O início do tópico são argumentações de usuários que vieram do Windows se aventurar no mundo GNU/Linux pensando que é a mesma coisa e se deparam com uma realidade completamente diferente.
Primeiro ponto a se aprender quem inicia no GNU/Linux é que "nosso mundo É diferente do Windows".
Segundo ponto, a pessoa precisa aprender a conhecer o seu hardware, na íntegra.
Terceiro ponto, é necessário uma curva de aprendizado para utilizar um sistema completamente diferente. Eu mesmo na minha primeira experiência com GNU/Linux, um Mandriva (2008), não consegui fazer funcionar uma simples impressora no computador, porque não sabia como configurar (uma Lexmark a jato de tinta). Resultado: formatei e instalei o Windows.
Quarto ponto, é necessário se estabelecer em uma distro e procurar conhecer o melhor possível. Antes ser um bom conhecedor de uma distro, do que ser um difamador de todas.
Quinto ponto, a compatibilidade do GNU/Linux com hardware. Isso não é culpa do kernel, mas sim das empresas que por simples conveniências não procuram disponibilizar drivers para o GNU/Linux. O Windows leva vantagem pelo seu potencial financeiro que corrompe quase todas as empresas, exceto raras empresas, como a Intel, HP, Novel, NVidia e etc.
Sexto ponto, a questão dos games. Atualmente o GNU/Linux está melhorando essa questão com a vinda da Steam para nosso mundo, mas sejamos sinceros, ainda é um ponto negativo (não na minha opinião). Mas acredito que seja até bom essa característica, pois quem deseja usar o computador para jogar, merece realmente ficar no Windows.