Autor Tópico: Falhas que incomodam...  (Lida 18981 vezes)

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Falhas que incomodam...
« Online: 01 de Junho de 2013, 00:11 »
Bom, minha experiência com o Linux Ubuntu esta sendo muito boa, parece ser um sistema bem melhor que o Windows, mas que ainda precisa evoluir muito...por exemplo, hoje mesmo não consegui realizar uma tarefa extremamente simples com o Ubuntu, conectar um dispositivo USB ao PC (leia-se celular rsrs), aparecendo um erro! As vantagens do Linux são muitas, mas estou apenas começando, creio que ainda tenho muito que descobrir. Um "ponto negativo" do Linux, não é o kernel Linux em si, mas sim a quantidade enorme de distros disponíveis, sendo necessário testar todas (ou quase) as mais populares para decidir com qual ficar, além de lançarem novas distros com o tempo. Outro "ponto negativo" (que pra mim não chega a ser) é a necessidade de se aprender um pouco sobre o sistema e comandos que creio que muitas pessoas não gostam ou preferem algo mais fácil como o Window$, mas eu acho isso bom, já que é interessante saber realmente mexer no sistema e conhecê-lo, e com o avanço das distros, estão se tornando mais amigáveis ao usuário (só espero que continuem com a estabilidade do sistema e que continue bom, sem avacalhar tudo por causa de interface gráfica  ;D...porque não sei...parece que as interfaces gráficas são mais sujeitas a bugs e falhas, apesar de serem essenciais....já pensou em fazer tudo por linha de comando?  :o, mas parece que o Linux é mais avançado nessa questão do que o Window$). Enfim, os sistemas Linux são mais leves que o Window$ e com interfaces gráficas leves ficam ainda mais rápidos, sem falar dos kernels compilados para extrair 100% do hardware que eu já vi no fórum. A questão do suporte por parte de fabricantes e desenvolvedoras de softwares é um outro fator ruim, eu não sei porque o Window$ fez tanto sucesso e ainda continua mas enfim, será porque o Linux era difícil de se mexer? Bom, se for isso está explicado a posição do Linux hoje...
Outra coisa a ser mencionada como ponto negativo é a facilidade que um usuário tem de detonar com o sistema se não souber utilizá-lo ou se o sistema não se comporta como deveria, como por exemplo, ao se baixar e instalar um driver NVIDIA no Ubuntu, já aconteceu de o sistema bugar por completo e não iniciar mais, sendo necessário reinstalá-lo. Uma outra dificuldade/erro que eu já tive com Ubuntu/Linux, e já vi outros usuários com o mesmo problema, foi o sistema não reconhecer a resolução correta do monitor, sendo necessário recorrer a pesquisa para ver o que está acontecendo, e pesquisa que exigem tempo, já que é um assunto menos encontrado na minha opinião, e então digitando códigos e scrips (ou coisa assim, porque eu não cheguei a tentar corrigir na época) para resolver.
A comunidade é um ponto positivo, pois são bem receptivos e ajudam no que puderem, ao contrário do Window$ que qualquer erro ou problema, a que recorrer? Ao Google! e procurar soluções e dicas...
Outro ponto positivo para os sistema Linux e que possuem várias ferramentas e programas já embutidos no sistema, tornando-o mais prático.
Concluindo...a minha experiência com Linux tem sido boa, ainda faltam distros para testar e aprimorar o conhecimento do sistema, mas isso é com o tempo, só espero não ter outras decepções como o caso já citado, de o sistema não abrir o dispositivo USB.

OBS: Não sou um profissional em TI, programador nem nada do tipo, sou apenas um usuário que sempre gostou de informática e sempre procurei aprender mais, e que sempre também usou Window$ rsrsrs por isso os usuários mais avançados podem me ver dizendo algo errado, mas essa é a minha opinião ao GNU/Linux/Ubuntu =D.
« Última modificação: 01 de Junho de 2013, 00:54 por Renan Rischiotto »

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Falhas que encomodam...
« Resposta #1 Online: 01 de Junho de 2013, 00:17 »
Um "ponto negativo" do Linux, não é o kernel Linux em si, mas sim a quantidade enorme de distros disponíveis, sendo necessário testar todas (ou quase) as mais populares para decidir com qual ficar, além de lançarem novas distros com o tempo.

Eu acho isso um ponto mais que positivo. Que graça teria se o Linux fosse apenas um? As distribuições existem pra isso: o usuário escolhe aquela que achar melhor.

Outro "ponto negativo" (que pra mim não chega a ser) é a necessidade de se aprender um pouco sobre o sistema e comandos que creio que muitas pessoas não gostam ou preferem algo mais fácil como o Window$, mas eu acho isso bom, já que é interessante saber realmente mexer no sistema e conhecê-lo, e com o avanço das distros, estão se tornando mais amigáveis ao usuário (só espero que continuem com a estabilidade do sistema e que continue bom, sem avacalhar tudo por causa de interface gráfica

Outro ponto que considero absolutamente positivo. O bom do Linux é isso: aprende-se mais sobre o sistema e sobre a própria máquina, embora as distribuições atualmente foquem muito mais no usuário final.

A questão do suporte é um outro fator ruim

Prefiro o "suporte" do Fórum Ubuntu, do Fórum Linux Mint e do Fórum Debian a qualquer tipo de suporte pago (que, aliás, esses suportes pagos que temos por aí, né, vou te contar  ::) )

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Falhas que incomodam...
« Resposta #2 Online: 01 de Junho de 2013, 00:25 »
Caro Eliseu, quando disse suporte, me referia as fabricantes e desenvolvedoras de softwares

São raríssimos os itens de hardware que realmente não funcionam com Linux. Aliás, acho que só conheço um: uma webcam que um membro do fórum não conseguia de jeito nenhum fazer funcionar e, no final das contas, acabamos recomendando que ele trocasse a dita cuja. De resto, a grande maioria funciona sem necessidade alguma de driver, firmware, etc. - alguns ainda precisam (placas de vídeo SiS, wifi Broadcom, etc.), mas são relativamente poucos. No Windows, se for instalar o sistema do zero e não tiver driver disponível em CD ou outra mídia qualquer pra wifi e/ou LAN, já era. Fica sem Internet. Nunca vi isso acontecer no Ubuntu  ;D
Quanto a software, tem um monte de programas dando sopa, vide Central de Programas. Os que não têm lá, têm por aí, nos sites dos desenvolvedores. A não ser que a criatura seja absolutamente bitolada em MS Office, Photoshop, Matlab e afins, existem muitas e muitas alternativas.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Falhas que incomodam...
« Resposta #3 Online: 01 de Junho de 2013, 00:27 »
rsrsrs Realmente Eliseu, o que você disse sobre o suporte é uma boa observação...bem eu disse a minha experiência no Linux como iniciante, claro que ainda tenho que me aprimorar e perceber as diferenças entre o Window$ e Linux  :)
Quanto aos programas que citou, é verdade, existem muitos programas disponíveis e para tarefas básicas e mais avançadas creio que seja suficiente, mas já imaginou se o Linux tivesse uns 40% ou 50% de uso nos computadores pessoais, como existiriam muito mais aplicativos?
« Última modificação: 01 de Junho de 2013, 00:33 por Renan Rischiotto »

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Falhas que incomodam...
« Resposta #4 Online: 01 de Junho de 2013, 00:38 »
já imaginou se o Linux tivesse uns 40% ou 50% de uso nos computadores pessoais, como existiriam muito mais aplicativos?

Do jeito que o Windows 8 tá, não duvido que em breve chegaremos a esse percentual  ;D
Mas em se tratando de servidores, o Linux vai muito bem, obrigado.
« Última modificação: 01 de Junho de 2013, 00:40 por Eliseu Carvalho »

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Falhas que incomodam...
« Resposta #5 Online: 02 de Junho de 2013, 12:30 »
Sobre o windows ser mais fácil, acho que o ai nunca usou o regedit, msconfig ou prompt de comando do windows.

Conheço na palma da mão quem sabe usar o windows. O resto da turma de usuários da microsoft (99.99%) é next > next > finish.

Ou seja é menos que a proporção de usuários linux.
« Última modificação: 02 de Junho de 2013, 12:40 por haereticus »
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Falhas que incomodam...
« Resposta #6 Online: 02 de Junho de 2013, 12:46 »
Conheço na palma da mão quem sabe usar o windows. O resto da turma de usuários da microsoft (99.99%) é next > next > finish.

E mais ainda: ctrl+alt+del, format c:\ e por aí vai. A maioria apenas usa o que tem nas mãos. Quando deu problema, leva pra assistência e nem os caras aguentam. Tiram o HD, copiam tudo e formatam.

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Falhas que incomodam...
« Resposta #7 Online: 02 de Junho de 2013, 12:59 »
Sobre o windows ser mais fácil, acho que o ai nunca usou o regedit, msconfig ou prompt de comando do windows.

Conheço na palma da mão quem sabe usar o windows. O resto da turma de usuários da microsoft (99.99%) é next > next > finish.

Ou seja é menos que a proporção de usuários linux.

E mais ainda: ctrl+alt+del, format c:\ e por aí vai. A maioria apenas usa o que tem nas mãos. Quando deu problema, leva pra assistência e nem os caras aguentam. Tiram o HD, copiam tudo e formatam.

A imensa maioria do pessoal que usa Windows (usa mesmo?) trata o computador como se fosse um eletro-eletrônico, tipo aparelho de som, TV, etc. Estragou, manda pro conserto. Ou compra outro.
Bom era quando os cursos de informática eram cursos de informática, não apenas umas duas ou três aulinhas mal dadas de Windows...

Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Re: Falhas que incomodam...
« Resposta #8 Online: 02 de Junho de 2013, 13:03 »
Conheço na palma da mão quem sabe usar o windows. O resto da turma de usuários da microsoft (99.99%) é next > next > finish.

E mais ainda: ctrl+alt+del, format c:\ e por aí vai. A maioria apenas usa o que tem nas mãos. Quando deu problema, leva pra assistência e nem os caras aguentam. Tiram o HD, copiam tudo e formatam.

Eu faço um facepalm gigante de ver usuários pagando R$ 50 pra formatar (coisa que elas mesmas podiam fazer se tivessem um pouco menos de preguiça de pesquisar) o computador por causa de falhas bestas, ou ainda empresas que gastam fortunas em licenças de software como dreamweaver ou coreldraw, sendo que existem alternativas tão poderosas quanto, e gratuitas.
« Última modificação: 02 de Junho de 2013, 13:10 por Cleiton Nunes »
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Falhas que incomodam...
« Resposta #9 Online: 02 de Junho de 2013, 13:45 »
Citar
Sobre o windows ser mais fácil, acho que o ai nunca usou o regedit, msconfig ou prompt de comando do windows.

Conheço na palma da mão quem sabe usar o windows. O resto da turma de usuários da microsoft (99.99%) é next > next > finish.

Usuário comum não precisa saber da existência de um regedit, msconfig e prompt de comando. É por isso que o Windows tem a maioria de marketshare, porque ele não obriga o usuário a fuçar nas entranhas do sistema e ficar decorando comandos de terminal. E esse é o problema-mor do linux, essa coisa de ter que ser expert em computarias ( :D) pra poder usar o sistema. Se observarmos bem o mercado hoje, as coisas estão ficando cada vez mais fáceis e simples, não mais difíceis e complicadas. Levando isso em conta, um "next-next-finish" é bem mais cômodo e fácil para a maioria da população do que um "apt-get install programa".

E não vejo problema nenhum do usuário pagar um técnico para arrumar um probleminha besta. Pode ser um problema fácil de resolver pra vocês que já são usuários sabidos e avançados, mas o "seu zé da padaria" não sabe nada e só quer seu computador funcionando, pombas. Deixe ele pagar um cara entendido do assunto pra arrumar o treco pra ele, ué.

Agora todo mundo tem que ser técnico de informática e arrumar seus computadores ele mesmo? Em que mundo vocês vivem?  :D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Falhas que incomodam...
« Resposta #10 Online: 02 de Junho de 2013, 13:56 »
Quanto ao texto do autor do tópico: isso porque você pegou o linux em sua melhor fase, atualmente ele está muito mais fácil e compatível com os mais variáveis hardwares. As coisas eram *bem* piores lá pelos idos de 2005~2006. Suporte a drivers de vídeo, wireless e som naquele tempo era um inferno. Você nem chegou a usar o ubuntu marrom-cocô, eu suponho. Me deu até uma nostalgia agora, foram tempos difíceis, mas foram bons tempos.  :)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Falhas que incomodam...
« Resposta #11 Online: 02 de Junho de 2013, 14:08 »
Isso que o garfo falou é verdade.

Mais temos que levar em conta que quanto mais fácil fica mais banalizado o sistema também fica.

Veja nesse processo de Next > spyware > Next > trojan > finish.

Infelizmente é o que é o windows, nada mais que isso.

---

O linux tem que cair matando agora no mercado, já que o windows 8 tá indo pro buraco, o 8.1 tá para sair e vai continuar a mesma tosqueira, as vendas no mercado estão péssimas.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

clodoaldops

  • Visitante
Re: Falhas que incomodam...
« Resposta #12 Online: 02 de Junho de 2013, 16:25 »
-eu acho que windows é um bom sistema operacional
-cujo unico gde problema é a questão da segurança
-que pode ser contornado com uso mais atento do pc
-o windows do meu notebook tem 4/5 anos e nunca foi formatado por causa de virust
-mas acabei me rendendo aos encantos e desafios do linux
-tanto que tenho no minimo 2 distros instaladas no notebook e netbook

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Falhas que incomodam...
« Resposta #13 Online: 02 de Junho de 2013, 16:33 »
-eu acho que windows é um bom sistema operacional
-cujo unico gde problema é a questão da segurança
-que pode ser contornado com uso mais atento do pc

Aí é que tá: a imensa maioria dos usuários de Windows (aliás, do pessoal que usa Windows, porque "usuário" pra mim é aquele que conhece a fundo o sistema) sequer sabe o que é "segurança", "antivirus", etc., já vai clicando em tudo indiscriminadamente. E dá pra ver o Windows 8 caindo, caindo...
« Última modificação: 02 de Junho de 2013, 16:38 por Eliseu Carvalho »

Offline carlos.bagiston

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Falhas que incomodam...
« Resposta #14 Online: 04 de Junho de 2013, 21:57 »
Eu sou ainda um usuario mediano no windows, porque sempre fui meio curioso e gostava de "fuçar", quando tinha um erro grave tentava e tentava até solucionar, claro que formatar era mais rápido. Usei regedit, msconfig, cmd. Mas isso com o tempo começa a ficar meio chato, tanto que hoje se alguem me pede pra formatar um pc com windows eu meto a faca lá nos 100 reais, sendo que nos classificados alguns pedem 35,00. Mas é chato pegar pcs antigos e ficar procurando drivers pela net, por isso que prefiro cobrar 20 reais e instalar alguma distribuição Linux que configura praticamente tudo de saída, e só cobro pelo tempo "perdido".

Usuário comum não precisa saber da existência de um regedit, msconfig e prompt de comando
Na verdade se soubesse pelo menos usar o msconfig, podia desabilitar serviços e programas que insistem em iniciar com o sistema windows.
O regedit, sim acho que nem deveriam saber que existem, se não conseguem usar um apt-get, imagina se entender naquelas linhas do registro do windows.
As vezes fico pensando qual a diferença no registro do Linux, nem sei se é chamado assim.

Como eu, existem muitos que usam o windows genérico, pois pagar 600 reais pelo SO aqui no Brasil poucos conseguem, pois usar o Starter é dose.
PC Intel® Core i3 2100 @ 3.10GHz × 2; Radeon R7 250; 8 GB ram; 2,5 T B HD, rodando: Windows 7, Ubuntu 14.04.