Autor Tópico: testando ubuntu  (Lida 14124 vezes)

Offline Rresende

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
  • O importante é participar!
    • Ver perfil
testando ubuntu
« Online: 20 de Maio de 2013, 18:23 »
Olá pessal!
baixei ubuntu, ainda não instalei, somente fiz o teste de conhecimento!
Minha questão é; não encontrei os arquivos que tenho no Windows 7 no teste do ubuntu.
Por acaso um SO não abre os Arquivos contidos no outro?
Grato!

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: testando ubuntu
« Resposta #1 Online: 20 de Maio de 2013, 18:30 »
Sim, abre, através do ntfs-3g, monte a partição.

Offline Rresende

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
  • O importante é participar!
    • Ver perfil
Re: testando ubuntu
« Resposta #2 Online: 20 de Maio de 2013, 18:44 »
Obrigado amigo! Me diga uma coisa! Vc utiliza apenas o Ubuntu? Ou possui 2 SO ?
A quanto tempo vc utiliza ubuntu? Qual seu ponto de vista  em relação ao windows?
« Última modificação: 20 de Maio de 2013, 18:55 por Rresende »

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: testando ubuntu
« Resposta #3 Online: 20 de Maio de 2013, 19:02 »
Olá.

Hoje eu uso apenas Ubuntu. Sim, usei Window$, mas me senti seguro e abandonei-o.

O meu ponto de vista, é que sou amante da filosofia do Software Livre, e M$ não segue o mesmo, com seus softwares proprietários e seu "belo" sistema.

O que o GNU/Linux tem muito a oferecer é Segurança, Estabilidade, Performance.

Coisa que é valorizada no Window$, é só ó Visual, obrigando-nos a ficarmos preso aquela interface gráfica que ele coloca, sem nós nada podermos modificar o sistema.

Mas o meu olhar geral, é um ponto pessoal. Você deve se sentir seguro a abandonar o Window$ e conseguir realizar todas as tarefas que precisa usando o Linux, muita gente vem aqui querendo instalar os programas do Window$ no Linux (pelo WINE), apenas migre definitivamente para o Linux, se se sentir seguro a tal.

Antes que pergunte, vou responder.

"Mas Arthur, qual seria a melhor distro ou ambiente gráfico a usar?"

Então, tudo varia de seu gosto, e o quanto melhor se adaptar. A melhor distro é aquela que você melhor se adaptar, que você conseguir trabalhar. O ambiente gráfico depende muito de seu hardware (placa de vídeo principalmente), para que nós possamos estipular, poste-nos o seu hardware, e execute lspci em terminal e poste o resultado aqui.

Até mais.

Offline Rresende

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
  • O importante é participar!
    • Ver perfil
Re: testando ubuntu
« Resposta #4 Online: 20 de Maio de 2013, 19:11 »
sou muito leigo ainda! acredito que vou demorar a ter condições de fazer essa migração para ubuntu! más meu pc está a ponto de travar o windows  que ele possui está com mensagem de que expirou! terei que pagar para formatar! talvés eu economize se eu mesmo conseguir instalar ubuntu! Más; tendo pouco conhecimento; Não sei nem o que é distro e Spici?

Offline marcoslinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • só o Senhor é Deus!
    • Ver perfil
Re: testando ubuntu
« Resposta #5 Online: 20 de Maio de 2013, 19:37 »
o modo de formatar um pc é :
ligue o pc,logo em seguida fique apertando f2 ou delete dependendo do pc,irá aparecer uma tela diferente ,depois vc procura onde esta escrito boot, coloque o boot em first cd , de preferencia com o cd dentro feito isso aperte f 10 e a tecla y pronto , depois é só seguir os passos e pronto, de preferencia baixe um tutoral de configuração do windows ou do ubuntu e pronto estará com um sistema operacional novo.
processador athlon fx 4300 / placa mãe asus m5a78l-m / memoria 04gbs ddr3 1333 markvision/ placa de vídeo nvidia 9500gt / hd 128 gb  ssd e 320 gb wd /ubuntu 15.04/fonte corsair cx 500.

Offline Rresende

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
  • O importante é participar!
    • Ver perfil
Re: testando ubuntu
« Resposta #6 Online: 20 de Maio de 2013, 20:20 »
A forma de instalar o Ubuntu é a mesma para o a forma do windows!  OBS: notei que ao testar o ubuntu; tenho a opção testar ou clicar em instalar! Seria simples assim?
Isso removeria automáticamente o windows instalado! como funciona?

Offline marcoslinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • só o Senhor é Deus!
    • Ver perfil
Re: testando ubuntu
« Resposta #7 Online: 20 de Maio de 2013, 21:03 »
sim, vc começaria a instalação do ubuntu só que vc precisa entrar no setup e colocar para dar o 1° boot(first) para cd depois , vc aperta f10 e depois a tecla y,pois ai vc conseguirá formatar o pc e no caso na escolha coloque para excluir a partição do windows , caso vc for utilizar somente o ubuntu.
processador athlon fx 4300 / placa mãe asus m5a78l-m / memoria 04gbs ddr3 1333 markvision/ placa de vídeo nvidia 9500gt / hd 128 gb  ssd e 320 gb wd /ubuntu 15.04/fonte corsair cx 500.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: testando ubuntu
« Resposta #8 Online: 20 de Maio de 2013, 21:51 »
Há muitos tópicos aqui que ensinam sobre Particionamento.

==> http://ubuntued.info/como-particionar-o-disco-para-instalar-o-ubuntu-em-5-minutos

Offline Rresende

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
  • O importante é participar!
    • Ver perfil
Re: testando ubuntu
« Resposta #9 Online: 20 de Maio de 2013, 22:41 »
olha pessoal! como tem a possíbilidade; fiz o teste para conhecer o  Ubuntu. encontrei os arquivos más; não consegui abrir musicas e nem videos; apenas consegui abrir as fotos, mas;  ficaram meio retorcidas. Qual a solulção?
« Última modificação: 20 de Maio de 2013, 22:43 por Rresende »

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: testando ubuntu
« Resposta #10 Online: 20 de Maio de 2013, 23:20 »
Cara, inicia o instalador que ele vai oferecer instalar lado a lado com o Windows. É simples assim mesmo, é mais simples que instalar o Windows, na verdade. Depois, que terminar ele terá gerado um menu de boot com uma ferramenta chamada grub, que lhe permitirá escolher em que sistema quer entrar na hora da inicialização do seu PC. Instalar o Ubuntu dessa forma (em dual boot) com outro sistema não gera, perda de desempenho em nenhum dos sistemas.

Sobre os pacotes multimidia (codecs de áudio, vídeo, imagens e demais plugins), para instalar os codecs utilize esse tutorial de acordo com a versão que você baixou:

Para Ubuntu 12.04:
http://ubuntued.info/multimedia-ubuntu-12-04-precise-pangolin-mp3-flash-java

Ubuntu 12.10:
http://ubuntued.info/multimedia-no-ubuntu-12-10-quantal-quetzal-mp3-flash-java

Ubuntu 13.04:
http://ubuntued.info/multimedia-no-ubuntu-13-04-raring-ringtail-mp3-flash-java

Obs.: como você é iniciante, recomendo que experimente o Ubuntu 12.04 (caso não seja esse que você baixou), pois essa versão é de suporte longo e é estável, as outras podem (ou não) apresentar instabilidades.
Link para Ubuntu 12.04:

Para processador 32-bits: http://releases.ubuntu.com/12.04/ubuntu-12.04.2-desktop-i386.iso

Para processador 64-bits: http://releases.ubuntu.com/12.04/ubuntu-12.04.2-desktop-amd64.iso
« Última modificação: 22 de Maio de 2013, 08:23 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Rresende

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
  • O importante é participar!
    • Ver perfil
Re: testando ubuntu
« Resposta #11 Online: 21 de Maio de 2013, 06:59 »
No teste que fiz ele travou muito é normal? Para resolver somente desligando o pc forçado.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: testando ubuntu
« Resposta #12 Online: 21 de Maio de 2013, 08:18 »
No teste que fiz ele travou muito é normal? Para resolver somente desligando o pc forçado.

Para responder essa pergunta você precisa dizer qual o hardware do seu computador/notebook e qual a versão do Ubuntu você está usando.

Outra sugestão é você gravar a imagem .iso do Ubuntu num LivePendrive e dar boot pelo pendrive no seu computador.

Quanto a ouvir música, o Ubuntu tem limitações assim como o Windows. Ou seja, é necessário instalar alguns pacotes adicionais ao Ubuntu para ele reconhecer todos os tipos de extensões. Eu normalmente instalo apenas dois pacotes específicos para tal fim: ubuntu-restricted-extras e o ubuntu-restricted-addons

Essa limitação no Ubuntu é devido as licenças que esses aplicativos e drivers adotarem. Por serem proprietários é necessário a licença expressa do usuário para serem instalados no computador, e além disso, como o Ubuntu também é utilizado em ambientes corporativos, a utilização desses drivers/aplicativos sem a devida permissão pode ser caracterizada como pirataria.
« Última modificação: 21 de Maio de 2013, 18:37 por jkmsjq »
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Rresende

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
  • O importante é participar!
    • Ver perfil
Re: testando ubuntu
« Resposta #13 Online: 21 de Maio de 2013, 17:44 »
Obrigado!

Meu computador tem 2GB de memoria ram, prcessador 1,80 ghz e 500 GB no HD.
 Onde baixo o : ubuntu-retricted-extras e o ubuntu-restricted-addons?

Offline marcoslinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • só o Senhor é Deus!
    • Ver perfil
Re: testando ubuntu
« Resposta #14 Online: 21 de Maio de 2013, 17:58 »
Obrigado!

Meu computador tem 2GB de memoria ram, prcessador 1,80 ghz e 500 GB no HD.
 Onde baixo o : ubuntu-retricted-extras e o ubuntu-restricted-addons?
quando vc testa pelo cd live é comum travar um pouco , pois estará rodando o sistema do cd e não direto do hd.
processador athlon fx 4300 / placa mãe asus m5a78l-m / memoria 04gbs ddr3 1333 markvision/ placa de vídeo nvidia 9500gt / hd 128 gb  ssd e 320 gb wd /ubuntu 15.04/fonte corsair cx 500.