input na hora de configurar. Foi preciso deletar os dois plugins de input e colocar um novo blight_input.so (de outra versão do mupen) dentro da pasta pra ele ser reconhecido pelo emulador.

Neste já consigo abrir as configurações de joystick, porém ele não reconhece meu controle. =x
ô vida difícil. hahah

Está usando o Mupen64Plus em 32-bits ou 64-bits? E qual a versão do Ubuntu que está utilizando mesmo?

Quanto ao controle não reconhecido, ele funciona em outros emuladores? Porque aqui ele reconhece meus controles de boa. Basta você selecionar o seu controle no botão "Device" do plug-in de mapeamento de botões, e mapear os comandos em seguida.

Uso o mupen no Ubuntu 12.04 32-bit. O controle funciona perfeito no Gens e no Zsnes, e inclusive no Battlefield 2 emulado por wine. Estranho mesmo isso...
=/

Offline yureee123

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re: Emulador de Nintendo 64
« Resposta #18 Online: 09 de Outubro de 2013, 16:45 »
Consegui fazer funcionar seguindo os tópicos desse artigo:

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Como-instalar-um-joystick-+-mupen64-no-Ubuntu-Xubuntu

" Primeiro instale os programas para o seu joystick:

$ sudo aptitude install joystick xserver-xorg-input-joystick

Reinicie o seu computador, caso o seu controle não esteja funcionando corretamente, ou esteja controlando o mouse do computador, faça o seguinte:

Abra com o root o arquivo /usr/share/X11/xorg.conf.d/50-joystick.conf, caso não tenha, veja se na pasta /usr/share/X11/xorg.conf.d/ não tem nenhum arquivo com o nome joystick, não tendo, crie um. Comente o que está no arquivo (colocando # na frente de cada linha) e coloque isso:

Section "InputDevice"
   Identifier   "Joystick"
   Driver     "joystick"
   Option    "Device" "/dev/input/js0"
   Option    "SendCoreEvents" "true"
EndSection

Uma observação, no geral, o joystick é identificado no /dev/input/js0, use o comando "dmesg" para descobrir.

Salve e reinicie o computador. O seu joystick deve estar funcionando agora. "

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: Emulador de Nintendo 64
« Resposta #19 Online: 09 de Outubro de 2013, 17:00 »
Consegui abrir a configuração de input agora trocando o plugin de input. Deletei o plugin básico que vem no Mupen e substituí pelo Blight's SDL input plugin 0.0.10 que arrumei em algum forum lugar na net que já não lembro mais.

Porém ainda assim persiste um problema. O joystick não é reconhecido. =/

Vamos caminhando a passos de tartaruga... :)

Cara, acho que tem algo estranho aí, porque pelo que eu me lembro, quando eu baixei o Mupen64Plus 1.5, já veio incluso nele o plugin "Blight's SDL input plugin 0.0.10". Se ele não veio incluso no seu pacote, então você deve ter baixado a versão 1.5 de outro lugar.

A versão que eu baixei foi essa:

https://code.google.com/p/mupen64plus/downloads/detail?name=Mupen64Plus-1-5-bin-32.tar.gz&can=1&q= (32-bits)
https://code.google.com/p/mupen64plus/downloads/detail?name=Mupen64Plus-1-5-bin-64.tar.gz&can=1&q= (64-bits)

Baixei a de 32 bits, e nela já veio todos os plug-ins básicos que me lembro, inclusive o que você mencionou.

Para ver a lista de todas as versões do Mupen64plus disponíveis, segue o link:
https://code.google.com/p/mupen64plus/downloads/list?can=1&q=&colspec=Filename+Summary+Uploaded+ReleaseDate+Size+DownloadCount

Se não me engano eu baixei do lugar que você indicou neste mesmo tópico. Mas vou dar um purge aqui e baixar de novo. Pode ser que eu tenha confundido...

Descobri o problema.

Ao abrir o emulador pelo terminal, me deparei com o erro:

"Couldn't load plugin 'blight_input.so': libSDL_ttf-2.0.so.0: Não é possivel abrir arquivo de objetos compartilhado: Arquivo ou diretório não encontrado"

Isso ocorre porque há uma dependência que precisa ser instalada para o plugin de controle funcionar: o pacote "libsdl-ttf-2.0-0", que pode ser instalado pela Central de Programas do Ubuntu, ou pelo comando abaixo (para Ubuntu 12.04):

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install libsdl-ttf2.0-0
Em versões mais recentes do Ubuntu, o nome do pacote pode mudar, devido a atualizações.

Antes de fazer isso, o plug-in não era carregado, nem listado na tela de configurações. Depois disso, funcionou de boa.

Tente isso aí e veja se não funciona. Se tudo correr bem, não vai ser preciso recorrer a gambiarras de mapeamento de botões do controle a teclas do teclado hehe.
« Última modificação: 09 de Outubro de 2013, 17:05 por Solid One »

Offline pylm69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 476
    • Ver perfil
Re: Emulador de Nintendo 64
« Resposta #20 Online: 09 de Outubro de 2013, 17:20 »
 Aqui ele não mapeava os direcionais .-. vou tentar essa dica do xorg depois.
Rolling Release é o máximo \o/