Autor Tópico: Arquivos No Ubuntu/Linux: Como Organizar? (No caso, Mp3)  (Lida 3993 vezes)

Offline Samuel Ubuntu do Sur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • Um Caipira Apaixonado por Linux...
    • Ver perfil
Arquivos No Ubuntu/Linux: Como Organizar? (No caso, Mp3)
« Online: 30 de Maio de 2013, 10:34 »
Pessoal, bom dia!

É o seguinte. Estou tentando bolar uma maneira de "classificar" (No Ubuntu) por estilo músical as mais de 92.000 Músicas do meu acervo.

Há cerca de 3 Anos, quando migrei para o Linux, eu não consegui "aproveitar" a organização que eu tinha no Windows (através de atalhos para pastas), pois os mesmos não funcionam para o Ubuntu (nem abrindo como Wine).

Todas as músicas estão organizadas em pastas:

Pasta "Acervo"

Pastas "A", "B", "C" ... "X", "Y", "Z" (as quais contem os artistas pela inicial do nome, com as músicas organizadas da seguinte forma:


Nome do Artista/Nome do Artista (ANO) (Nome do Álbum) (Número do Lp ou Número do CD)/Nome da Música-Nome do Artista.mp3


E, além disso, tenho o back-up dessas Músicas em 3 HDs diferentes.

Então, vai a pergunta:

Como eu poderia (através de programas, links, scripts etc) organizar essas músicas por Estilo Músical num HD e fazer o back em outros 3 HDs? (ou seja, fazer o trabalho de classificação/organização por estilo uma única vez?

No Windowns, eu conseguir fazer isso, pois erá só mudar a letra da unidade do hd ("E:", "D:", "F:" etc... etc...) que os links continuavam válidos de um hd para outro ou então mudar a letra da unidade no próprio caminho do Link.

Enfim, se alguém tiver uma luz para ajudar eu agradeço.

PS: Para edição de Tags de Música, o melhor que existe e que funciona 100% via Wine no Linuz é o Tagscanner. Podem usá-lo, sem medo!

Abraços!
« Última modificação: 30 de Maio de 2013, 10:55 por Samuel Ubuntu do Sur »

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Arquivos No Ubuntu/Linux: Como Organizar? (No caso, Mp3)
« Resposta #1 Online: 30 de Maio de 2013, 15:41 »
Pessoal, bom dia!

É o seguinte. Estou tentando bolar uma maneira de "classificar" (No Ubuntu) por estilo músical as mais de 92.000 Músicas do meu acervo.

Há cerca de 3 Anos, quando migrei para o Linux, eu não consegui "aproveitar" a organização que eu tinha no Windows (através de atalhos para pastas), pois os mesmos não funcionam para o Ubuntu (nem abrindo como Wine).

Todas as músicas estão organizadas em pastas:

Pasta "Acervo"

Pastas "A", "B", "C" ... "X", "Y", "Z" (as quais contem os artistas pela inicial do nome, com as músicas organizadas da seguinte forma:


Nome do Artista/Nome do Artista (ANO) (Nome do Álbum) (Número do Lp ou Número do CD)/Nome da Música-Nome do Artista.mp3


E, além disso, tenho o back-up dessas Músicas em 3 HDs diferentes.

Então, vai a pergunta:

Como eu poderia (através de programas, links, scripts etc) organizar essas músicas por Estilo Músical num HD e fazer o back em outros 3 HDs? (ou seja, fazer o trabalho de classificação/organização por estilo uma única vez?

No Windowns, eu conseguir fazer isso, pois erá só mudar a letra da unidade do hd ("E:", "D:", "F:" etc... etc...) que os links continuavam válidos de um hd para outro ou então mudar a letra da unidade no próprio caminho do Link.

Enfim, se alguém tiver uma luz para ajudar eu agradeço.

PS: Para edição de Tags de Música, o melhor que existe e que funciona 100% via Wine no Linuz é o Tagscanner. Podem usá-lo, sem medo!

Abraços!

Central de Programas do Ubuntu > na lupa Easytag e instalar e usufrua.

Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline Samuel Ubuntu do Sur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • Um Caipira Apaixonado por Linux...
    • Ver perfil
Re: Arquivos No Ubuntu/Linux: Como Organizar? (No caso, Mp3)
« Resposta #2 Online: 30 de Maio de 2013, 16:05 »
Ok Edvaldo, valeu pela dica, mas para Tag, o Tagscaner é muito, muito melhor (eu já instalei e desinstalei o Easytag há um tempo atrás). Contudo, o problema maior é como organizar em pastas e fazer back-up, igual quanto usava W... De qualquer forma, obrigado.

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Arquivos No Ubuntu/Linux: Como Organizar? (No caso, Mp3)
« Resposta #3 Online: 30 de Maio de 2013, 16:26 »
Usa o Picard. É o melhor programa pra por tags em MP3 que eu conheço.

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Arquivos No Ubuntu/Linux: Como Organizar? (No caso, Mp3)
« Resposta #4 Online: 30 de Maio de 2013, 16:55 »
Ok Edvaldo, valeu pela dica, mas para Tag, o Tagscaner é muito, muito melhor (eu já instalei e desinstalei o Easytag há um tempo atrás). Contudo, o problema maior é como organizar em pastas e fazer back-up, igual quanto usava W... De qualquer forma, obrigado.

Não se esqueça que para a Plataforma Windows, concordo contigo referente  ao Tagscanner, mas para o Linux as alternativas são: MusicBrainz Picard(que o colega Eliseu Carvalho, acima mencionou), Easytag, Ferramenta para etiqueta de áudio etc (todos pela central de programas do Ubuntu) e veja qual deles suprem as suas necessidades.  :D
« Última modificação: 30 de Maio de 2013, 17:04 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.