Bom, minha experiência com o Linux Ubuntu esta sendo muito boa, parece ser um sistema bem melhor que o Windows, mas que ainda precisa evoluir muito...por exemplo, hoje mesmo não consegui realizar uma tarefa extremamente simples com o Ubuntu, conectar um dispositivo USB ao PC (leia-se celular rsrs), aparecendo um erro! As vantagens do Linux são muitas, mas estou apenas começando, creio que ainda tenho muito que descobrir. Um "ponto negativo" do Linux, não é o kernel Linux em si, mas sim a quantidade enorme de distros disponíveis, sendo necessário testar todas (ou quase) as mais populares para decidir com qual ficar, além de lançarem novas distros com o tempo. Outro "ponto negativo" (que pra mim não chega a ser) é a necessidade de se aprender um pouco sobre o sistema e comandos que creio que muitas pessoas não gostam ou preferem algo mais fácil como o Window$, mas eu acho isso bom, já que é interessante saber realmente mexer no sistema e conhecê-lo, e com o avanço das distros, estão se tornando mais amigáveis ao usuário (só espero que continuem com a estabilidade do sistema e que continue bom, sem avacalhar tudo por causa de interface gráfica
...porque não sei...parece que as interfaces gráficas são mais sujeitas a bugs e falhas, apesar de serem essenciais....já pensou em fazer tudo por linha de comando?
, mas parece que o Linux é mais avançado nessa questão do que o Window$). Enfim, os sistemas Linux são mais leves que o Window$ e com interfaces gráficas leves ficam ainda mais rápidos, sem falar dos kernels compilados para extrair 100% do hardware que eu já vi no fórum. A questão do suporte por parte de fabricantes e desenvolvedoras de softwares é um outro fator ruim, eu não sei porque o Window$ fez tanto sucesso e ainda continua mas enfim, será porque o Linux era difícil de se mexer? Bom, se for isso está explicado a posição do Linux hoje...
Outra coisa a ser mencionada como ponto negativo é a facilidade que um usuário tem de detonar com o sistema se não souber utilizá-lo ou se o sistema não se comporta como deveria, como por exemplo, ao se baixar e instalar um driver NVIDIA no Ubuntu, já aconteceu de o sistema bugar por completo e não iniciar mais, sendo necessário reinstalá-lo. Uma outra dificuldade/erro que eu já tive com Ubuntu/Linux, e já vi outros usuários com o mesmo problema, foi o sistema não reconhecer a resolução correta do monitor, sendo necessário recorrer a pesquisa para ver o que está acontecendo, e pesquisa que exigem tempo, já que é um assunto menos encontrado na minha opinião, e então digitando códigos e scrips (ou coisa assim, porque eu não cheguei a tentar corrigir na época) para resolver.
A comunidade é um ponto positivo, pois são bem receptivos e ajudam no que puderem, ao contrário do Window$ que qualquer erro ou problema, a que recorrer? Ao Google! e procurar soluções e dicas...
Outro ponto positivo para os sistema Linux e que possuem várias ferramentas e programas já embutidos no sistema, tornando-o mais prático.
Concluindo...a minha experiência com Linux tem sido boa, ainda faltam distros para testar e aprimorar o conhecimento do sistema, mas isso é com o tempo, só espero não ter outras decepções como o caso já citado, de o sistema não abrir o dispositivo USB.
OBS: Não sou um profissional em TI, programador nem nada do tipo, sou apenas um usuário que sempre gostou de informática e sempre procurei aprender mais, e que sempre também usou Window$ rsrsrs por isso os usuários mais avançados podem me ver dizendo algo errado, mas essa é a minha opinião ao GNU/Linux/Ubuntu =D.