Autor Tópico: Metal Slug  (Lida 5573 vezes)

Offline jsvenancio

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Metal Slug
« Online: 26 de Maio de 2013, 17:52 »

Pessoal tenho no Windows 7 um emulador que contem a colecção do jogo Metal Slug, são uns 6 ou 7 jogos. Tenho andado a tentar fazer com que esse emulador funcione no Ubuntu 13.04, mas sem êxito.

Já tentei com o Wine e também com o PlayOnLinux, Mas até agora não consegui nada. Não sei se sou eu que estou a falhar com alguma configuração, mas gostaria de perguntar a comunidade do Ubuntu se conhecem alguma forma de fazer este emulador funcionar.

-----
Editado pela moderação.
« Última modificação: 27 de Maio de 2013, 12:42 por jsvenancio »

Offline Sergio Benjamim

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Metal Slug
« Resposta #1 Online: 26 de Maio de 2013, 18:00 »
Está tentando instalar emulador de windows no linux por qual motivo, se há um nativo?

Procure por Mame na Central de Programas, ele emula vários tipos de arcades. Instale também o QMC2, é um frontend para o mame. Outro front-end é o gnome-video-arcade, ele é bem mais simples que o QMC2, mas funciona também.

É possível rodar o Mame sem front-end também, direto pela terminal.

Dá uma olhada neste tópico, tem bastante coisa a respeito do Mame: Wah!cade - Configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 11.10 12.04LTS 64bits
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline jsvenancio

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 27 de Maio de 2013, 07:31 »
Está tentando instalar emulador de windows no linux por qual motivo, se há um nativo?

Procure por Mame na Central de Programas, ele emula vários tipos de arcades. Instale também o QMC2, é um frontend para o mame. Outro front-end é o gnome-video-arcade, ele é bem mais simples que o QMC2, mas funciona também.

É possível rodar o Mame sem front-end também, direto pela terminal.

Dá uma olhada neste tópico, tem bastante coisa a respeito do Mame: Wah!cade - Configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 11.10 12.04LTS 64bits

Obrigado pela dica.
Vou testar...

Offline Solid One

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 27 de Maio de 2013, 08:43 »
Uma dúvida: Por coletânea de jogos do Metal Slug, você se refere a uma versão para PC contendo uma compilação de todos os jogos da série? Uma coletânea de Metal Slug para Playstation 2 emulado pelo PCSX2? Ou um emulador de jogos de arcade (MAME), com vários jogos avulsos do Metal Slug?

Se for uma versão para PC, então acho que sua única saída é tentar rodar via Wine.

Se for na forma de um jogo de Playstation 2 rodando pelo emulador, pelo menos você pode instalar o PCSX2 nativo para linux e testar. Vendo por esse lado, o desempenho no Windows é quase idêntico ao do Linux.

Agora se for o MAME, aí acho que é o mais fácil: Você pode instalar o MAME direto dos repositórios do Ubuntu. No entanto, a versão do MAME para linux é apenas em linha de comando. Se quiser uma interface gráfica, você vai ter que instalar, junto com o emulador, alguma front-end. Eu lhe recomendo duas front-ends: a primeira é o gnome-video-arcade, já mencionada anteriormente, outra chama-se GmameUI. Uso o GmameUI por achar mais amigável que o gnome-video-arcade, mas o GmameUI não é mais mantido pelo desenvolvedor, diferente do gnome-video-arcade.

Offline jsvenancio

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 27 de Maio de 2013, 12:50 »
Uma dúvida: Por coletânea de jogos do Metal Slug, você se refere a uma versão para PC contendo uma compilação de todos os jogos da série? Uma coletânea de Metal Slug para Playstation 2 emulado pelo PCSX2? Ou um emulador de jogos de arcade (MAME), com vários jogos avulsos do Metal Slug?

Se for uma versão para PC, então acho que sua única saída é tentar rodar via Wine.

Se for na forma de um jogo de Playstation 2 rodando pelo emulador, pelo menos você pode instalar o PCSX2 nativo para linux e testar. Vendo por esse lado, o desempenho no Windows é quase idêntico ao do Linux.

Agora se for o MAME, aí acho que é o mais fácil: Você pode instalar o MAME direto dos repositórios do Ubuntu. No entanto, a versão do MAME para linux é apenas em linha de comando. Se quiser uma interface gráfica, você vai ter que instalar, junto com o emulador, alguma front-end. Eu lhe recomendo duas front-ends: a primeira é o gnome-video-arcade, já mencionada anteriormente, outra chama-se GmameUI. Uso o GmameUI por achar mais amigável que o gnome-video-arcade, mas o GmameUI não é mais mantido pelo desenvolvedor, diferente do gnome-video-arcade.

Tenho no Win 7 o emulador da "NeoGeo" (Penso que é assim que se chama). A colecção dos 6 jogo do Metal Slug está embutida nesse emulador.
O que pretendo é poder jogar essa mesma coleção no Ubuntu, se é que é possivel. Isto porque estou a tentar deixar de usar o Win 7 para passar a usar apenas o Ubuntu.

Offline Sergio Benjamim

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 27 de Maio de 2013, 13:03 »
Não lembro de existir emulador do Neo Geo para Linux, o que há é o Mame mesmo, que emula placas de arcades variados, e um dos arcades emulados é um correspondente ao Neo Geo. Na época, as empresas de vídeo games lançavam a mesma plataforma de fliperama em vídeo game caseiro, o Neo Geo é um exemplo disso. Havia poucas diferenças entre os jogos do arcade e do vídeo game caseiro (no vídeo game, não precisava colocar fichas! No Mame, é preciso "colocar fichas", só apertar o botão F5 na hora do jogo, e depois F1, que é o Start).

Você vai precisar ter as Rom's do Metal Slug, específica para o Mame, além das Bios dos arcades do Neo Geo. Siga as explicações do outro link que te passei, para configurar o Mame. Se usar o QMC2 ou o GmameUI, é até mais fácil indicar os diretórios de jogos (rom's) e bios. O Platao, aqui do fórum, já postou muitas dicas desses front-ends no link que te passei.

Já teve gente com a mesma dúvida que você aqui no fórum:

NEOGEO no Ubuntu 12.04
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Solid One

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 28 de Maio de 2013, 10:31 »
Tenho no Win 7 o emulador da "NeoGeo" (Penso que é assim que se chama). A colecção dos 6 jogo do Metal Slug está embutida nesse emulador.
O que pretendo é poder jogar essa mesma coleção no Ubuntu, se é que é possivel. Isto porque estou a tentar deixar de usar o Win 7 para passar a usar apenas o Ubuntu.

Isso mesmo. Neogeo (também conhecido como MVS) é o nome do console/arcade da SNK que contém a maioria dos jogos de Metal Slug e King of Fighters, por exemplo. Tem ainda vários outros.

O emulador que você tem no Win7 provavelmente chama-se NeoRageX (ou algo com nome similar). É um emulador excelente, que consegue a façanha de rodar todos os jogos de Neogeo (pelo menos os mais antigos, baseados no MVS) a 100% de desempenho, mesmo em computadores com pouco processador.

No caso do Linux, então sugiro que você utilize o MAME. MAME (Multiple Arcade Machine Emulator) é um emulador de jogos de arcade, que possui suporte a jogos de várias plataformas de fliperama, como por exemplo as arquiteturas CPS1 e CPS2 da Capcom (a maioria dos jogos de Street Fighter 2D são assim), as arquiteturas da Konami (Tartarugas Ninja, Sunset Riders), da Midway (Mortal Kombat), e o próprio Neogeo (MVS) da SNK também. Tudo isso num único emulador.

A princípio, pode ser um pouco complicado de fazer o MAME funcionar,visto que em alguns casos, a versão da ROM utilizada nos emuladores do Windows podem não ser as mais atualizadas em relação ao que o MAME pede, por vezes não dando pra rodar o jogo. Mas isso deve acontecer só com algumas roms, e nesses casos é só você procurar as roms dos jogos de Metal Slug a partir de um romset atualizado. Pode ser um pouco difícil, mas no final é muito gratificante.

No meu notebook, utilizo o MAME em conjunto com o GmameUI, e embora eu tenha tido que re-baixar quase todas as minhas roms, no final o resultado foi muito gratificante: Tenho num único emulador inúmeros jogos da SNK (inclusive o Metal Slug do 1 ao 5), junto com vários jogos da Capcom (Street Fighter, Final Fight, etc.), bem como jogos da Konami e da Capcom. Vez por outra, jogo Sunset Riders no Arcade com quatro amigos meus, e é divertido pra caramba!

Offline jsvenancio

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 28 de Maio de 2013, 12:48 »
No meu notebook, utilizo o MAME em conjunto com o GmameUI, e embora eu tenha tido que re-baixar quase todas as minhas roms, no final o resultado foi muito gratificante: Tenho num único emulador inúmeros jogos da SNK (inclusive o Metal Slug do 1 ao 5), junto com vários jogos da Capcom (Street Fighter, Final Fight, etc.), bem como jogos da Konami e da Capcom. Vez por outra, jogo Sunset Riders no Arcade com quatro amigos meus, e é divertido pra caramba!

Obrigado Solid One.
Estou a tentar com o tutorial criado em;

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?PHPSESSID=8cdbdaffcbfeb4bb32c16c0e41a3ad50&topic=87662.105

Mas a dada altura deparei-me com um problema que descrevo num comentário que deixei nesse tópico, se poderem responder lá agradeço.

Offline jsvenancio

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 30 de Maio de 2013, 20:00 »
Obrigado a todos pelas dicas.

Consegui configurar o Mame para jogar jogos antigos de arcade.
Agora só me faltam os ditos jogos para colocar na pasta rom, conhecem algum site de confiança onde possa sacar jogos antigos? Em especial o Metal Slug....