Tenho no Win 7 o emulador da "NeoGeo" (Penso que é assim que se chama). A colecção dos 6 jogo do Metal Slug está embutida nesse emulador.
O que pretendo é poder jogar essa mesma coleção no Ubuntu, se é que é possivel. Isto porque estou a tentar deixar de usar o Win 7 para passar a usar apenas o Ubuntu.
Isso mesmo. Neogeo (também conhecido como MVS) é o nome do console/arcade da SNK que contém a maioria dos jogos de Metal Slug e King of Fighters, por exemplo. Tem ainda vários outros.
O emulador que você tem no Win7 provavelmente chama-se NeoRageX (ou algo com nome similar). É um emulador excelente, que consegue a façanha de rodar todos os jogos de Neogeo (pelo menos os mais antigos, baseados no MVS) a 100% de desempenho, mesmo em computadores com pouco processador.
No caso do Linux, então sugiro que você utilize o MAME. MAME (Multiple Arcade Machine Emulator) é um emulador de jogos de arcade, que possui suporte a jogos de várias plataformas de fliperama, como por exemplo as arquiteturas CPS1 e CPS2 da Capcom (a maioria dos jogos de Street Fighter 2D são assim), as arquiteturas da Konami (Tartarugas Ninja, Sunset Riders), da Midway (Mortal Kombat), e o próprio Neogeo (MVS) da SNK também. Tudo isso num único emulador.
A princípio, pode ser um pouco complicado de fazer o MAME funcionar,visto que em alguns casos, a versão da ROM utilizada nos emuladores do Windows podem não ser as mais atualizadas em relação ao que o MAME pede, por vezes não dando pra rodar o jogo. Mas isso deve acontecer só com algumas roms, e nesses casos é só você procurar as roms dos jogos de Metal Slug a partir de um romset atualizado. Pode ser um pouco difícil, mas no final é muito gratificante.
No meu notebook, utilizo o MAME em conjunto com o GmameUI, e embora eu tenha tido que re-baixar quase todas as minhas roms, no final o resultado foi muito gratificante: Tenho num único emulador inúmeros jogos da SNK (inclusive o Metal Slug do 1 ao 5), junto com vários jogos da Capcom (Street Fighter, Final Fight, etc.), bem como jogos da Konami e da Capcom. Vez por outra, jogo Sunset Riders no Arcade com quatro amigos meus, e é divertido pra caramba!